Volei
Vôlei
Seleção feminina tem três jogos decisivos em Uberlândia para garantir vaga em Tóquio
Desde meados de maio, a Seleção Feminina de vôlei se reuniu para a Liga das Nações com o foco em aproveitar a maratona de 15 jogos na fase de classificação e mais quatro da etapa decisiva para dar rodagem, entrosamento e padrão ao grupo. O foco maior era nos três jogos mais importantes da temporada. O período de "esquenta" foi bem aproveitado, com 13 vitórias e seis derrotas em 19 duelos, que culminou no vice-campeonato do torneio que reúne as 16 equipes melhores ranqueadas do planeta.
- A central Bia no ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), palco das três partidas da seletiva olímpica. Foto: CBV
"Chegamos à semana mais importante da temporada. A equipe cresceu muito e evoluímos bastante na Liga das Nações. Precisamos entrar em quadra concentradas e vamos ter que pensar jogo a jogo"
Bia, central da seleção feminina de vôlei
Toda a preparação vai ser posta à prova a partir desta quinta-feira (01.08), no Pré-Olímpico de vôlei feminino. Serão três partidas no ginásio Sabiazinho, na cidade mineira de Uberlândia. Brasil, Camarões, Azerbaijão pertencem ao Grupo D. Ao todo são seis chaves. Em cada um deles, as quatro equipes jogam entre si em turno único. O campeão de cada grupo ocupará as primeiras seis vagas nos Jogos Olímpicos de 2020. O campeonato olímpico no Japão terá 12 seleções. As outras seis virão em seletivas continentais.
Na estreia em Uberlândia, o Brasil enfrenta Camarões, a partir das 14h15 desta quinta. Na sequência, os adversários serão Azerbaijão, na sexta, e República Dominicana, no sábado. Dada a disparidade técnica, os dois primeiros jogos têm vocação para treinos de luxo. O duelo decisivo deve ser contra as dominicanas.
A equipe caribenha, treinada pelo técnico brasileiro Marcos Kwiek, foi a responsável por uma das seis derrotas do Brasil na Liga das Nações. Uma derrota por 3 sets 1 na primeira das cinco semanas da fase de classificação. De lá para cá, o time evoluiu, jogadoras experientes foram recuperadas e integradas.
"Estamos na fase final da preparação, com ajustes e muito estudo. Essa é a primeira chance para nos classificarmos para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Temos que ter cuidado para tudo correr bem com as partes física, técnica e tática. Agora é corrigir os detalhes", disse o técnico da seleção brasileira, José Roberto Guimarães.
Eleita a melhor central da Liga das Nações e em grande fase, a central Bia espera que o time renda tudo o programou nesses quase três meses. “Chegamos à semana mais importante da temporada. A equipe cresceu muito e evoluímos bastante na Liga das Nações. Precisamos entrar em quadra concentradas e vamos ter que pensar jogo a jogo buscando essa classificação para Tóquio”, disse Bia.
O time oficial ainda não foi divulgado, mas Zé Roberto já confirmou a presença da central Carol, atleta que defende as cores do Dentil/Praia Clube (MG), time de Uberlândia. "Sabemos que essa cidade ama voleibol e acredito que esse ginásio vai estar lotado como nas finais da Superliga. O Pré-Olímpico é um campeonato difícil porque só dá uma vaga. A República Dominicana evoluiu bastante e ainda vamos enfrentar Azerbaijão e Camarões. Temos um grupo muito bom e espero sair com essa vaga", disse a atleta.
Programação
Pré – Olímpico feminino
Local: Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG)
01.08 – (QUINTA-FEIRA) – Brasil x Camarões, às 14h15
02.08 – (SEXTA-FEIRA) - Brasil x Azerbaijão, às 14h15
03.08 – (SÁBADO) Brasil x República Dominicana, às 10h
Rededoesporte.gov.br, com informações da Confederação Brasileira de Vôlei