Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Silvana Lima garante vaga no surfe para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Geral

02/12/2019 19h18

Surfe

Silvana Lima garante vaga no surfe para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Brasileira conquista a segunda vaga na modalidade para o país, ao lado de Tatiana Weston-Webb

O Brasil já tem dois nomes garantidos na estreia do surfe em Jogos Olímpicos, na edição de Tóquio 2020. Além de Tatiana Weston-Webb, que carimbou no mês passado a primeira vaga durante a etapa de Peniche do Circuito Mundial, agora Silvana Lima, de 35 anos, também é presença certa no Japão. A cearense assegurou no domingo (01.12) a última vaga em disputa pelo ranking mundial, na etapa de Maui, no Havaí.

“Nossa, foi uma sensação maravilhosa na hora que eu recebi a bandeira. Vi todas as meninas recebendo e fui a última, quando finalizou o evento”, comenta a surfista sobre uma “tradição” criada pela Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês) de entregar uma bandeira a cada atleta que assegura a vaga olímpica.

silvana_lima_2_3x2.jpg
Foto: WSL

Silvana tinha acabado de perder nas oitavas de final para a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore, mas assegurou a oitava vaga pelo Circuito Mundial após a eliminação da neozelandesa Paige Hareb. As oito melhores do ranking garantiam a classificação para os Jogos Olímpicos. Mesmo em 12º lugar geral, a brasileira confirmou a vaga devido ao limite de dois atletas por país.

silvana_3.jpeg
Silvana recebe a bandeira da WSL: vaga olímpica garantida. Foto: Arquivo pessoal

“Tinha acabado de sair da água e de perder, mas só de ter esse momento tão especial, até esqueci que tinha perdido bateria”, conta. “Realmente é um sonho que está sendo realizado, de estar nas Olimpíadas, onde estão os melhores atletas do mundo. Sempre imaginei ir assistir as Olimpíadas, e agora estou indo para competir. Sou muito grata ao universo, a Deus, a todas as pessoas que estão me apoiando, aos meus patrocinadores”, comemora, disposta a se dedicar ainda mais nos próximos meses.

“Estou muito feliz e agora o foco é ficar mais que 100%, é ficar bem preparada porque as Olimpíadas estão vindo aí. Tenho um pouquinho mais que seis meses de muito treino e muito foco para dar o meu melhor lá”, adianta. “Todo mundo quer estar lá. Vai ser uma coisa linda de ver, de estar, de levantar a bandeira do Brasil. Sou muito grata por fazer parte desse time que vai com tudo. O Brasil está muito bem representado. Até agora só estamos eu e a Tati classificadas, mas acredito que a briga no masculino é bem forte. Qualquer um dos três que for representará bem. Infelizmente um vai ficar fora, mas o Brasil vai com tudo”, aposta Silvana.

No masculino, Filipe Toledo, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira seguem na briga pela classificação. Os dez primeiros colocados no ranking garantirão o posto, e a última etapa do ano, em Pipeline, começa no próximo domingo (8). Até o momento, Ítalo lidera a listagem, enquanto Medina é o segundo colocado.

Ana Cláudia Felizola – rededoesporte.gov.br