Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vitor Tavares conquista o ouro em torneio de parabadminton na Turquia

Badminton

01/04/2019 14h45

Parabadminton

Vitor Tavares conquista o ouro em torneio de parabadminton na Turquia

Medalha veio nas duplas mistas, ao lado da polonesa Oliwia Szmigiel. Seleção brasileira segue para Dubai para a disputa de mais uma competição

#PraCegoVer: a polonesa Oliwia Szmigiel e o brasileiro Vitor Tavares seguram os troféus de campeões da dupla mista no Torneio da Turquia de parabadminton
Oliwia Szmigiel e Vitor Tavares. Foto: CBBd

Ao lado da polonesa Oliwia Szmigiel, o brasileiro Vitor Tavares conquistou a medalha de ouro das duplas mistas na categoria SS6 do 5º Torneio Internacional de Parabadminton da Turquia, disputado no final de semana. Na final, eles derrotaram o indiano Nagar Krishna e a polonesa Maria Bartusz, com parciais de 21-19/22-24/16-21, após 45 minutos de confronto.

Além de Vitor, outros 12 brasileiros participaram da competição, que foi a primeira apresentação da seleção em 2019.

Como preparação, a seleção realizou uma fase de treinamento, avaliação e consulta nutricional de 18 a 22 de março, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

"Tivemos uma boa evolução desde que iniciamos, em 2018, a preparação para os Jogos de Tóquio. Corrigimos erros básicos e os atletas começaram pensar como atletas de seleção. Também mudamos a estratégia de treino. Na temporada anterior, as fases acompanhavam o calendário nacional e, a partir de agora, antecedem as competições internacionais como uma preparação para o evento, na qual fazemos ajustes técnicos e psicológicos para que eles cheguem lá com mais concentração", explicou Arthur Nogueira, coordenador-técnico de parabadminton da Confederação Brasileira de Badminton.

Da Turquia, os 13 atletas da seleção voaram para os Emirados Árabes Unidos para a disputa do Aberto de Dubai de Parabadminton 2019. O torneio na Turquia e o Aberto de Dubai, que tem início nesta terça (02.04), fecham o ciclo de classificação para os Jogos Parapan-Americanos Lima 2019, cuja pontuação serve para classificação para o Mundial de Basel, na Suíça, e para o ranking para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

O Brasil já tem garantidas oito vagas para atletas do parabadminton nos Jogos Parapan-Americanos, em agosto e setembro de 2019. Antes mesmo da competição em Lima, será realizado o Mundial da modalidade, em Basel, na Suíça. O Mundial será um evento importante para os atletas conquistarem pontos para o ranking classificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020.

Confira a lista dos brasileiros que disputarão o Aberto de Dubai

Abinaecia Maria da Silva – classe SL3
Breno Eduardo Johann – classe SL4
Cinthya da Silva Oliveira – classe SU5
Daniele Torres Souza – classe WH1
Eduardo Regis de Oliveira – classe SU5
Júlio Cesar Godoy – classe WH2
Leonardo Arthur Zuffo – classe SL3
Marcelo Alves Conceição – classe WH1
Maria Gilda dos Santos Domingues Antunes – classe WH2
Rogério Júnior Xavier de Oliveira – classe SL4
Vitor Gonçalves Tavares – classe SS6

 

Fonte: Confederação Brasileira de Badminton