Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleções de goalball em fase de treinamento no CT Paralímpico para o Mundial

Goalball

17/11/2022 08h40

Goalball

Seleções de goalball em fase de treinamento no CT Paralímpico para o Mundial

Campeonato será entre os dias 8 e 16 de dezembro na cidade de Matosinhos, em Portugal

As Seleções feminina e masculina de goalball treinam até domingo, 20.11, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Este será o último período no local antes de embarcarem para Portugal, onde disputarão o Mundial da modalidade, entre os dias 8 e 16 de dezembro, na cidade de Matosinhos, em Portugal.

“Nesta semana, estamos ajustando detalhes importantes nas jogadas ofensivas e defensivas. Algumas jogadoras participarão pela primeira vez do Mundial. Por isso, estamos trabalhando também a parte psicológica, para que estejam preparadas para as disputas”, analisou Gabriel Goulart, técnico da Seleção feminina de goalball.

Foto: Ale Cabral/ CPB

Dos 12 atletas que representarão o Brasil, seis serão estreantes. Entre eles, a ala Danielle Longhini, que compôs a Seleção de jovens na conquista do ouro inédito no Mundial juvenil da modalidade.

“Era um sonho participar de uma competição de jovens. Alcancei meu objetivo de voltar para casa com a medalha de ouro após um grande desafio dentro e fora de quadra. Estou treinando intensamente para ter o mesmo desempenho no Mundial com a Seleção principal e conquistar o título de campeã lá em Portugal”, comentou Danielle.

Além dela, também participarão pela primeira vez da competição os atletas Emerson da Silva, Paulo Saturnino, Kátia Aparecida, Larissa Santos e Geovana Moura.

A equipe feminina vai enfrentar na fase de grupos as norte-americanas, bicampeãs paralímpicas e maiores ganhadoras de Mundiais. Das dez edições realizadas, elas venceram quatro. Além delas, farão parte da mesma chave: Japão, Israel, Austrália, Egito, Grã-Bretanha e Portugal.

Já a Seleção masculina, atual campeã paralímpica e bicampeã mundial, buscará o inédito tri – feito jamais obtido por nenhum país. Eles enfrentarão Canadá, Japão, Turquia, Argélia, Alemanha, Portugal e Bélgica.

Em ambos, o sistema de disputas é o mesmo: dois grupos com oito países em cada que se enfrentam entre si em turno único, totalizando sete partidas na fase classificatória. Os quatro melhores de cada lado avançam às quartas de final.

Convocados para o Mundial de goalball:

Feminino
Danielle Vilas Longhini
Jéssica Gomes Vitorino
Kátia Aparecida Ferreira Silva
Larissa Santos de Espírito Saturnino
Moniza Aparecida de Lima
Geovana Clara Costa de Moura

Masculino
André Claudio Botelhos Dantas
Emerson Ernesto da Silva
Josemarcio da Silva Sousa
Leomon Moreno da Silva
Paulo Rubens Saturnino
Romario Diego Marques

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)