Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Teste do vôlei de praia promove retorno do Circuito Mundial ao Rio após 11 anos

Volei de praia

01/09/2015 15h11

Ensaio para 2016

Teste do vôlei de praia promove retorno do Circuito Mundial ao Rio após 11 anos

Competição será no formato olímpico, com 24 duplas de cada gênero. Quadra foi montada em Copacabana no mesmo local previsto para os Jogos do ano que vem
1 | 3
Quadra principal montada em Copacabana para o evento-teste tem o mesmo posicionamento que terá nos Jogos Rio 2016. Foto: Carol Delmazo/Brasil2016.gov.br
2 | 3
Quadra principal montada em Copacabana para o evento-teste tem o mesmo posicionamento que terá nos Jogos Rio 2016. Foto: Carol Delmazo/Brasil2016.gov.br
3 | 3
Outras sete quadras serão usadas no evento-teste para partidas e aquecimento. Foto: Carol Delmazo/Brasil2016.gov.br
IMG_7855.JPG
IMG_7857.JPG
IMG_7860.JPG

eventos_teste_banner_1130x100.png

Depois de 11 anos, a Praia de Copacabana volta a receber uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Desta quarta-feira (2.09) até domingo (6.09), a capital fluminense sediará o Rio Open, evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos do ano que vem, utilizando o mesmo posicionamento da arena e formato de competição (com exceção do torneio qualificatório).

“O grande valor deste evento foi o sucesso da parceria entre a Federação Internacional de Voleibol (FIVB), a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e o Comitê Rio 2016 para a adaptação ao formato olímpico, com 24 equipes de cada naipe. Assim a gente consegue testar os resultados, que é uma operação delicada e a gente precisa ter cuidado”, disse Giovane Gávio, diretor de Competições de Vôlei do Rio 2016.

» Voluntário inglês apaixonado pelo vôlei mira a quinta Olimpíada

» Definidas as últimas duplas que vão disputar a chave principal do Rio Open

» Tricampeã olímpica, Kerri Walsh quer silenciar Copacabana em 2016

Os testes da área de competição também serão fundamentais, de acordo com o bicampeão olímpico. “Vamos testar a operação da quadra, treinar 195 voluntários, como os boleiros, os garotos que arrumam a areia no intervalo e os que acompanham os árbitros. E outros 45 voluntários ajudarão na área de tecnologia, para suporte aos resultados. Também testaremos o entretenimento (DJ e locutores) e o controle antidoping. A quadra estará na mesma direção dos Jogos, perpendicular ao mar”, explicou. 

A equipe total do Comitê Rio 2016 no evento é de cerca de 300 pessoas, incluindo os voluntários.

Estrutura e formato

O Rio Open contará com uma arena central com arquibancada de 2,8 mil lugares para público geral, além de um área VIP com capacidade para cerca de 200 espectadores. Outras cinco quadras serão usadas para partidas, além de duas para aquecimento.

Na quarta-feira (2.09), será realizado o torneio qualificatório para determinar as oito equipes de cada gênero que integrarão a chave principal. Os jogos são eliminatórios e os confrontos são definidos com base na pontuação das duplas no ranking. Os 16 vencedores da primeira rodada passam à segunda fase, que define os oito times classificados à fase de grupos.

Outras 16 duplas estão garantidas na chave principal, sendo 14 pela posição no ranking e outras duas por convites. Serão formados seis grupos de quatro times. Avançam à segunda fase os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros (definidos por índice técnico). Os outros quatro terceiros de cada chave disputam uma partida eliminatória direta na repescagem (também chamada de ‘lucky-loser)’ e os vencedores se juntam aos outros times nas oitavas de final.

Na quinta-feira (3.09), serão realizados os primeiros jogos da fase de grupos. Na sexta (4.09), ocorrem os jogos finais da primeira fase e a repescagem. Os 16 times que avançarem disputam as oitavas de final no sábado (05.09), mesmo dia das quartas e das semifinais. As disputas de medalhas estão agendadas para o domingo (06.09).

GettyImages485064002.jpg
Talita e Larissa estarão na chave principal. A dupla já tem a vaga nas Olimpíadas do Rio.Foto: Getty Images

Duplas brasileiras

O Brasil já tem quatro duplas masculinas na chave principal: Alison/Bruno Schmidt, Evandro/Pedro Solberg, Ricardo/Emanuel e Pedro Cunha/ Allison Francioni (a convite da FIVB). No feminino, também são quatro duplas garantidas: Ágatha/Bárbara Seixas, Larissa/Talita, Juliana/Maria Elisa e Fernanda Berti/Taiana (a convite).

