Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tóquio revela os pictogramas dos Jogos Olímpicos de 2020

Atletismo

12/03/2019 12h17

Tóquio 2020

Tóquio revela os pictogramas dos Jogos Olímpicos de 2020

Liderado pelo designer japonês Masaaki Hiromura, ícones contam com referências dos Jogos de Tóquio 1964

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio (Tóquio 2020) divulgou, nesta terça-feira (12.03), os pictogramas esportivos oficiais dos Jogos de 2020. Os ícones foram projetados para comunicar sutilmente as características de cada esporte, bem como destacar artisticamente o dinamismo dos atletas. Assim, eles desempenharão papel fundamental no aprimoramento da experiência de atletas e espectadores durante o megaevento.

» A 500 dias para os Jogos Olímpicos, Tóquio divulga ponto de partida do tour da tocha

Os pictogramas esportivos dos Jogos Olímpicos foram introduzidos pela primeira vez nos Jogos de Tóquio de 1964. Eles surgiram pela necessidade de se comunicar visualmente com um grupo cada vez mais internacional de atletas e espectadores. Desde então, foram criados ícones para cada edição dos Jogos.

Uma equipe liderada pelo renomado designer japonês Masaaki Hiromura projetou as imagens. "É uma grande honra ter participado do projeto dos pictogramas esportivos de Tóquio 2020. Tentei expressar a beleza dinâmica dos atletas por meio desses ícones, respeitando o legado pelos pioneiros da indústria de design japonesa em seus projetos para os Jogos de Tóquio de 1964. Os projetos de 2020 nos levaram quase dois anos para serem concluídos e incorporam a contribuição ponderada das pessoas envolvidas. Espero que os pictogramas inspirem a todos e ajudem a gerar entusiasmo para os diferentes esportes e que eles decorem de forma colorida os Jogos de Tóquio 2020", explicou Hiromura.

O programa esportivo da próxima edição dos Jogos conta com 33 esportes, com alguns usando mais de um pictograma. Foram criados dois conjuntos de 50 designs: "Tipo Livre" e "Tipo de Quadro". As variações de cores serão desenvolvidas partindo do usando o azul do símbolo de Tóquio 2020 e outras cinco cores tradicionais japonesas – kurenai, ai, sakura, fuji e matsuba - como sub-cores para criar pontos de diferença. Os pictogramas de tipo livre sem moldura serão usados em cartazes, ingressos e produtos licenciados, e os pictogramas de tipo de quadro serão usados para fins mais funcionais em mapas, sinalização em locais de competição, guias e em sites.

Fonte: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio