Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vídeo e fotos: imagens aéreas retratam avanços nas regiões da Barra e de Deodoro

Atletismo

08/09/2015 17h45

Por dentro das obras

Vídeo e fotos: imagens aéreas retratam avanços nas regiões da Barra e de Deodoro

Captação realizada pela equipe do Ministério do Esporte no fim de agosto retrata o andamento das intervenções nas principais instalações olímpicas


Com opção de download em alta resolução das fotos individualmente ou do álbum completo, as imagens captadas pela equipe do Ministério do Esporte em agosto de 2015 retratam o andamento das olímpicas obras nas regiões da Barra da Tijuca, na Vila dos Atletas e no Parque Olímpico de Deodoro. Confira também o grau de evolução de cada um dos equipamentos. 

PARQUE OLÍMPICO DA BARRA

Arena Carioca 1

Situação atual – A montagem da cobertura foi concluída. Estão sendo finalizados os últimos degraus da arquibancada permanente. As paredes divisórias, a montagem dos elevadores, as cerâmicas dos vestiários e a distribuição das instalações estão sendo executadas. O contra-piso autonivelante foi finalizado e começou a pintura de paredes.

Capacidade: 16.000 lugares
Modalidades: Basquete, basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas
Eventos-teste – Janeiro de 2016 (basquete e rúgbi em cadeira de rodas)

Arena Carioca 2

Situação atual: A cobertura foi concluída, assim como a instalação do sistema de iluminação natural, dos sistemas de drenagem, das telas na fachada e dos elevadores. As cadeiras da arquibancada temporária estão sendo instaladas. Em paralelo, estão sendo executados o piso monolítico e as paredes divisórias. Os próximos passos serão a fixação das portas dos compartimentos e a instalação das louças e dos metais.

Capacidade: 10.000 lugares
Modalidades: Judô, luta greco-romana, luta livre e bocha paralímpica
Eventos-teste – Janeiro de 2016 (judô, levantamento de peso paralímpico e luta livre)

Arena Carioca 3

Situação atual: A cobertura foi concluída, assim como a montagem dos elevadores e a instalação do sistema de iluminação natural. Os guarda corpos estão sendo instalados, assim como as paredes divisórias e as cadeiras da arquibancada temporária. Estão em andamento o piso monolítico, a fixação das portas dos compartimentos e a instalação das louças e metais.

Capacidade: 10.000 lugares
Modalidades: Esgrima, taekwondo e judô paralímpico
Eventos-teste – Janeiro de 2016 (taekwondo) e abril de 2016 (levantamento de peso e esgrima)


» Centro de Tênis

Situação atual – A construção da estrutura de concreto da arquibancada da arena principal foi concluída. A montagem da estrutura metálica da cobertura está na fase final. A segunda camada asfáltica da quadra da arena principal foi colocada, restando a pintura. Uma das quadras alternativas já está com o piso pintado. 

Conclusão – Terceiro trimestre de 2015.
Capacidade: 19.750 lugares
Quadra principal: 10.000 lugares
Quadra 2: 5.000 lugares
Quadra 3: 3.000 lugares
Sete quadras de jogo, com 250 lugares cada, e seis quadras de treino e aquecimento
Modalidades: Tênis, tênis em cadeira de rodas e futebol de 5
Evento-teste – Dezembro de 2015 (tênis)

» Velódromo

Situação atual – Estão sendo realizadas a montagem da estrutura metálica e a concretagem das lajes. Nos subsolos, as rampas de acesso interno estão concluídas e as externas, em andamento. Lajes e paredes encontram-se em execução, assim como o anexo técnico. No reservatório, foram concretadas a cisterna e a casa de bombas.

Conclusão – Quarto trimestre de 2015.
Capacidade: 5.000 lugares
Modalidades: Ciclismo (pista) e paraciclismo de pista
Evento-teste – Março de 2016 (ciclismo pista)

» Arena do Futuro

Arena do Futuro será a casa do handebol nos Jogos Olímpicos e fica ao lado das Arenas Cariocas. 
Situação atual – A estrutura básica está finalizada. As cadeiras, que serão alugadas, só vão ser colocadas numa data mais próxima do evento-teste, previsto para 2016, para conter despesas. O espaço já foi utilizado, inclusive, para uma partida do goalball nas celebrações do Um Ano Para os Jogos Paralímpicos. Ao fim dos megaeventos, a estrutura será utilizada na edificação de quatro escolas públicas. 

Conclusão – Quarto trimestre de 2015.
Capacidade: 12.000 lugares
Modalidades: Handebol e goalball
Eventos-teste: Abril (handebol) e maio (goalball) de 2016

Situação atual – Foi concluída a montagem da estrutura metálica da arquibancada. A cobertura da arena principal e os serviços de infraestrutura de instalações, alvenaria, pintura e divisórias no interior seguem em andamento. A escavação e escoramento lateral da piscina de competição estão em fase avançada.

Conclusão: Primeiro trimestre de 2016.
Capacidade: 18.000 lugares
Modalidades: Natação, polo aquático e natação paralímpica
Evento-teste: Abril de 2016 (natação olímpica e paralímpica, e polo aquático)

» Parque Aquático Maria Lenk

Situação atual – Foram concluídos os serviços de cravação de estacas da piscina de aquecimento e da cabine de entrada de energia. Os blocos e cintas, tanto da piscina de aquecimento quanto da cabine de entrada de energia, estão em fase final de execução. O piso do subsolo da piscina de aquecimento está sendo concretado. Foram iniciados os serviços de concretagem dos pilares da piscina de aquecimento e da cabine de entrada de energia. Na área interna, a reforma dos quatro banheiros do nível 3, setores leste e oeste, e do posto médico no nível 2 setor oeste, estão em andamento. A tubulação de água quente de uma das piscinas de competição foi trocada e está sendo realizado o teste de carga.

Conclusão: Primeiro trimestre de 2016.
Capacidade: 5.000 lugares
Modalidades: Saltos ornamentais e nado sincronizado
Evento-teste: Fevereiro (saltos ornamentais) e março (nado sincronizado) de 2016

» Arena Rio

Situação atual - A instalação está pronta e precisa apenas de adaptações, que vão começar no segundo semestre de 2015.

Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 12.000 lugares
Modalidades: Ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica e basquete em cadeira de rodas
Evento-teste: Abril de 2016 (ginástica artística)

» Centro Internacional de Transmissão (IBC)

O IBC terá 12 estúdios, de 5 mil m² cada, e capacidade para 10 mil pessoas.

Situação atual – As obras civis das casas de bombas do sistema de refrigeração estão concluídas, assim como a montagem dos elevadores sociais. As obras civis da subestação entraram na fase final, com o fechamento das paredes externas e internas. Nos sanitários estão sendo executados os revestimentos cerâmicos, bancadas de granito, louças sanitárias e portas. Foi iniciada a pintura interna de tetos e paredes, além da instalação dos guarda-corpos e corrimãos das galerias e escadas. Está em andamento a montagem dos elevadores de carga, das luminárias e do forro acústico do teto no pavimento superior.

Conclusão: Terceiro trimestre de 2015.

» Centro Principal de Imprensa (MPC)

Situação atual – Estão em execução as vedações com divisórias e alvenaria, as instalações prediais e o sistema de ar condicionado, além da montagem das esquadrias de alumínio da fachada.

Conclusão: Quarto trimestre de 2015

» Hotel

Com 404 quartos, o hotel do Parque Olímpico terá área de lazer completa, com piscina, centro de convenções, academia e bar.

Situação atual – As obras das estruturas de concreto dos núcleos dos elevadores, laje do térreo, mezaninos e dos 20 pavimentos foram concluídas. Estão em andamento a laje de cobertura e a montagem da fachada de vidro. Nas áreas internas, estão em execução os serviços de alvenaria, instalações prediais, esquadrias e a montagem dos dutos de ventilação e ar condicionado. Alguns andares estão em fase de acabamento.

