Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tênis de mesa brasileiro garante pódios por equipe no masculino e no feminino

Tenis de mesa

10/08/2019 01h15

Lima 2019

Tênis de mesa brasileiro garante pódios por equipe no masculino e no feminino

Classificadas para as semifinais, as duas seleções disputarão a vaga na decisão contra os Estados Unidos

Jogos Pan-Americanos Lima 2019

O Brasil garantiu mais duas medalhas no tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos de Lima. As equipes feminina e masculina conquistaram, nesta sexta-feira (9.08), as vagas nas semifinais dos torneios de equipes. Em ambos os casos, terão de passar pelos Estados Unidos, neste sábado, para assegurar vagas nas finais. A semifinal feminina será a partir das 12h (de Brasília) e o masculino será a partir da 14h30. A decisão da medalha de ouro também está marcada para o mesmo dia, às 19h (feminino) e 21h30 (masculino).

As meninas deram um show. Diante das adversárias mais perigosas e experientes que poderiam enfrentar nas quartas de final, as chilenas, elas não tomaram conhecimento e venceram por 3 a 0. Caroline Kumahara e Jessica Yamada superaram, nas duplas, Judith Morales e Paulina Vega, por 3 a 0 (12/10, 11/8 e 11/8). Bruna Takahashi, na sequência, teve o jogo mais complicado, diante de Daniela Ortega, mas venceu por 3 a 2 (11/8, 11/7, 9/11, 6/11 e 11/5). Caroline garantiu a vaga na decisão, ao bater Paulina Vega, por 3 a 0 (11/7, 11/9 e 11/4).

Bruna voltará a ter pela frente atletas da equipe americana, agora na semifinal por equipes. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br
"Todo jogo é duro. Vamos entrar de igual para igual contra os Estados Unidos. A gente não cria expectativas. A gente se sente bem de ter feito um bom jogo e leva como experiência para continuar subindo"
Bruna Takahashi

"Todo jogo é duro. Vamos entrar de igual para igual contra os Estados Unidos. A gente não cria expectativas. A gente se sente bem de ter feito um bom jogo e leva como experiência para continuar subindo", disse Bruna Takahashi.

Única representante da equipe que estava presente na final de 2015 contra as americanas, Caroline Kumahara vem mostrando ótimo desempenho neste Pan, mas prefere lembrar das vitórias contra as americanas nos últimos Campeonatos Pan-Americanos a recordar da prata em Toronto.

"O placar não é o principal, é sentir como estou jogando. Teve um momento ou outro em que perdi a confiança, mas consegui lidar bem com isso. Sei que consegui isso por ter tido foco. Acho que não dá para lembrar apenas de Toronto, pois de lá para cá jogamos muitas vezes contra elas e a gente ganhou também. A equipe é um pouco diferente, o time delas também mudou. Vamos ponto a ponto, com força total", avisa Caroline.

Os meninos também venceram bem nas quartas de final: 3 a 0 contra o Paraguai. No jogo de duplas, Gustavo Tsuboi e Eric Jouti derrotaram Marcelo Aguirre e Alejandro Toranzos por 3 a 1 (11/7, 9/11, 11/9 e 11/5). Hugo Calderano não teve trabalho para vencer Santiago Osorio por 3 a 0 (11/4, 11/6 e 11/6), enquanto Gustavo Tsuboi garantiu a vaga na decisão, ao superar Alejandro Toranzos por 3 a 1 (7/11, 11/7, 13/11 e 11/6).

"Eu e Eric estamos com um bom ritmo na dupla. Tive um jogo bem difícil contra o Paraguai, pois o Toranzos tem um jogo especial, ele é grandão, colocou dificuldade. Mas, felizmente, consegui ser mais agressivo nos pontos e na atitude", analisou Tsuboi.

"A gente chegou aqui como cabeça de chave número 1 e favorito. Acho que a parte mental vai ser importante, tem de entrar muito focado. Temos nível para ganhar de todas as equipes. Estamos preparados para continuar jogando como temos feito até agora", avalia Hugo Calderano.

Investimentos

Cinco dos seis atletas da delegação brasileira no tênis de mesa são integrantes do Bolsa Atleta, programa da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Hugo Calderano faz parte da categoria pódio, a mais alta, enquanto Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e Gustavo Tsuboi integram a categoria olímpica, e Eric Jouti, a Internacional. O investimento federal no quinteto é de R$ 230 mil anuais. No tênis de mesa como um todo, atualmente há 126 atletas incluídos entre os bolsistas federais, num investimento anual de R$ 1,74 milhão. A ampla maioria é da faixa Nacional (92). 

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa