Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Chama olímpica chegará a Tóquio em 20 de março e tour terá início no dia 26

Atletismo

25/10/2019 11h54

Tóquio 2020

Chama olímpica chegará a Tóquio em 20 de março e tour terá início no dia 26

Avião especialmente preparado para o traslado levará o símbolo dos Jogos da Grécia ao Japão. Usado como base de apoio no atendimento às vítimas do tsunami de 2011, CT em Fukushima será o ponto de partida do revezamento

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, divulgou nesta sexta-feira, 25.10, detalhes do início do tour da tocha em 2020. Como reza a tradição, a chama será acesa em Olímpia, na Grécia, numa referência à origem histórica dos Jogos Olímpicos. A cerimônia será realizada em 12 de março de 2020 e, como de praxe, haverá um tour de uma semana por cidades gregas até a cerimônia de entrega oficial da chama a Tóquio, no estádio Panatenaico, em Atenas, em 19 de março.

Estilização da aeronave que vai conduzir a chama olímpica da Grécia para o Japão em 2020. Fonte: Tokyo2020

A partir daí, começa de fato o tour da tocha para os japoneses. Nessa primeira escala, uma aeronave especialmente pensada para levar a chama ao Japão será utilizada. O traslado terá o apoio das empresas aéreas All Nippon Airways (ANA) e Japan Airlines (JAL). A arte a ser aplicada na fuselagem, apresentada nesta sexta, reflete o conceito do tour da tocha, expresso na frase "Hope Lights Our Way" (Que a esperança ilumine o nosso caminho). Há um pictograma de um condutor da tocha na parte frontal do avião e uma estilização das cores do emblema do tour que segue até a cauda da aeronave.

O nome do avião incorpora a palavra japonesa para "ir" (Tokyo 2020 Go). Trata-se de um sufixo usado com frequência para numerar trens, ônibus e aeronaves no país asiático. A palavra tem pronúncia similar ao inglês "Go" e simboliza, no tour da tocha, o início da jornada. O pouso será na Base Aérea de Matsushima em 20 de março.

Tadahiro Nomura no Mundial de Judô de Baku: primeiro e único tricampeão olímpico no judô até hoje. Foto: Rodolfo Vilela/ rededoesporte.gov.br

A cerimônia na Grécia e o traslado terão terá a presença de dois ícones do esporte japonês. Único tricampeão olímpico da história do judô e primeiro tricampeão olímpico asiático dentre todas as modalidades do programa dos Jogos, Tadahiro Nomura venceu a categoria -60kg nos Jogos de Atlanta (1996), Sydney (2000) e Atenas (2004) e, após sua aposentadoria, segue promovendo os valores do judô no Japão e em outros países.

"É uma honra imensa levar para o Japão não apenas a chama dos Jogos de Tóquio, mas uma chama que representa sonhos e esperanças das pessoas"
Saori Yoshida, tricampeã olímpica no wrestling e 13 vezes seguidas campeã mundial

"Estou muito honrado de desempenhar esse papel de trazer a chama da Grécia para o Japão. As Olimpíadas, para mim, são um palco único, especial, e devotei toda a minha vida esportiva a esse desafio. E o melhor de tudo é que voltar à Grécia me traz muitas boas memórias, já que foi lá que conquistei o tricampeonato", afirmou Nomura.

A outra atleta incumbida do desafio é Saori Yoshida, 13 vezes campeã mundial de forma consecutiva e tricampeã olímpica no wrestling (Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012). Adicionalmente, levou ainda uma prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ela se aposentou em janeiro de 2019. "É uma honra imensa levar para o Japão não apenas a chama dos Jogos de Tóquio, mas uma chama que representa sonhos e esperanças das pessoas", afirmou a atleta.

O revezamento oficial terá início no dia 26, no Centro de Treinamento J-Village, em Fukushima. Os campos de futebol do CT foram reinaugurados em abril de 2019, oito anos após servirem como base de apoio para o atendimento às vítimas do terremoto seguido de tsunami que afligiu a região de Fukushima, no Japão, em 2011. A chama passará pelas 47 prefeituras japonesas até chegar a Tóquio no dia 24 de julho, data da Cerimônia de Abertura.

Fonte: tokyo2020.org