Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comitê Organizador endossa esforços do COI para estudar adiamento de Tóquio 2020

Geral

23/03/2020 10h33

Tóquio 2020

Comitê Organizador endossa esforços do COI para estudar adiamento de Tóquio 2020

Segundo a entidade, diversos cenários estão sendo analisados com os envolvidos, inclusive o adiamento do megaevento, previsto para começar no dia 24 de julho

O Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio 2020 emitiu, nesta segunda-feira (23.03), uma nota em seu site em que endossa os esforços do Comitê Olímpico Internacional (COI) para encontrar uma solução para as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020 em meio à crise sanitária global provocada pelo Covid-19.

Neste domingo (22.03), o COI se posicionou e afirmou que em um prazo de quatro semanas discutirá com todos os envolvidos no megaevento esportivo a questão do adiamento dos Jogos de Tóquio 2020, previstos para começar no dia 24 de julho, e que dentro deste prazo deverá ter uma posição definitiva. "O cancelamento dos Jogos de Tóquio 2020 não está na agenda", ressalta a nota do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio. No Brasil, entidades como o Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Comitê Brasileiro de Clubes e várias confederações se posicionaram favoravelmente ao adiamento. 

O Comitê destaca, ainda, que apesar de não haver no Japão regiões onde uma infecção generalizada por COVID-19 tenha sido confirmada, a entidade reconhece que o vírus alterou drasticamente o calendário esportivo em todo o mundo, impedindo que os torneios classificatórios para os Jogos de Tóquio fossem realizados, e afetando, também, os treinamentos e a preparação dos atletas.

"Nossos pensamentos estão com todo os afetados por esta crise e continuaremos priorizando a segurança dos atletas, torcedores e todos os outros participantes dos Jogos", afirmou o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio.

Confira a íntegra da nota:

Embora atualmente não haja regiões no Japão onde uma infecção generalizada por COVID-19 tenha sido confirmada, eventos de qualificação para os Jogos de Tóquio 2020 foram interrompidos em todo o mundo pela disseminação da infecção em muitos países. Vários atletas e comitês olímpicos nacionais também declararam que são incapazes de continuar treinando neste ambiente e essa situação sem precedentes tem sido motivo de grande preocupação para nós.

À luz dessa situação, O Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio realizou uma videoconferência urgente com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, na noite passada (domingo, 22.03), durante a qual concordamos em prosseguir com discussões detalhadas de diferentes cenários, incluindo o adiamento dos Jogos, em total coordenação com o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo do Japão, as autoridades japonesas relevantes, as federações esportivas internacionais e os comitês olímpicos nacionais.

Como o COI declarou, devido à extrema complexidade dos Jogos, uma decisão final ainda não foi tomada e as discussões serão finalizadas nas próximas quatro semanas. O cancelamento dos Jogos de Tóquio 2020 não está na agenda.

Nossos pensamentos estão com todo os afetados por esta crise e continuaremos priorizando a segurança dos atletas, torcedores e todos os outros participantes dos Jogos. Ao monitorarmos de perto o cenário da infecção, nos dedicaremos a examinar planos detalhados para diferentes cenários, incluindo a abertura dos Jogos em 24 de julho, de acordo com o que ficou acordado ontem com o COI. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com todas as organizações relevantes, a fim de atender às expectativas dos atletas que treinam dia e noite e dos torcedores que esperam ansiosamente pelos Jogos há tanto tempo.

Como procuramos resolver essa situação única, será essencial uma estreita coordenação com muitos parceiros, incluindo o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo do Japão, os parceiros de marketing de Tóquio 2020, emissoras, fornecedores e contratados. Devemos estar mais unidos do que nunca em nossa resposta. Independentemente disso, o que importa agora é que o mundo se reúna para superar essa crise. Como afirmou o Presidente Bach, "desejamos que a chama olímpica seja uma luz no fim deste túnel". Portanto, faremos todos os esforços possíveis para superar esse desafio e entregar os Jogos.

Fonte: Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio