Você está aqui: Página Inicial / Notícias / COI reforça compromisso com manutenção do calendário olímpico original

Geral

12/03/2020 14h23

Tóquio 2020

COI reforça compromisso com manutenção do calendário olímpico original

Segundo comunicado do comitê, há confiança de que as medidas tomadas em torno do coronavírus serão suficiente para realizar o evento em 19 semanas

O Comitê Olímpico Internacional divulgou um comunicado em que reforça a confiança em manter as datas originais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, no Japão. Segundo o texto, o início do tour da tocha, em Olímpia, na Grécia, nesta quinta-feira (12.03), endossa o comprometimento do COI com a realização dos megaeventos de forma segura e comprometida. Pelo calendário oficial, os Jogos Olímpicos serão de 22 de julho a 9 de agosto (com a Cerimônia de Abertura no dia 24) e os Jogos Paralímpicos de 25 de agosto a 6 de setembro.

Foto: COI

Segundo a entidade, ao mesmo tempo em que trabalha pela manutenção do cronograma, as autoridades e técnicos da entidade acompanham os impactos do Covid-19 (Coronavírus) ao redor do globo, tanto no esporte quanto na economia. O COI manifestou que as muitas medidas tomadas em vários países transmitem confiança de que a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos será mesmo em 24 de julho e simbolizará um momento de união e paz mundial. 

O COI manifesta, ainda, orgulho com a solidariedade e flexibilidade mostradas pelos atletas, federações internacionais e comitês olímpicos, que estão precisando ajustar datas de competições e regulamentos de classificação dos atletas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em dezenas de esportes.

"Nós estamos em contato próximo e constante com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com a cidade-sede de Tóquio, com o governo japonês e com o comitê organizador em uma força-tarefa que vem atuando desde fevereiro. O COI continuará seguindo os conselhos da OMS, principal agência da ONU sobre o assunto", indica o texto.

Fonte: Comitê Olímpico Internacional