Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção masculina de futebol é convocada para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Atletismo

17/06/2021 14h47

Futebol

Seleção masculina de futebol é convocada para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

O técnico André Jardine anunciou os 18 jogadores que vão ao Japão para defender o ouro conquistado no Maracanã, na Rio 2016

Na manhã desta quinta-feira (17.06), o técnico da Seleção Olímpica, André Jardine, anunciou os 18 convocados para defender o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. No auditório da Casa do Futebol Brasileiro, no Rio de Janeiro, Jardine divulgou a lista dos atletas que farão parte do elenco no Japão, no próximo mês.

17062021_selecao_comemora.jpeg
Foto: Ricardo Nogueira/CBF

A lista conta com dez jogadores que atuam no futebol brasileiro e oito que jogam na Europa. Além da geração sub-23 - excepcionalmente sub-24 em Tóquio 2021 – André Jardine e a comissão técnica convocaram três atletas acima da faixa etária, conforme permitido pelo regulamento do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos. São eles: o goleiro Santos, do Athletico (PR), o zagueiro Diego Costa, do Sevilla (ESP) e o lateral Daniel Alves, do São Paulo.

Campeã nos Jogos Rio 2016, a Seleção Olímpica já sabe quais serão seus primeiros passos para tentar repetir a dose em Tóquio. No Grupo D, o Brasil iniciará sua trajetória em Yokohama, contra a Alemanha, no dia 22 de julho. O duelo, coincidentemente, reedita a final do Maracanã, vencida pelo Brasil nos pênaltis.

A segunda rodada será disputada no mesmo estádio, contra a Costa do Marfim, no dia 25.06. O fim da fase de grupos será no dia 28 de julho, contra a Arábia Saudita, em Saitama.

CONVOCADOS

GOLEIROS
Santos - Athletico (PR)
Brenno - Grêmio (RS)

LATERAIS
Daniel Alves - São Paulo (SP)
Gabriel Menino - Palmeiras (SP)
Guilherme Arana - Atlético (MG)

ZAGUEIROS
Gabriel Guimarães - Arsenal (ING)
Nino - Fluminense (RJ)
Diego Carlos - Sevilla (ESP)

MEIAS
Douglas Luiz - Aston Villa (ING)
Bruno Guimarães - Lyon (FRA)
Gerson - Flamengo (RJ)
Claudinho - Red Bull Bragantino (SP)
Matheus Henrique - Grêmio (RS)

ATACANTES
Matheus Cunha - Hertha Berlim (ALE)
Malcom - Zenit (RUS)
Antony - Ajax (HOL)
Paulinho - Bayer Leverkusen (ALE)
Pedro - Flamengo (RJ)

Longo ciclo

A convocação do técnico André Jardine encerra um extenso ciclo olímpico da Seleção Brasileira. A preparação teve início em 2019, encabeçada por Branco, Coordenador das Seleções de Base da CBF. Ao longo dos dois anos de trabalho, foram sete etapas oficiais de preparação em cinco países: Brasil, Egito, Espanha, França e Sérvia – além do Torneio Pré-Olímpico, na Colômbia.

Desde o início do projeto, 71 nomes foram convocados e avaliados na Seleção Olímpica. Em 22 jogos disputados, foram 15 vitórias, três empates e quatro derrotas, com 52 gols marcados e 19 sofridos. Um aproveitamento de 73%.

Seis medalhas

Na história olímpica, a seleção masculina subiu ao pódio seis vezes. Além do ouro conquistado no Rio de Janeiro, a equipe já havia batido na trave, com a medalha de prata, em três ocasiões. Nos Jogos de 2012, em Londres, o Brasil foi batido pelo México por 2 x 1 na final. O mesmo resultado foi registado na final de 1988, em Seul, na decisão diante da então União Soviética. Quatro anos antes, nos Jogos de Los Angeles, em 1984, o Brasil foi batido pela França por 2 x 0. Em outras duas ocasiões, a equipe nacional ficou com o bronze: nos Jogos de Atlanta (1996) e nos Jogos de Pequim, em 2008.

TABELA DA PRIMEIRA FASE

1ª rodada
Brasil x Alemanha
Estádio Yokohama
Data: 22 de julho
Horário: 8h30 (de Brasília)

2ª rodada
Brasil x Costa do Marfim
Estádio Yokohama
Data: 25 de julho
Horário: 5h30 (de Brasília)

3ª rodada
Brasil x Arábia Saudita
Estádio Saitama
Data: 28 de julho
Horário: 5h (de Brasília)

Fonte: Confederação Brasileira de Futebol (CBF)