Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção masculina de handebol disputa amistosos antes da estreia no Mundial

Handebol

03/01/2019 17h14

Handebol

Seleção masculina de handebol disputa amistosos antes da estreia no Mundial

Equipe encara Holanda, Islândia e Noruega até o próximo domingo (6), como preparação para a competição. Estreia será diante da França, hexacampeã mundial, no dia 11

Depois de uma fase de treinamentos na Noruega com foco no Mundial, a seleção brasileira masculina de handebol disputa três amistosos a partir desta quinta-feira (03.01). A estreia no torneio quadrangular, que leva o nome de Gjensidige Cup, será às 17h30 (de Brasília) contra a Holanda. No sábado (5.01), o Brasil enfrenta a Islândia, a partir das 12h30, e no domingo (6.01) o adversário será a anfitriã Noruega, às 15h15. Os jogos serão na capital do país, nas arenas Oslo Spektrum e Nordstrandshallen.

A 26ª edição do Mundial será realizada em cidades da Alemanha e da Dinamarca entre 10 e 27 de janeiro, e o campeão garante vaga direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e para o Mundial de 2021, no Egito. O time do técnico Washington Nunes estreia no dia 11, em Berlim, e, logo de cara, enfrenta a França, hexacampeã mundial (1995, 2001, 2009, 2011, 2015 e 2017) e grande favorita a mais um título. Além dos dois países, integram o Grupo A Rússia, Alemanha, Sérvia e Coreia (combinando atletas das Coreias do Sul e do Norte).

handebol_masculino3x2.jpeg
Equipe brasileira em fase de treinos na Noruega: poucos dias para a estreia no Mundial. Foto: CBHb/Divulgação

“A expectativa é de uma chave extremamente difícil, talvez a mais difícil do Mundial. Temos como adversários dois que são superfavoritos: a Alemanha, por ser anfitriã, e a França, atual campeã”, avalia Ricardo Souza, presidente em exercício da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

Ao todo, 24 equipes disputam o título. A primeira fase será formada por quatro grupos com seis times cada, jogando nas cidades de Berlim, Munique, Herning e Copenhague. Os três melhores de cada grupo avançam na competição, formando dois novos grupos para partidas em Colônia e Herning. As quatro equipes mais bem colocadas nessa fase seguem, então, para as semifinais em Hamburgo. A final e a disputa pelo bronze serão disputadas em Herning, na Dinamarca.

“Houve uma mudança na disputa. Até o ano passado, avançavam quatro para as oitavas de final, e hoje são só três de cada grupo”, explica Ricardo Souza. “Provavelmente vamos disputar a terceira vaga com Rússia, Coreia e Sérvia. Teremos três jogos decisivos para a nossa classificação, mas a gente espera ter uma grande evolução da equipe, que é experiente”, adianta o dirigente.

O elenco

A princípio, 28 atletas formaram uma lista de pré-inscritos para o Mundial, e 20 seguiram para a fase de treinos na Noruega – uma forma de ter substitutos em caso de lesões. O time que, de fato, irá ao Mundial tem 16 nomes, já definidos: Henrique Teixeira, Guilherme Valadão, José Toledo, Thiagus Petrus, Alexandro Pozzer (Tchê), Felipe Borges, Fabio Chiuffa, Vinicius Teixeira, Cleryston Novais, Thiago Ponciano, Haniel Langaro, Raul Nantes, Leonardo Tercariol (Ferrugem), Rudolph Hackbarth, César Augusto Almeida (Bombom) e Gustavo Rodrigues.

Para Ricardo Souza, o elenco conta com nomes de peso. “O Washington priorizou um grupo que já vem trabalhando, atletas que vão estar entre os melhores do mundo, como o Haniel, que está jogando na Liga Francesa. Nossa equipe é experiente e forte, mas caímos no grupo da morte”, comenta, lembrando que o Brasil chegou a vencer a Alemanha em uma partida nos Jogos Olímpicos Rio 2016, ainda na fase preliminar. “Esperamos ter uma excelente participação. Se vamos nos classificar ou não, vai depender do detalhe e do dia”, acredita.

Tabela dos amistosos - Gjensidige Cup:

Quinta-feira (3):
15h15: Noruega 31(16) x 25(14) Islândia
17h30: Brasil x Holanda

Sábado (5):
12h30: Brasil x Islândia
15h15: Noruega x Holanda

Domingo (6):
12h30: Islândia x Holanda
15h15: Brasil x Noruega

Tabela de jogos do Brasil no Mundial (1ª fase):

11.01: Brasil x França
12.01: Brasil x Alemanha
14.01: Brasil x Sérvia
15.01: Brasil x Rússia
17.01: Brasil x Coreia

Ana Cláudia Felizola – rededoesporte.gov.br