Conclusão – Segundo trimestre de 2016


REGIÃO DE DEODORO

O local será sede de 11 modalidades olímpicas e quatro paralímpicas e, como recebeu os Jogos Pan-Americanos de 2007 e os Jogos Mundiais Militares de 2011, já tinha 60% das áreas de competição permanentes construídas.

Parque Radical

As intervenções são coordenadas pela prefeitura e realizadas com recursos do Governo Federal. Após os Jogos, a pista de BMX, já inclusive inaugurada informalmente, assim como o circuito de canoagem slalom, farão parte do Parque Radical, que ficará de legado esportivo e social para a região.

Com quase 500 mil metros quadrados, o Parque Radical terá uso combinado como centro de treinamento para atletas de alto rendimento e lazer da população.

Confira como estão as obras no Complexo de Deodoro

EXISTENTES

Centro de Tiro
Os sete estandes estão passando por adequações.
Situação atual: Estão em andamento as seguintes ações: recuperação estrutural da fachada externa do prédio, reforma dos sanitários, revisão das instalações elétricas e sanitárias, alvenaria em bloco de concreto nas pedanas, reconstrução do passeio público em concreto, fundações para as arquibancadas e instalação dos assentos das arquibancadas dos estantes. Foram iniciados a terraplenagem na área das instalações complementares, serviços de drenagem, a pintura na arquibancada permanente e a recuperação da rampa de acesso aos espectadores. A construção das novas pedanas de tiro ao prato foi concluída. As obras do estande de finais e da rua externa foram iniciadas.
Conclusão: Segundo trimestre de 2016
Capacidade total: 7.577 lugares
Evento-teste: Abril de 2016
Modalidades: Tiro esportivo olímpico e paralímpico

Piscina do pentatlo moderno
A piscina está sendo reformada e terá uma arquibancada com 2 mil lugares temporários.
Situação atual: Foram finalizados os testes de impermeabilização, a concretagem das lajes dos prédios de apoio (cabine de medição e central técnica), a revisão das instalações sanitárias, a instalação dos pisos da área externa. Está em andamento a colocação dos revestimentos cerâmicos internos da piscina.
Conclusão: Segundo trimestre de 2016
Capacidade: 2 mil lugares
Evento-teste: Março de 2016
Modalidade: Natação do pentatlo moderno

Centro de Hipismo
A pista do cross country, as pistas de treinamento e a arena de saltos e adestramento estão sendo adaptadas e ampliadas. Haverá uma nova clínica veterinária e acomodações para tratadores e veterinários (72 apartamentos de 3 quartos), que ficarão como legado após os Jogos. Além disso, o Picadeiro Coberto, para treino e aquecimento, foi reformado. A arena de salto e adestramento terá 14.200 lugares, sendo 1.200 permanentes e 13.000 temporários. A pista do cross country terá 20 mil espectadores em pé e 1.000 assentos temporários.

Situação atual: A pista do cross country utilizada no evento-teste está pronta e homologada – um trecho complementar que será utilizado somente nos Jogos está sendo finalizado. Os três obstáculos aquáticos estão prontos e dois deles foram utilizados no evento-teste. A drenagem encontra-se em fase final de implementação e a irrigação foi concluída. A reforma do Picadeiro Coberto e da pista oeste de treinamento foram concluídas. Outras três pistas de treinamento estão sendo finalizadas.
Conclusão: Segundo trimestre de 2016
Capacidade total: 35.200 lugares
Evento-teste: Realizado em agosto de 2015
Modalidades: Hipismo olímpico (saltos, adestramento e concurso completo de equitação) e paralímpico

