Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleções masculina e feminina partem em busca do tricampeonato olímpico no Rio

Volei

06/08/2016 04h04

VÔLEI

Seleções masculina e feminina partem em busca do tricampeonato olímpico no Rio

Brasileiras disputam a primeira partida do Rio 2016 neste sábado, às 15h, contra Camarões, no Maracanãzinho. Amanhã é a vez dos homens medirem forças com o México

Nas últimas duas edições dos Jogos, a caminhada do Brasil no vôlei em Jogos Olímpico, tanto no masculino, quanto no feminino, conduziu as duas Seleções do país até a última partida em Pequim 2008 e Londres 2012. Os homens acabaram ficando com a prata. As meninas, por sua vez, voltaram da China e da Inglaterra com o ouro na bagagem, igualando, assim, as campanhas vitoriosas do time masculino de Barcelona 1992 e Atenas 2004 e se tornando bicampeãs.

Mas ter dois ouros no currículo em cada naipe é pouco. E, jogando em casa, as duas equipes só têm esse objetivo em mente: chegar ao último dia de suas disputas (20 de agosto para as mulheres e 21 de agosto para os homens) e, diante de uma torcida apaixonada pela modalidade, fazer a festa no Rio de Janeiro com mais uma medalha dourada.

A caminhada do Brasil no vôlei começa neste sábado (6.8), com a Seleção Brasileira feminina, que às 15h pisa na quadra do Maracanãzinho para enfrentar os Camarões. O desfalque fica por conta da central Thaisa, que por conta de uma lesão leve na panturrilha deve ser substituída por Juciely.

volei_fabiana_GettyImages545859386.jpg
Foto: Getty Images

"Não conhecemos muito a equipe de Camarões, mas vamos estudar a equipe delas. No entanto, também temos que pensar nos outros adversários. Nosso caminho será árduo e difícil e temos que seguir trabalhando forte. Existe um equilíbrio muito grande. Nós vamos enfrentar escolas completamente diferentes como Japão, Coréia do Sul e a Rússia e a nossa adaptação terá que ser muito rápida para cada confronto", alertou o treinador.

Credenciada pelo título do Grand Prix, conquistado no último mês, quando a equipe bateu as principais rivais, a Seleção feminina conta com o reforço da torcida para jogar no limite no Rio. "O ginásio está lindo e já dá para imaginar o Maracanãzinho lotado nos dias das partidas. É muito bom disputar os Jogos Olímpicos no Brasil e num ginásio que já conhecemos. Isso ajuda na adaptação", disse a levantadora Fabíola, que disputará sua primeira edição dos Jogos.

Nos dois títulos das brasileiras, as adversárias na decisão foram os Estados Unidos. A atual capitã da equipe norte-americana, Christa Dietzen, que esteve em quadra na decisão de 2012 e no vice do Grand Prix, no mês passado, elogiou a variação tática da seleção verde e amarela. "O Brasil é um time forte. Há muitos que podem ter uma configuração tática ou outra, mas o Brasil pode usar qualquer uma que segue forte. Estamos tentando desenvolver essa variação. Eu penso que é um time consistente, as centrais e as ponteiras são fortes. Recebemos um relatório que mostra que o estilo de vôlei é o mais parecido com o nosso. O Brasil é um dos times que mais gosto de jogar contra, é como se olhar no espelho. Aprendemos muito na final do Grand Prix sobre o que temos que melhorar".

O vôlei de quadra entrou no programa olímpico na edição de Tóquio 1964. No naipe feminino, a ex-União Soviética é o país com maior número de ouros: quatro. Em seguida vem Cuba, com três medalhas douradas. Brasil, China e Japão, com dois títulos cada, completam o quadro das equipes que já subiram ao topo do pódio na modalidade. A Seleção Brasileira ainda tem dois bronzes (Atlanta 1996 e Sydney 2000).

Nos Jogos Rio 2016, Brasil, Estados Unidos e Rússia são as principais favoritas, enquanto Itália, Sérvia, Holanda e China correm por fora. As 12 equipes estão divididas em dois grupos. Os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final e fazem jogos eliminatórios até a decisão.

Os grupos e os jogos do Brasil

Grupo A: Brasil, Camarões, Argentina, Coreia do Sul, Japão e Rússia

Grupo B: Estados Unidos, China, Sérvia, Itália, Holanda e Porto Rico

6 de agosto (sábado)

15h - Brasil x Camarões

8 de agosto (segunda-feira)

22h35 - Brasil x Argentina

10 de agosto (quarta-feira)

22h35 - Brasil x Japão

12 de agosto (sexta-feira)

22h35 - Brasil x Coreia do Sul

14 de agosto (domingo)

22h35 - Brasil x Rússia

16 de agosto (terça-feira)

10h – Quartas de final

14h – Quartas de final

18h - Quartas de final

22h15 - Quartas de final

18 de agosto (quinta-feira)

13h – Semifinal

22h15 - Semifinal

20 de agosto (sábado)

13h – Disputa Bronze

22h15 – Final

Lucarelli é uma das novas caras do time masculino em busca do tri-olímpico. Foto: Getty Images

Masculino

A seleção comandada pelo técnico Bernardinho estreia no domingo (7.8), às 9h30, contra o México. A dúvida para o jogo é o central Maurício Souza, que sentiu um incômodo no músculo posterior da coxa.

A equipe chega renovada, com oitos estreantes olímpicos, mas credenciada pela boa campanha na última Liga Mundial, finalizada em julho, quando bateu alguns dos principais rivais à medalha dourada, como França, Polônia, Itália e EUA. Apesar disso, a derrota na decisão por 3 x 0 para a Sérvia, que não se classificou para os Jogos do Rio, ligou o sinal de alerta.

"Não vai ser fácil o nosso caminho. Depois de uma final como essa, uma série de coisas virão. O lado positivo é que foi agora. Temos que aprender com isso, seguir em frente, nos fortalecer. Sabemos que vamos sofrer para conquistar o que queremos e essa é uma lição que tempos que aprender", disse Bernardinho depois da derrota para os sérvios.

Entre os homens, os maiores vencedores são os Estados Unidos e a ex-União Soviética, com três ouros cada. Isso sem contar que a atual campeã é a Rússia, que integrava o bloco comunista. Bicampeões, os brasileiros são seguidos, além dos russos, por Japão, Iugoslávia, Holanda e Polônia, países que subiram ao topo do pódio uma única vez.

O formato nos dois naipes é o mesmo. As 12 equipes estão divididas em dois grupos. Os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final e fazem jogos eliminatórios até a decisão.

Os grupos e os jogos do Brasil

Grupo A: Brasil, Itália, Estados Unidos, Canadá, França e México

Grupo B: Polônia, Rússia, Argentina, Irã, Cuba e Egito

7 de agosto (domingo)

9h30 - Brasil x México

9 de agosto (terça-feira)

22h35 - Brasil x Canadá

11 de agosto (quinta-feira)

22h35 - Brasil x EUA

13 de agosto (sábado)

22h35 - Brasil x Itália

15 de agosto (segunda-feira)

22h35 - Brasil x França

17 de agosto (quarta-feira)

10h – Quartas de final

14h – Quartas de final

18h - Quartas de final

22h15 - Quartas de final

19 de agosto (sexta-feira)

13h – Semifinal

22h15 - Semifinal

21 de agosto (domingo)

9h30 – Disputa Bronze

13h15 – Final

Gabriel Fialho – brasil2016.gov.br, com informações da Confederação Brasileira de Vôlei

 

tags: