Boxe
Boxe
Wanderson Oliveira avança às quartas de final do boxe dos Jogos Olímpicos
Em uma luta emocionante, Wanderson de Oliveira garantiu vaga nas quartas de final da categoria até 63kg do boxe após derrotar o atleta da Bielorrússia Dzmitry Asanau por 3 a 2. Após vencer o primeiro round, o brasileiro perdeu a intensidade na segunda parcial e o bielorusso venceu. No terceiro, Wanderson conseguiu aplicar um jogo mais agressivo e garantiu a vaga nas quartas de final.
“Acho que tive um bom desempenho, não deixei a pressão dos Jogos Olímpicos me afetar e consegui manter o jogo que tinha planejado. Eu treinei muito para estar aqui, me dediquei muito ao longo dos anos, então não posso subir sem confiança no ringue. Quem tem que se preocupar é ele, não eu”, disse Wanderson, em sua primeira aparição olímpica.
A próxima luta será na próxima terça feira (03.08), a partir das 6h18 do Brasil, contra o cubano Andy Cruz. O adversário de 25 anos é uma pedreira. No ciclo olímpico atual, Andy Cruz venceu os mundiais de 2017, na Alemanha, e de 2019, na Rússia. Foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, e do Campeonato Pan-Ameircano, em Honduras, em 2017.
História e investimentos
O Brasil conta com cinco medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos no boxe: um ouro, uma prata e três bronzes. O título foi conquistado por Robson Conceição, na categoria até 60kg, nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.
A modalidade recebeu repasse direto via Bolsa Atleta do Governo Federal de R$ 6 milhões no ciclo Rio - Tóquio, investimento que se reverteu na concessão de 431 bolsas. Seis dos sete integrantes da equipe brasileira em Tóquio são atualmente contemplados, mas os sete já receberam os recursos do programa durante o ciclo.
Fonte: Comitê Olímpico do Brasil