Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção feminina de handebol treina no Rio em instalação que será usada para os Jogos

09/06/2015 14h54

Seleção feminina de handebol treina no Rio em instalação que será usada para os Jogos

Equipe fica concentrada no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX) até quinta e disputa desafio internacional contra a Noruega no fim de semana, em São Bernardo do Campo (SP)

Para a seleção feminina de handebol, o sonho de conquistar uma medalha olímpica começou a ficar ainda mais próximo nesta semana. A equipe está concentrada no Rio de Janeiro até quinta-feira (11.06) e já projeta o que está por vir.

O Brasil tem um grande desafio nos próximos dias. O time comandado pelo dinamarquês Morten Soubak recebe a Noruega para o Desafio das Campeãs, com jogos na sexta-feira (12.06) e domingo (14.06), em São Bernardo do Campos (SP). Apesar de o foco estar nos dois amistosos contra as atuais campeãs olímpicas, é muito difícil não pensar que a maior meta deste ciclo é tirar das adversárias algo muito maior: o ouro olímpico.

Foram elas que eliminaram o Brasil nas quartas de final nos Jogos de Londres 2012 e acabaram com o sonho de uma medalha inédita. Depois disso, as brasileiras evoluíram e conquistaram o título de campeãs mundiais. Mas a excelente campanha interrompida no Reino Unido ficou marcada. Em 2016, a meta é que tudo seja bem diferente.

"É engraçado para quem, como no meu caso, mora fora do País, e fica um pouco distante do que está acontecendo aqui, pois quando colocamos o pé no Brasil, já começamos a ter contato com os fãs e entender melhor o que está por vir", contou Alexandra Nascimento.

Para a experiente pivô Daniela Piedade, os Jogos Olímpicos têm um espírito totalmente diferente das outras competições. "É sempre muito difícil jogar. São menos equipes para disputar as medalhas, então, acredito que a pressão para o Brasil, que estará dentro de casa, vai ser muito maior. Para o atleta, saber que a família vai estar na arquibancada, ter aquilo de querer fazer o melhor, muitas vezes ajuda e outras não. Temos sempre que pensar positivo, focar nos nossos objetivos e, cada vez mais, diminuir os erros", comentou a atleta, que já participou três vezes dos Jogos.

Ministério do Esporte
Ministério do Esporte#Centro de Capacitação Física do Exército receberá treinamentos de equipes nacionais de várias modalidades para os Jogos Rio 2016
Centro de Capacitação Física do Exército receberá treinamentos de equipes nacionais de várias modalidades para os Jogos Rio 2016

CCFEX

O treinamento no Rio está sendo realizado no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX), que recebe investimento de R$20,4 milhões do Ministério do Esporte em reformas e aquisição de equipamentos. Além do handebol, o CCFEx funcionará como instalação de treinamento para as equipes nacionais das seguintes modalidades: atletismo, boxe, vôlei de praia, maratonas aquáticas, natação, basquete, nado sincronizado, saltos ornamentais, tiro com arco, esgrima, futebol, taekwondo, tênis de mesa, levantamento de peso, triatlo, badminton, pentatlo moderno, judô e vôlei.

As obras no CCFEx estão sob a responsabilidade do Exército e têm como finalidade adequar as instalações esportivas e não esportivas (telefonia, internet, segurança, saúde, esgotamento sanitário, iluminação e acessibilidade). Os equipamentos esportivos serão os já existentes no local e os que serão cedidos pelas confederações esportivas.

"Ter vindo para o Rio, sabendo que as Olimpíadas serão aqui e, treinar aqui no CCFEX, que está nos cedendo uma estrutura maravilhosa, está sendo muito bom. Podemos nos concentrar 100%", explicou Alexandra,  eleita a melhor jogadora do Mundo em 2012. 

Programação

Rio de Janeiro (RJ) - CCFEX

Terça-feira (09.06)
9h às 11h30 - Treino de quadra (com Noruega)
17h30 às 19h - Treino de quadra 

São Bernardo do Campo (SP)

Sexta-feira (12.06)
10h às 11h30 - Academia
17h30 - Brasil x Noruega

Sábado (13.06)
16h30 às 18h - Treino

Domingo (14.06)
10h - Brasil x Noruega

brasil2016.gov.br, com informações da Confederação Brasileira de Handebol