Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção olímpica de saltos ornamentais é definida e Fluminense campeão do Troféu Brasil

Saltos ornamentais

23/05/2016 11h42

Saltos ornamentais

Seleção olímpica de saltos ornamentais é definida e Fluminense campeão do Troféu Brasil

Time terá nove atletas, entre eles os experientes Hugo Parisi, César Castro e Juliana Veloso. Expectativa é pela classificação de Isaac Souza Filho, na repescagem da FINA, em junho

Encerrado no domingo (22.5) com vitória do Fluminense no Centro de Excelência da modalidade, na Universidade de Brasília (UnB), o 46º Troféu Brasil de Saltos Ornamentais definiu a Seleção Brasileira que defenderá o país nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A Seleção Brasileira Olímpica tem nove nomes, divididos entre os experientes Juliana Veloso, Hugo Parisi e César Castro – a primeira disputará sua quinta Olimpíada e os outros dois partirão para a quarta edição dos Jogos – e seis jovens em sua primeira experiência olímpica.

A saltadora Juliana Veloso, a mais experiente do time, disputará sua quinta Olimpíada. Já Ian Matos (à direita) fará sua estreia na competição nos Jogos Rio 2016. Foto: Getty Images

Mas este time ainda pode crescer a partir do dia 15 de junho, na repescagem da Federação Internacional (FINA), já que há chances de Ingrid Oliveira e Isaac Souza Filho entrarem na disputa da plataforma individual. Ingrid já está dentro dos Jogos no salto sincronizado, mas Isaac, que completa 17 anos um pouco antes dos Jogos, seria a novidade como o caçula do time brasileiro.

Seleção Brasileira de saltos ornamentais nos Jogos OlímpicosRio 2016
(em ordem alfabética)

» César Castro – trampolim de 3 metros
» Giovanna Pedroso – plataforma sincronizada
» Hugo Parisi – plataforma / plataforma sincronizada
» Ian Matos – trampolim de 3 metros sincronizado
» Ingrid Oliveira – plataforma sincronizada
» Jackson Rondinelli – plataforma sincronizada
» Juliana Veloso – trampolim de 3 metros / trampolim de 3 metros sincronizado
» Luiz Felipe Outerelo – trampolim de 3 metros sincronizado
» Tammy Galera Takagi – trampolim de 3 metros sincronizado

Ricardo Moreira, supervisor-técnico da modalidade na Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), resumiu o sucesso da competição e a expectativa para a primeira Olimpíada em solo sul-americano.

“A competição foi muito boa, principalmente por vermos a motivação e disposição dos saltadores em chegarem 100% nas Olimpíadas. Eles estão dando o máximo, treinando forte e lógico que não estão na melhor forma aqui, nem é para estar agora. Mas a preparação é intensa e estão todos muito motivados. A cabeça é muito importante no esporte e nos saltos ornamentais a importância é ainda maior. O atleta estar concentrado é fundamental e nós vemos que os nossos atletas estão nesta direção. A mescla de nossa equipe é muito boa. Temos uma nova geração, que vem surgindo com grande potencial, mas com longo caminho a percorrer. E a experiência do trio Hugo, César e Juliana pode ser muito útil para estes novatos, encurtando este caminho”, declarou Ricardo Moreira.

Os saltos ornamentais do Brasil contam com recursos dos Correios - Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros -, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva - Governo Federal - Ministério do Esporte, COB, Speedo e Estácio.

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos