Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção feminina de rúgbi encerra participação nos Jogos em 11º lugar

Rugby

31/07/2021 11h16

TÓQUIO 2021

Seleção feminina de rúgbi encerra participação nos Jogos em 11º lugar

Yaras mostraram equilíbrio na defesa e no ataque para comemorar primeira vitória no torneio, sobre o Japão

A seleção feminina de rúgbi de 7 encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio com um triunfo sobre as anfitriãs japonesas por 21 a 12. A partida foi disputada na manhã de sábado no Japão (noite de sexta no Brasil).

rugbi_final.jpeg
Foto: Mike Lee/World Rugby

A primeira vitória brasileira nesta edição do torneio foi marcada pela postura equilibrada da equipe, tanto no ataque quanto na defesa. Tackles, scrums, roubadas de bola e lances pelas laterais resultaram em boas oportunidades ao longo de toda a partida.

No primeiro tempo, aos 2min30s, inauguraram a contagem com um try da capitã Raquel Kochhann e uma conversão da scrum-half Isadora "Izzy" Cerullo.

A agressividade das Yaras fez as japonesas acelerarem o ritmo de jogo e conseguirem a virada no placar com dois tries de Haruka Hirotsu e Wakaba Hara e uma conversão de Mio Yamanaka. Mas antes da árbitra britânica Sara Cox anunciar o intervalo, Bianca Silva mostrou mais uma vez porque atualmente é a maior pontuadora do Brasil e arrancou para um try, que em seguida deixou Izzy de frente para o H para marcar mais dois pontos. Foi o terceiro try de Bianca no torneio.

Com 14 a 12 no placar, as brasileiras voltaram para a segunda etapa com um jogo muito defensivo. As entradas de Mariana Nicolau, Marina Fioravanti, Thalita Costa, Aline Furtado e Leila Silva colaboraram bastante na luta pela posse de bola no meio de campo. As brasileiras induziram as adversárias a erros cruciais e, já nos descontos, foram recompensadas com mais um try, desta vez assinalado por Marina. A conversão completada por Raquel Kochhan fechou o placar com nove pontos de vantagem para o time brasileiro.

Investimentos federais

As equipes brasileiras passaram a ter um Centro de Treinamento de excelência com a construção do campo de rúgbi da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), inaugurado no início de 2016 e que serviu para treinos nas Olimpíadas. A instalação fez parte de um investimento de R$ 61,4 milhões do Governo Federal que incluiu campo de hóquei sobre a grama e piscina olímpica.

No ciclo olímpico dos Jogos de Tóquio, o Ministério da Cidadania investiu R$ 12,37 milhões no rúgbi por meio do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal. Entre 2017 e 2021, foram concedidas 905 bolsas em todas as categorias para atletas da modalidade. Nas Olimpíadas no Japão, 11 das 12 jogadoras convocadas são contempladas pelo programa.

Fonte: CBRu