“Vamos ver vento, areia, tudo. Será a mesma coisa daqui a um ano. Vamos usar (o evento-teste) pra isso, visualizando como se fosse em 2016, já que jogaremos na mesma quadra. Temos que trabalhar para que a torcida seja nosso terceiro jogador. Ter a torcida em casa tem que ser visto como ponto positivo e não como fator de pressão”, disse Talita.

As duplas Alison/Bruno e Larissa/Talita já estão classificadas para os Jogos Rio 2016 . “Foram várias emoções na minha cabeça. Eles (Alison, Larissa e Talita) já sabem o que é isso, para mim é novidade, é minha primeira classificação, estou muito feliz, posso até brincar que estou feliz um pouquinho a mais que eles”, disse Bruno Schmidt.

Das oito duplas, sete recebem a Bolsa Pódio do Ministério do Esporte. Apenas Pedro Cunha/Alison Francioni não contam com o benefício. Para os atletas, não há o que reclamar em termos de apoio no último ciclo.

“Pela primeira vez na história, todos os atletas tiveram uma estrutura maravilhosa, com comissão técnica, viagens. Isso nos dá segurança e tem ajudado muito, dando tranquilidade e calma na quadra”, disse Alison.

“No ciclo passado, a minha dificuldade era ter acesso a todas as etapas, comprar passagens. Atualmente, temos acesso a tudo, nutricionista, psicólogo esportivo. A força foi máxima para poder realizar a melhor temporada possível”, acrescentou Bruno.

Outras duplas brasileiras ainda podem entrar na chave principal, caso passem pelo torneio qualificatório. Os times Álvaro Filho/Vitor Felipe e Gustavo/Saymon, no masculino, e Maria Clara/Carol e Eduarda/Elize, no  feminino, estão inscritos. Mais equipes brasileiras devem disputar o quali, mas isso só será definido na noite desta terça-feira (1.09), durante o congresso técnico da FIVB.

GettyImages484925860.jpg
Alison e Bruno Schmidt, também já qualificados para os Jogos, são os atuais líderes do ranking.Foto: Getty Images

Ranking e classificação

As equipes brasileiras chegam ao Rio Open em grande fase, como líderes e vice-líderes dos rankings masculino e feminino do Circuito Mundial. Alison e Bruno estão em primeiro com 5.720 pontos, seguidos por Evandro e Pedro Solberg, que têm 4.720. No feminino, Ágatha e Bárbara lideram com 5.900 pontos, seguidas por Larissa e Talita, com 5.340 pontos.

Além de Alison/Bruno e Larissa/Talita, o Brasil tem direito a mais uma dupla de cada gênero nos Jogos Rio 2016.  “Temos muita confiança de que o vôlei de praia vai manter a tradição de sempre conseguir medalhas em Jogos Olímpicos. Vamos anunciar a segunda dupla em janeiro de 2016. Até lá, estamos analisando a performance de todas as duplas que estão participando do Circuito Mundial e nosso objetivo é ir com força máxima. Vamos escolher as duplas que reúnam as melhores condições de trazer medalhas para o Brasil”, explicou Fulvio Danilas, diretor de Vôlei de Praia da CBV.

O Rio Open é o 13º torneio do Circuito Mundial 2015 e a última competição classificatória para o World Tour Finals, que reunirá os oito melhores times da temporada no masculino e oito no feminino, além de duas duplas convidadas, por gênero, de 29 de setembro a 4 de outubro, em Fort Lauderdale (EUA).

O Brasil e o Rio no Circuito Mundial

O país já sediou 67 eventos do Circuito Mundial (36 masculinos e 31 femininos), sendo pelo menos um por ano desde a sua criação, em 1987 (originalmente, apenas para os homens. O torneio feminino teve início em 1992).

O Rio recebeu 21 competições, incluindo o Mundial de 1999. Dessas, quatorze foram masculinas e outras sete femininas.  A última etapa realizada em Copacabana foi em 2004, com títulos para as brasileiras Ana Paula/Sandra Pires e para os alemães Markus Dieckmann/Jonas Reckermann.

O Brasil lidera com folga o quadro de medalhas das disputas realizadas em casa. Nas 36 competições para homens, foram 62 pódios. Em segundo lugar estão os Estados Unidos (24 medalhas), seguidos pela Suíça (seis). No feminino, o Brasil tem 54 medalhas após 31 competições. Na sequência também estão os Estados Unidos (28 pódios). Austrália e Alemanha possuem três medalhas cada.

Serviço:

Rio Open
Quando: De quarta-feira (02.09) a domingo (06.09)
Horário: quinta-feira, a partir das 13h. Nos demais dias, a partir das 8h
Local: Praia de Copacabana, na altura da Avenida Princesa Isabel
Entrada Franca

Carol Delmazo, brasil2016.gov.br