Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tiro esportivo do Brasil se despede de Lima com dez medalhas na bagagem

Atletismo

27/08/2019 23h01

LIMA 2019

Tiro esportivo do Brasil se despede de Lima com dez medalhas na bagagem

Modalidade fez sua estreia em Jogos Parapan-Americanos no Peru com brasileiros conquistando dois ouros, cinco pratas e três bronzes. Mundial na Austrália é o próximo desafio

Banner - Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

Com uma das menores delegações do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019, o tiro esportivo encerrou, nesta terça-feira (27.08), sua participação no megaevento continental. O time verde e amarelo, formado por oito atletas, volta para casa com dez medalhas em uma edição histórica para a modalidade, já que, no Peru, a modalidade pela primeira vez integrou o programa dos Jogos Parapan-Americanos.

No último dia de provas dois brasileiros foram ao pódio. O capixaba Bruno Kiefer conquistou sua segunda medalha em Lima e ficou com o bronze na carabina de ar deitada mista SH2 10 metros. Os norte-americanos Stetson Bardfield e McKenna Dahl levaram o ouro e a prata, respectivamente.

Bruno e Débora foram os medalhistas brasileiros no tiro nesta terça. Fotos: Douglas Magno/CPB

Na pistola de ar SH1 10 metros feminina, a atiradora fluminense Débora Campos travou uma batalha emocionante com a cubana Yenigladys Suárez até os últimos dois tiros. No final, a brasileira ficou com a prata e Suárez levou o ouro. O bronze ficou com a colombiana Maria Restrepo.

Com esses pódios, o Brasil fechou a competição com dois ouros, cinco pratas e três bronzes, um resultado muito comemorado por todo o time no Peru. “Estou muito feliz. O Brasil é uma potência no Parapan no tiro esportivo e a equipe está de parabéns. Estamos levando mais medalhas do que temos de atletas e eu acho que fizemos um trabalho muito bom aqui”, comemorou Bruno Kiefer, que no primeiro dia de disputas, no sábado (24.08), já havia conquistado o bronze na prova da carabina de ar SH2 em pé 10 metros.

Quem também estava feliz com o resultado foi Débora Campos. Para ela, o Parapan em Lima representou uma redenção depois de um ano complicado em 2018. “Estou muito feliz. Essa experiência aqui em Lima foi incrível para mim, porque eu vinha de uma fase desanimada depois de duas cirurgias grandes nos dois ombros que fiz no ano passado. Minha experiência nas Paralimpíadas do Rio também não foi como eu esperava, mas aqui foi incrível. O povo peruano, a receptividade, esse meu resultado, enfim, foi tudo bom. Minha primeira medalha individual veio justamente em um Parapan e estou feliz demais”, declarou.

Aos 44 anos, o gaúcho Geraldo Von Rosenthal mais uma vez escreveu seu nome na história do tiro esportivo paralímpico como o único bicampeão do país nos Jogos Parapan-Americanos. Medalha de ouro no sábado na pistola de 50 metros SH1, ele faturou a prata no domingo (25.08) na pistola 25 metros SH1 e, na segunda-feira (26.08), voltou a brilhar com o ouro, desta vez na pistola de ar 10 metros SH1.

Geraldo-Rosenthal-foto-Rodolfo-Vilela-rededoesporte.jpeg
Gerando Rosenthal. Foto: Rodolvo Vilela/ rededoesporte.gov.br

Em 2013, na Tailândia, Rosenthal se tornou o primeiro brasileiro a conquistar um ouro em uma etapa de Copa do Mundo. Agora, ele e outros atletas do Brasil que competiram em Lima, como Débora Campos, partem para a Austrália, em outubro, para a disputa do Campeonato Mundial, de onde esperam voltar com vagas garantidas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

“Eu saio daqui contente por ter alcançado bons resultados. Minhas marcas finais foram boas, tanto na pistola livre quanto na de ar comprimido, com recordes pan-americanos, e isso mostra um crescimento. Está surtindo efeito o trabalho que está sendo feito e vamos com tudo para buscar a vaga na Austrália”, disse Geraldo Rosenthal.

Bolsa Atleta

Dos oito atletas do tiro esportivo que defenderam o Brasil no Parapan de Lima, seis são beneficiados pelo programa Bolsa Atleta do Governo Federal: Alexandre Galgani, Bruno Kiefer, Geraldo Rosenthal, Marcelo Marton, Ricardo Costa e Sérgio Vida. O investimento anual nesses atletas é de R$ 126 mil reais.

Os pódios do tiro esportivo em Lima

Carabina de ar mista SH2 10 metros em pé
Prata – Alexandre Galgani
Bronze – Bruno Kiefer

Pistola mista 50 metros SH1
Ouro – Geraldo Von Rosenthal
Bronze – Sérgio Vida

Pistola mista 25 metros SH1
Prata – Geraldo Von Rosenthal

Carabina mista deitada 50 metros SH1
Prata – Carlos Garletti

Pistola de ar 10 metros SH1 masculina
Ouro – Geraldo Von Rosenthal
Prata – Sérgio Vida

Carabina de ar deitada mista SH2 10 metros
Bronze – Bruno Kiefer

Pistola de ar mista 10 metros SH1 feminino
Prata – Débora Campos

Infográfico - Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

Luiz Roberto Magalhães, de Lima, no Peru – rededoesporte.gov.br