Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Carro-chefe do Brasil, judô quer ampliar a coleção de pódios olímpicos

Atletismo

06/08/2016 03h52

Judô

Carro-chefe do Brasil, judô quer ampliar a coleção de pódios olímpicos

Duelos na modalidade têm início neste sábado, na Arena Carioca 2. Primeiro dia de lutas terá a campeã olímpica Sarah Menezes, além de Felipe Kitadai, bronze em Londres-2012

Sarah Menezes posa com o ouro conquistado em Londres 2012: torcida para que a cena se repita no Rio neste sábado. Foto: Getty Images

Com toda responsabilidade do esporte que mais deu medalhas ao Brasil na história dos Jogos Olímpicos, o judô estreia neste sábado (06.08) na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra. Como incentivo, os atletas brasileiros têm a confiança do público na modalidade que subiu ao pódio do evento pela primeira vez em Munique 1972 e que, 12 anos depois, em Los Angeles 1984, daria início a uma sequência ininterrupta de conquistas em todas as edições. Ao todo, o Brasil já levou 19 medalhas no judô, sendo três de ouro, três de prata e 13 bronzes. Agora, a meta é ter a melhor participação da história, seja em número ou na cor das conquistas.

Em Londres, o Brasil superou seus anos anteriores levando quatro medalhas: o ouro de Sarah Menezes (-48kg) e os bronzes de Felipe Kitadai (-60kg), Mayra Aguiar (-78kg) e Rafael Silva (+100kg). “Eu acho que a equipe realmente está muito bem preparada para vencer. Todos os dias a gente tem possibilidade de chegar na parte da tarde, no bloco final”, destaca Ney Wilson, gestor técnico de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). “Não tenho dúvidas de que foi a melhor preparação e de que esta é a geração mais talentosa que a gente já teve”, ressalta.

» O caminho para o pódio: definidas as chaves do judô

» Judô monta estratégia de guerra na reta final de preparação

» Maria Portela: "Espero premiar toda minha trajetória de luta e determinação"

» Victor Penalber, do alívio da medalha no Mundial ao sonho do pódio olímpico

» Sarah Menezes, da frustração na China ao ouro na Inglaterra

» Crianças do Instituto Reação ganham dia de aula com atletas franceses 

Para isso, o Brasil contará com a experiência da equipe feminina, que chegou ao Rio exatamente com a mesma composição de 2012. “O judô feminino adora lutar no Brasil e no Rio de Janeiro. Nosso histórico é muito bom em competições aqui, então a gente está contando com isso”, aponta a técnica Rosicléia Campos. No masculino, Charles Chibana (-66kg), Alex Pombo (-73kg), Victor Penalber (-81kg) e Rafael Buzacarini (-100kg) são os estreantes.

Currículo respeitável

Além dos 19 pódios em Jogos Olímpicos, o judô brasileiro já levou 38 medalhas em Mundiais Sênior, oito em Mundiais Sênior por equipes, 54 em Mundiais Júnior e 10 em Juvenis. Nos Jogos Pan-Americanos, foram 97 medalhas. O Brasil é o segundo país com mais pódios em eventos do Circuito Mundial desde 2009, atrás apenas do Japão, que deve lutar no Rio para se vingar do ocorrido na Grã-Bretanha.

“Em Londres, os japoneses conquistaram apenas uma medalha de ouro, o que nunca tinha acontecido. Foi o pior desempenho do Japão, que sempre foi a hegemonia e nos Jogos passados perdeu para a Rússia, que ganhou três ouros”, explica Ney Wilson. “Hoje, eles têm uma preocupação redobrada, com o dobro de investimentos e novas estratégias. Eles vêm com muita força para fazer história. Aposto no Japão como um dos grandes adversários do nosso judô, principalmente no feminino”, avisa.

Brasileiros medalhistas olímpicos no judô

Munique 1972: Chiaki Ishii (bronze)
Los Angeles 1984: Douglas Vieira (prata), Walter Carmona (bronze) e Luís Onmura (bronze)
Seul 1988: Aurélio Miguel (ouro)
Barcelona 1992: Rogério Sampaio (ouro)
Atlanta 1996: Aurélio Miguel (bronze) e Henrique Guimarães (bronze)
Sydney 2000: Tiago Camilo (prata) e Carlos Honorato (prata)
Atenas 2004: Leandro Guilheiro (bronze) e Flávio Canto (bronze)
Pequim 2008: Ketleyn Quadros (bronze), Tiago Camilo (bronze) e Leandro Guilheiro (bronze)
Londres 2012: Sarah Menezes (ouro), Felipe Kitadai (bronze), Mayra Aguiar (bronze) e Rafael Silva (bronze)

Calendário do Brasil

Sábado (6.8)
Sarah Menezes (-48kg)
Felipe Kitadai (-60kg)

Domingo (7.8)
Érika Miranda (-52kg)
Charles Chibana (-66kg)

Segunda-feira (8.8)
Rafaela Silva (-57kg)
Alex Pombo (-73kg)

Terça-feira (9.8)
Mariana Silva (-63kg)
Victor Penalber (-81kg)

Quarta-feira (10.8)
Maria Portela (-70kg)
Tiago Camilo (-90kg)

Quinta-feira (11.8)
Mayra Aguiar (-78kg)
Rafael Buzacarini (-100kg)

Sexta-feira (12.8)
Maria Suelen Altheman (+78kg)
Rafael Silva (+100kg)

Ana Cláudia Felizola – brasil2016.gov.br