Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Três pugilistas brasileiros sobem ao ringue na estreia do boxe

Boxe

06/08/2016 03h38

Boxe

Três pugilistas brasileiros sobem ao ringue na estreia do boxe

Patrick Lourenço, Juan Nogueira e Michel Borges são os representantes brasileiros neste sábado. Disputas serão realizadas no Pavilhão 6 do Riocentro

08062016_juan.jpg
Juan Nogueira é o representante brasileiro entre os pesados. Foto: Roberto Castro/Brasil2016.gov.br

A delegação brasileira do boxe inicia hoje, no Pavilhão 6 do Riocentro, a difícil missão de igualar ou superar a campanha de Londres, quando o país conquistou três medalhas. Neste sábado, três atletas da delegação nacional sobem ao ringue. 

O primeiro no ringue é Patrick Lourenço, da categoria até 49 quilos. A partir das 11h15, ele encara o colombiano Yurbejen Martinez. Se vencer, avança para as oitavas de finais, onde enfrentará o filipino Rogen Ladon.

Às 13h será a vez de Juan Nogueira (91kg) enfrentar o australiano Jason Whateley. Se vencer, ele terá pela frente o russo e super campeão Evgeny Tishchenko, nas oitavas de finais. "Com o apoio de todos, vamos para dentro, vamos buscar a medalha. Estamos todos bem treinados, sabemos o potencial de cada um. Não vai faltar garra, não vai faltar disposição", afirmou Juan.

Rio 2016 Boxe Treino - CCFEX

A edição de 2016 dos Jogos Olímpicos será a primeira em que os combates masculinos serão disputados sem capacete. "Eu gostei da mudança. Para mim ficou melhor. Mas, ao mesmo tempo, não pode dar mole. Na minha categoria os caras pegam muito forte", disse Juan. 

No início da noite, às 18h30, será a vez de Michel Borges (81kg) contar com o apoio da torcida brasileira em seu desafio. Ele vai lutar contra Hassan Njkam, de Camarões. Se vencer, ele encara o vencedor da luta entre os atletas de Egito e Croácia, nas oitavas de finais.

Chefe da equipe brasileira, Otílio Toledo tem como meta alcançar alguma medalha. "Todas as categorias que temos classificadas para os Jogos estão preparadas. Isso não quer dizer que todas vão pegar medalhas, mas todos estão preparados para dar o melhor de si, ter um bom desempenho, e, a depender, de muitos fatores, conquistar medalhas", afirmou.

Todas as lutas masculinas são disputadas em três rounds de três minutos e o formato prevê eliminação simples. Perdeu, está fora. Entre as mulheres, são quatro rounds de dois minutos. As competições da modalidade seguem até o dia 21 de agosto. 

Confira a delegação brasileira:

» 60kg - Adriana Araújo
» 75kg - Andreia Bandeira
» 49kg - Patrick Lourenço
» 52kg - Julião Neto
» 56kg - Robenilson de Jesus
» 60kg - Robson Conceição
» 64kg - Joedison Teixeira
» 81kg - Michel Borges
» 91kg - Juan Nogueira

Gustavo Cunha, brasil2016.gov.br, com informações da Confederação Brasileira de Boxe