Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Natália Gaudio não avança à final do evento-teste, mas mostra recuperação e evolução

Atletismo

21/04/2016 22h24

Ginástica artística

Natália Gaudio não avança à final do evento-teste, mas mostra recuperação e evolução

Brasileira perdeu o arco logo na primeira apresentação e conseguiu ir bem nos demais aparelhos. As seleções de conjunto competem nesta sexta

Parte integrante de sua preparação rumo aos Jogos Olímpicos, o evento-teste de ginástica rítmica serviu como importante lição para Natália Gaudio. Nesta quinta-feira (21.04), a brasileira abriu a competição no individual geral com seu aparelho favorito e com o embalo da torcida presente à Arena Olímpica do Rio, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. No entanto, quase no fim da coreografia, o arco escapou e rolou para fora da área de competição, provocando descontos na nota. Os 14.566 pontos a deixaram em 24º e último lugar na primeira rotação, longe da líder bielorrussa, Melitina Staniouta, com 18.116 no aparelho.

"Confesso que no arco eu me emocionei demais. Na primeira vez que escutei os gritos, a torcida, me deu vontade de chorar", admite Natália. A partir daí, contudo, a ginasta conseguiu esquecer o erro, controlar as emoções e evoluir a cada nova apresentação: a brasileira somou, nesta ordem, 15.883 na bola, 16.350 nas maças e 16.466 na fita – a maior nota de sua carreira no aparelho –, fechando a competição ao som de samba e levantando ainda mais o público.

Ginastica_Dia21_34_Natalia-Gaudio_4305_©MiriamJeske_HeusiAction.jpg
Natália Gaudio. Foto: Miriam Jeske/ brasil2016.gov.br

"Eu vi que precisava me controlar. É uma sensação que nunca tive antes, uma emoção que vivo pela primeira vez na vida e a realização do meu sonho, pisando na arena olímpica", avalia. "A partir do segundo aparelho, entrei mais tranquila e fui me acostumando. Percebi a importância do evento-teste. Agora já tenho noção da grandiosidade e de como vai ser a torcida nas Olimpíadas, que vai ser muito maior do que hoje", acredita.

Para avançar à final do individual geral, programada para esta sexta-feira (22.04), Natália precisaria ficar entre as dez melhores. Mesmo de fora da decisão, o 17º lugar final e a soma de 63.265 pontos foram comemorados. "Esse é o espírito de uma atleta olímpica: saber reverter a adversidade e trazer a responsabilidade para ela. Eu vejo que tudo hoje foi aprendizado", analisa a técnica Monika Queiroz.

"Passei de meninas que ficaram na minha frente no Mundial do ano passado. Estou mostrando uma evolução muito grande e espero continuar nesse ritmo para as Olimpíadas", deseja Natália. "Saímos daqui com detalhes a serem corrigidos. Agora não era o momento de estar 100%, ainda temos três competições lá fora. Quero evoluir aos poucos para estar no auge em agosto", planeja a ginasta.

Natália ficou com a vaga destinada ao país-sede dos Jogos após terminar com a melhor colocação entre as brasileiras no Mundial de Stuttgart (Alemanha), em 2015. Após a apresentação das ginastas nos quatro aparelhos – arco, bola, fita e maças –, a classificatória do evento-teste foi encerrada com Melitina Staniouta em primeiro lugar. A bielorrussa, terceira colocada no Mundial e com vaga antecipadamente garantida nas Olimpíadas, somou 18.116 na bola, 18.150 no arco, 17.883 na fita e 18.066 nas maças, totalizando 72.215 pontos.

Melitina-Staniouta_2689_©MiriamJeske_HeusiAction.jpg
Melitina Staniouta. Foto: Miriam Jeske/ brasil2016.gov.br

"Eu estava preocupada com a apresentação das maças porque na competição passada eu tinha outra coreografia, então saí satisfeita", comenta Melitina, que também aprovou a animação da torcida na Arena Olímpica do Rio. "Fiquei assustada quando vi poucas pessoas no trampolim (na última terça), mas quando eu vi o público hoje foi muito bom. Eles são emotivos, gritam bastante, é muito legal", conta.

» Melitina Staniouta treina contra o nervosismo e as rivais russas para o Rio

 

Definições

Com as apresentações desta quinta, foram definidas as últimas atletas classificadas para os Jogos Olímpicos do Rio no individual: Sabrina Ashirbayeva (Cazaquistão), Nicol Ruprecht (Áustria), Veronica Bertolini (Itália), Ektaerina Volkova (Finlândia), Anastasiya Serdyukova (Uzbequistão), Ana Luiza Filioranu (Romênia) e Shang Rong (China). A alemã Jana Berezko-Marggrander tecnicamente também teria uma vaga, mas terá de aguardar uma confirmação oficial da Federação Internacional de Ginástica (FIG) devido aos critérios de representação continental. Com o posto da Oceania, a australiana Danielle Prince também foi confirmada. As outras 15 vagas foram distribuídas aos países após o resultado do Mundial de 2015.

Nesta sexta, será realizada a final do individual geral, além da competição dos conjuntos. Ao todo, sete países disputam as três vagas restantes para os Jogos. Como anfitrião, o Brasil tem assegurada a participação da seleção.

 

Programação - Sexta (22.04)

11h - 12h30: Conjunto geral final

12h35 - 12h45: Cerimônia de premiação

16h - 18h15: Individual geral final

18h20 - 18h30: Cerimônia de premiação

Ana Cláudia Felizola – brasil2016.gov.br