Você está aqui: Página Inicial / Notícias / COB abre inscrições para cursos gratuitos de gestão esportiva, treinamento, carreira do atleta e esporte seguro

Atletismo

15/03/2023 19h17

Capacitação

COB abre inscrições para cursos gratuitos de gestão esportiva, treinamento, carreira do atleta e esporte seguro

Cadastro para processo seletivo começa nesta quarta, 15, e fecha no próximo dia 31; há outros cursos também sem custos com inscrições abertas durante todo o ano

Mais um passo na direção de investir em capacitação foi dado nesta quarta-feira (15.03) pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de educação do COB, abriu as inscrições para cursos gratuitos nas áreas de gestão esportiva, treinamento e carreira do atleta. Atletas, treinadoras e treinadores, gestoras e gestores, e toda a comunidade esportiva podem se cadastrar acessando a página do IOB para participar do processo seletivo e concorrer às oportunidades de 2023.

“É fundamental formar pessoas que vão trabalhar na divulgação dos Valores Olímpicos, no desenvolvimento de atletas da base ao alto rendimento e na promoção do esporte. O Comitê Olímpico do Brasil entende que o investimento em capacitação faz a diferença no esporte e, por isso, investe cada vez mais em educação de qualidade”, disse o Presidente Paulo Wanderley.

Os cursos do IOB

Para atletas: Programa de Carreira do Atleta – PCA

- Núcleo de Atletas em Transição de Carreira (inscrições até 31 de março).
- Núcleo de Atletas de Alto Rendimento: Bolsas de estudo (inscrições abertas o ano todo).
- Núcleo de Jovens Atletas: Formando Campeões para o Esporte e para a Vida (inscrições abertas o ano todo).

Para gestoras e gestores: Programa de Gestores

- Curso Fundamentos da Administração Esportiva | FAE 1ª e 2ª Edição (inscrições até 31 de março).
- Curso Avançado de Gestão Esportiva | CAGE (inscrições até 31 de março).

Para treinadoras e treinadores: Academia Brasileira de Treinadores – ABT

- Curso Básico de Gestão para Treinadores | CBGT 1ª e 2ª Edição (inscrições até 31 de março).
- Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos | CIEVO (inscrições abertas o ano todo):
CIEVO – Atletismo.
CIEVO – Ginástica Artística.
CIEVO – Judô.
CIEVO – Natação.

E para toda a comunidade esportiva: Programa Esporte Seguro – PES (todos com inscrições abertas o ano todo)

- Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte | Para Adultos.
- Abuso e Assédio Fora de Jogo | Para Jovens.
- Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando.
- Programa Esporte Seguro para Organizações.

+Confira aqui o calendário de cursos 2023 do IOB

Outra iniciativa do COB em prol do desenvolvimento global do atleta é o oferecimento de bolsas de estudo integrais na Estácio, patrocinadora do Comitê, através do Núcleo de Atletas de Alto Rendimento do Programa de Carreira do Atleta.

O benefício é destinado aos atletas que integraram a delegação brasileira em Jogos Pan-americanos e Jogos Olímpicos. As inscrições para os atletas que desejarem realizar cursos de graduação e pós-graduação ainda no segundo semestre deste ano estarão abertas até o dia 01 de maio, pelo site do COB.

O Instituto Olímpico Brasileiro

Lançado em 2009, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) tem objetivo de gerar e difundir conhecimento ao promover uma formação profissional de alta qualidade por meio de programas de capacitação e desenvolvimento, e a missão de contribuir de forma significativa para o amadurecimento do esporte nacional de alto rendimento.

O IOB atua em quatro principais programas: Programa de Gestores, Programa de Carreira do Atleta e Academia Brasileira de Treinadores, além dos Projetos Especiais e Programa Esporte Seguro.

Em 14 anos, desde o seu lançamento, o IOB já capacitou quase 30 mil gestoras e gestores, treinadoras e treinadores, atletas e demais profissionais da comunidade esportiva, realizando mais de 230 cursos. 

Fonte: COB