Centro de Hóquei Sobre Grama
Os dois campos existentes estão sendo adaptados. Também está em andamento a construção de vestiários, uma arquibancada permanente com 2.500 lugares na quadra principal e um centro de administração. Durante os Jogos, o Centro de Hóquei terá 5.000 assentos temporários na quadra secundária e 8.000 lugares na quadra principal, sendo 2.500 permanentes.
Situação atual: As fundações das arquibancadas permanentes foram concluídas. Nos vestiários, a estrutura metálica e as alvenarias foram concluídas, e estão em andamento a execução das instalações e dos revestimentos internos. Foi concluída a preparação da base dos campos 1, 2 e de treinamento. Encontra-se em andamento a construção da estrutura (pilares, paredes, vigas e lajes) em concreto armado da arquibancada permanente e da área técnica. Foram finalizadas a construção dos muros de divisa junto ao condomínio militar existente, a colocação de brita no entorno dos campos e a drenagem junto ao Colégio e ao Condomínio Militar. Também foi concluída a montagem das estruturas metálicas da arquibancada permanente. As áreas técnicas e os banheiros abaixo da arquibancada permanente estão em fase de emboço. A primeira camada de asfalto do campo 2 está sendo executada.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade total: 15.293 lugares
Evento-teste: Novembro de 2015
Modalidade: Hóquei sobre Grama


NOVAS INSTALAÇÕES PERMANENTES

Arena da Juventude
O ginásio terá 2.000 lugares permanentes e 3.000 temporários.
Situação atual: Foram finalizadas a colocação das estruturas metálicas da cobertura, a colocação das peças pré-moldadas da arquibancada permanente, e os serviços de forma, armação e concretagem da estrutura do fosso do elevador. Estão em andamento a pavimentação, a montagem das rampas laterais e a colocação do piso definitivo. No térreo, foram iniciadas as instalações dos vestiários e áreas técnicas.
Execução: 64%
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 5.000 lugares
Evento-teste: Março de 2016
Modalidades: Esgrima do pentatlo moderno, basquete feminino (primeira fase) e esgrima em cadeira de rodas.

Circuito de Canoagem Slalom
Situação atual: As estruturas em concreto armado do lago (pilares, paredes, vigas e lajes), canais de treinamento e competição, casa de bombas e edifício técnico foram concluídas. Também estão prontas a fundação do prédio de apoio, a alvenaria da casa de bombas e do edifício técnico e a pavimentação de acesso ao circuito de canoagem slalom. A concretagem da laje do lago foi finalizada e a execução de sua drenagem, em manilhas de concreto, está em andamento. A armação e impermeabilização dos canais de competição e treinamento estão concluídas. Os trilhos dos obstáculos estão instalados e já foram iniciadas a limpeza interna para a colocação dos obstáculos. A instalação das bombas dos circuitos de competição e treinamento estão em andamento. Na área comum do Parque Radical, as redes de drenagem de águas pluviais e o paisagismo estão em andamento. A pavimentação de acesso ao circuito de canoagem slalom está em andamento. No edifício de apoio, foi concluída a estrutura metálica e iniciada a colocação das lajes pré-moldadas. A passarela de ligação entre o BMX e o circuito de canoagem slalom está na fase final de acabamento.
Execução: 81%
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 8.424 lugares temporários
Evento-teste: Novembro de 2015
Modalidade: Canoagem Slalom


INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS

Circuito de Mountain Bike
Situação atual: A manutenção da pista de competição e o plantio de grama da área de domínio comum estão na fase final.
Execução: 80%
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 25 mil lugares em pé
Evento-teste: Outubro de 2015
Modalidade: Ciclismo Mountain Bike

Estádio de Deodoro
Situação atual: Os trabalhos de terraplenagem foram iniciados.
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 15.000 lugares
Evento-teste: Março de 2016
Modalidades: Rúgbi, hipismo do pentatlo moderno e combinado (corrida e tiro) do pentatlo moderno; futebol de 7

Fontes: Brasil2016.gov.br, com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro