Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Calderano passa por medalhista de bronze no último Mundial e chega às quartas em Doha

Atletismo

04/03/2021 12h51

Tênis de mesa

Calderano passa por medalhista de bronze no último Mundial e chega às quartas em Doha

Brasileiro venceu o sul-coreano An Jaehyun de virada, por 3 sets a 1, e terá pela frente o francês Simon Gauzy, com quem treina na Alemanha

Número seis do mundo no tênis de mesa, o brasileiro Hugo Calderano acrescentou mais uma linha ao seu extenso currículo de feitos no circuito internacional. Em partida pelas oitavas de final do WTT Contender de Doha, no Catar, o brasileiro venceu com autoridade o jovem sul-coreano An Jaehyun, de 21 anos, que foi medalhista de bronze na última edição do Mundial de Tênis Mesa, disputado em Budapeste, na Hungria, em 2019.

Foto: ITTF

Após perder o primeiro set pela diferença mínima (9/11), Hugo foi acertando o ritmo e mostrou o arsenal de variações técnicas e táticas que o levaram a se manter no Top Ten do esporte nos últimos dois anos: recepções agressivas, backhands precisos e alternâncias entre bolas de efeito e de velocidade no forehand. Com isso, fechou as três parciais seguintes em 11/7, 11/5 e 11/4.

“Foi um jogo muito bom do Hugo. No início, o An acertou tudo, conseguiu impor o jogo dele. Mas, já no segundo set, o Hugo achou soluções para sacar e mudou a profundidade das recepções. O sul-coreano não conseguiu adaptar-se e o Hugo teve o controle inteiro”
Jean-René Mounié, técnico de Calderano

“Foi um jogo muito bom do Hugo. No início, o An acertou tudo, conseguiu impor o jogo dele. Mas, já no segundo set, o Hugo achou várias soluções para sacar e mudou bastante a profundidade das recepções. O sul-coreano não conseguiu adaptar-se e o Hugo teve o controle inteiro. Foi um jogo bem inteligente, muito positivo”, disse o técnico de Calderano, Jean-René Mounié.

Com o resultado, o integrante da categoria pódio, a mais alta do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, garantiu vaga entre os oito melhores. Nas quartas de final, nesta sexta-feira (5.03), a partir das 9h35 (com transmissão pelo canal de Youtube do torneio), ele terá pela frente seu companheiro de treinos em Ochsenhausen, na Alemanha. O francês Simon Gauzy, número 20 do mundo, chegou às quartas após superar o croata Tomislav Pucar por 3 a 2. No confronto direto, o francês leva a melhor sobre Hugo nos torneios internacionais pregressos: 3 x 1. 

Quem avançar na chave terá pela frente o vencedor do duelo entre Lin Yun-Ju (7º do ranking mundial), de Taipei, e Aruna Quadri (21º), da Nigéria. A Seleção Chinesa, amplamente dominante no cenário internacional, anunciou que não disputará etapas do circuito mundial que forem realizadas fora da China antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, como forma de preservação dos atletas diante da pandemia da Covid-19.

O WTT Contender marca a retomada do circuito internacional num formato adaptado ao período de pandemia. Os torneios são realizados em "bolhas" sanitárias estabelecidas em alguns países. O conceito é aproveitar as agendas e realizar, no mesmo local, duas ou três competições em sequência, para evitar os riscos nos deslocamentos aéreos. Assim, além do WTT Contender, Doha será anfitriã do WTT Star Contender e de uma seletiva pré-olímpica nos próximos 20 dias.

Rededoesporte.gov.br, com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa