Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Supercampeão, Phelps puxa o trem de estrelas na natação

Natação

06/08/2016 03h51

Rio 2016

Supercampeão, Phelps puxa o trem de estrelas na natação

Disputa nas piscinas começam neste sábado, no Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos, com finais a partir das 22h. João Gomes Júnior, Felipe França, Bruno Fratus, Thiago Pereira e o 4x100m livre são as maiores esperanças do Brasil

Recordista de pódios em Olimpíadas, o norte-americano Michael Phelps, em sua quinta edição dos Jogos, já seria motivo suficiente para não perder a natação no Rio. Além do dono de 22 medalhas olímpicas (18 de ouro), outros grandes nomes prometem disputas eletrizantes no Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos, no Parque Olímpico da Barra.

O norte-americano Ryan Locthe (11 medalhas, sendo 5 de ouro), o francês Florent Manaudou (1 ouro), o sul-africano Chad Le Clos (1 ouro e 1 prata) e o chinês Sun Yang (4 medalhas, sendo 2 ouros) nadarão nas primeiras Olimpíadas da América do Sul. Fique de olho também no australiano Cameron McEvoy, com o melhor tempo do ano nos 100m livre e o segundo melhor nos 50m livre; e no britânico Adam Peaty, atual recordista mundial nos 100m peito.

Michael Phelps: lenda das piscinas já tem 22 medalhas olímpicas na conta e quer mais no Rio. Foto: Gabriel Heusi/Rio2016
 

Entre as mulheres, Missy Franklin (5 medalhas, sendo 4 ouros) não está na melhor fase, mas aposta no controle emocional para conquistar bons resultados. A australiana Cate Campbell (1 ouro, dois bronzes) e a sueca Sarah Sjöström, atual recordista mundial nos 100m borboleta, também merecem a atenção do público.

O Brasil terá maior delegação da história na modalidade: 33 nadadores. As principais esperanças estão nos 100m peito, com João Gomes Júnior e Felipe França; nos 200m medley, com Thiago Pereira, na prova dos 50m livre, com Bruno Fratus; e no revezamento 4x100m livre.

"Para pegar essa medalha, todo mundo tem que nadar para 47s. Pelo que a gente viu nos treinos, a gente é capaz de fazer. Um puxa o outro, está todo mundo muito bem preparado", disse Nicolas Oliveira, sobre o 4x100m. França, Austrália, Estados Unidos e Rússia são os principais adversários.

As competições começam neste sábado (6.8) e prosseguem até 13 de agosto. As eliminatórias começam às 13h e as finais, a partir de 22h.

Carol Delmazo, brasil2016.gov.br