Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasileiros param nas oitavas no primeiro dia do Mundial de Judô

Judô

28/08/2017 11h16

Budapeste

Brasileiros param nas oitavas no primeiro dia do Mundial de Judô

Eric Takabatake (60kg) e os estreantes Phelipe Pelim (60kg) e Stefannie Koyama (48kg) representaram o Brasil nesta segunda-feira. Segundo dia terá Sarah Menezes (52kg), Érika Miranda (52kg) e Charles Chibana (66kg)

O Brasil teve três atletas em ação na Laszço Papp Arena, em Budapeste, nesta segunda-feira (28.08), primeiro dia de competição do Campeonato Mundial de Judô. Estreantes em Mundiais, os ligeiros Phelipe Pelim (60kg) e Stefannie Koyama (48kg) começaram com vitórias, mas pararam nas oitavas de final, assim como Eric Takabatake (60kg), que caiu para o campeão mundial e vice-campeão olímpico, Yeldos Smetov, do Cazaquistão.

» Com 80 medalhas conquistadas em 2017, seleção disputa o Mundial de Budapeste

Mundialjuddia1.jpg
Stefannie (de branco) foi derrotada por atleta japonesa no golden score. Foto: Paulo Pinto/CBJ

Primeiro a lutar, Pelim pontuou com um waza-ari e imobilizou o russo Robert Mshvidobad para avançar à segunda rodada, onde superou o dominicano Elmert Ramirez por quatro waza-aris. Nas oitavas, o brasileiro fez duelo equilibrado contra o Mukhridhin Tilovov, do Uzbequistão, que terminou empatado nas punições no tempo normal (2 - 2). No golden score, Pelim acabou sendo punido por passividade e se despediu de seu primeiro Mundial.

Stefannie Arissa Koyama (48kg) também estreou bem, com vitória por um waza-ari no golden score contra a romena Monica Ungureanu. Nas oitavas, Arissa encarou a japonesa Funa Tonaki, sua colega na Universidade Teikyo, no Japão. A brasileira conseguiu abrir vantagem com um waza-ari e, na sequência da queda, foi imobilizada por Tonaki. Arissa saiu da imobilização antes dos 20 segundos e a japonesa anotou um waza-ari, empatando o combate. No golden score, novo waza-ari para Tonaki e vitória para a japonesa.

Terceiro brasileiro no tatame húngaro nesta segunda, Eric Takabatake (60kg) teve uma "pedreira" pela frente logo na primeira luta, onde encarou o atual campeão mundial e prata nos Jogos do Rio, Yeldos Smetov, do Cazaquistão. No tempo normal, Eric conseguiu ser mais agressivo, forçando duas punições ao cazaque e a luta foi para mais um golden score. Em contragolpe, Smetov conseguiu projetar Eric e anotou o waza-ari que eliminou o brasileiro do Mundial ainda nas oitavas de final.

A competição continua nesta terça-feira (29), com mais três brasileiros na disputa, os meio-leves Charles Chibana (66kg), Érika Miranda (52kg) e Sarah Menezes (52kg).

Programação

29.08: Charles Chibana (66kg), Èrika Miranda (52kg), Sarah Menezes (52kg)
30.08: Marcelo Contini (73kg), Rafaela Silva (57kg)
31.08: Victor Penalber (81kg), Eduardo Yudi Santos (81kg), Ketleyn Quadros (63kg)
01.09: Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Samanta Soares (78kg)
02.09: Luciano Corrêa (100kg), David Moura (+100kg), Rafael Silva (+100kg), Maria Suelen Altheman (+78kg)
03.09: Mundial por equipes mistas

Preliminares - 5h*
Finais - 11h*
*Horário de Brasília

Fonte: Confederação Brasileira de Judô (CBJ)