Geral
Tóquio 2020
Chama olímpica é acesa em Olímpia, na Grécia, e dá início ao revezamento da tocha
A tradicional cerimônia de acendimento da chama olímpica foi realizada nesta quinta-feira (12.03), em Olímpia, na Grécia, palco do primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade. O fogo foi aceso a partir dos raios do sol, por meio de um espelho parabólico que age como uma lupa. A chama acesa pela alta sacerdotisa foi conduzida até o local de realização da dança que precede o início do revezamento.
A primeira etapa foi inaugurada por Anna Korakaki, atiradora grega medalhista de ouro na pistola 25m e de bronze na pistola de ar 10m nos Jogos Rio 2016. A atleta carregou a tocha em uma mão e um ramo de oliveira na outra, até um monumento do Barão Pierre de Coubertin, o pai dos Jogos da Era Moderna.
O revezamento da tocha olímpica segue sua jornada pela Grécia até o dia 19 de março, com vários eventos previstos pelo caminho. A cerimônia e suas escalas ao longo do país europeu foram remodeladas para ter público restrito em função das restrições impostas pela crise de saúde provocada pelo Coronavírus.
Confira o vídeo da cerimônia em Olímpia.