Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sonho brasileiro de pódio inédito por equipe no caratê masculino fica nas oitavas

Geral

09/11/2018 09h31

Madri 2018

Sonho brasileiro de pódio inédito por equipe no caratê masculino fica nas oitavas

Seleção avançou duas rodadas no Mundial disputado na Espanha, mas acabou derrotada pela Macedônia. Feminino perdeu na estreia diante da Sérvia

Com o saldo de uma final garantida a ser disputada no sábado (10.11) por Vinicius Figueira na categoria até 67kg, a seleção brasileira olímpica de caratê encerrou nesta sexta-feira (09.11) a participação no Mundial de Madri, na Espanha. A última chance de o país avançar na competição era na equipe masculina.

Diferentemente de outras edições, a Confederação Brasileira de Karate optou por trazer três atletas exclusivamente voltados para o torneio em grupo: Adam Ramos, Brendon Teixeira e Luiz Victor Barros tiveram a função. O grupo ainda foi reforçado pelo próprio Vinicius e por Kaigue Rodrigues, titulares em categorias individuais. A ideia era chegar pela primeira vez a um pódio.

adam_carate_madri_08nov2018_equipe_kumite_brasilxlituania_abelardomendesjr-9.jpg
O carioca Adam Ramos durante a competição por equipe em Madri. Foto: Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br
"Esperávamos ir mais longe, mas essa é uma competição num nível altíssimo. Contra a Macedônia, acho que tivemos um pouco de ansiedade, de vontade demais, e cometemos erros"
Luiz Victor Barros, atleta

Na estreia, na quinta-feira (08.11), o time superou com autoridade a Lituânia por 3 x 0 na disputa em melhor de cinco. Na manha desta sexta, no primeiro confronto do dia, novo triunfo, desta vez sobre a Finlândia, também por 3 x 0. Nas oitavas de final, contudo, a seleção brasileira foi superada pela equipe da Macedônia, por 3 x 0.

"Essa nossa equipe era pensada para ser a primeira medalhista do Brasil. Esperávamos ir mais longe, mas essa é uma competição num nível altíssimo. Contra a Macedônia, acho que tivemos um pouco de ansiedade, de vontade demais, e cometemos erros. O ponto positivo é que o Brasil vinha de um histórico de timidez de resultados em mundiais, mas essa equipe entrou aguerrida, com espírito de briga, de vencer. Tropeçamos...", lamentou o potiguar Luiz Victor Barros.

equipe_carate_madri_08nov2018_equipe_kumite_brasilxlituania_abelardomendesjr-23.jpg
Equipe brasileira foi eliminada nas oitavas de final do Mundial de Madri. Foto: Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br

"A gente tinha uma estratégia pensada para chegar pelo menos até a semifinal. Contra a Macedônia, comecei ganhando, confiante, mas o adversário empatou. Aí tentei usar em duas situações uma estratégia de contra-ataque que normalmente dá certo, mas não funcionou", lamentou o carioca Adam, derrotado por Martin Nestorovski. "De qualquer forma, é meu primeiro mundial. Saio daqui com outra cabeça, outra experiência. Gravei praticamente toda a minha categoria", completou.

Na quinta-feira (08.11), o time feminino nacional perdeu na estreia, por 2 x 0, para a Sérvia. A vice-campeã mundial Valéria Kumizaki empatou sua luta, mas Stéphani Trevisan e Sabrina Zefino foram derrotadas. Isabela Rodrigues também integrava o grupo, mas não entrou no tatame. As disputas no feminino são em melhor de três lutas. A definição dos medalhistas nas duas categorias será neste sábado (10.11).

Kumite por equipes - Mundial de Caratê Madri 2018

Infográfico - Mundial de Caratê Madri 2018

Galeria do Mundial de Caratê no Flickr do Ministério do Esporte: imagens disponíveis em alta resolução para uso editorial gratuito (crédito obrigatório: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br)

Mundial de Caratê Madri 2018

Abelardo Mendes Jr. e Gustavo Cunha, de Madri, rededoesporte.gov.br