Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção de judô inicia nesta sexta a disputa do Pan-Americano, no México

Judô

20/11/2020 10h04

Judô

Seleção de judô inicia nesta sexta a disputa do Pan-Americano, no México

Lutas ocorrem em Guadalajara. Competição distribui até 700 pontos no ranking mundial classificatório para Tóquio

A delegação brasileira de judô estreia nesta sexta-feira, 20.11, no Campeonato Pan-Americano Sênior de Judô, em Guadalajara, no México. O torneio segue até domingo, 22.11, com a disputa por equipes mistas. O Pan de judô é uma das competições que distribuem pontos (700 para os campeões) no ranking mundial classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021.

Eleudis Valentim é umda das atletas em ação já nesta sexta-feira, em Guadalajara, no México. Foto: Roberto Castro/ rededoesporte.gov.br

O evento encerra o calendário de internacional do judô em 2020. Após a paralisação dos eventos pela pandemia do novo coronavírus, a seleção disputou dois torneios: em setembro, a Taça Kobayashi, em Coimbra, e, em outubro, o Grand Slam da Hungria, que valeu pontos no ranking.

“A preparação foi boa, estudei bastante as adversárias e me sinto pronta para esse Pan-Americano, que é uma competição que soma muitos pontos no ranking”
Jéssica Pereira, peso Leve

 A equipe participou também de treinamento de campo em Coimbra, Portugal, com a Missão Europa, do COB, e de dois treinamentos de campo nacionais promovidos pela CBJ, em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo.

“A preparação foi boa, estudei bastante as adversárias e me sinto pronta para esse Pan-Americano, que é uma competição que soma muitos pontos no ranking”, avaliou a peso leve Jéssica Pereira, que é bicampeã pan-americana (2017 e 2018), mas em outra categoria, a meio-leve (52kg).

“Pude competir em Portugal e foi uma experiência incrível, porque não conheço muitas atletas nessa nova categoria. Lá, fiz uma luta com a Telma Monteiro (11ª no ranking mundial) e foi muito importante para mim essa evolução desde Portugal até aqui. Me sinto mais preparada para lutar o Pan”, concluiu.

Além dela, na equipe feminina, viajaram para Guadalajara Larissa Pimenta (52kg), Eleudis Valentim (52kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Beatriz Souza (+78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg). Ketelyn Nascimento (57kg) apresentou resultado positivo para Covid-19 no teste pré-viagem e não disputará o Pan. A atleta está assintomática, em isolamento, e recebendo os cuidados necessários.

Entre os homens, o Brasil viajou com força máxima. O time conta com Eric Takabatake (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Eduardo Katsuhiro (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva Baby (+100kg) e David Moura (+100kg).

As principais potências continentais, como Cuba e Canadá, estão levando atletas para a disputa no México, que promete ser bastante equilibrada em algumas categorias. Entre os destaques aparecem as campeãs olímpicas Paula Pareto (48kg/ARG) e Idalys Ortiz (+78kg/CUB), no feminino, e Ivan Felipe Silva Morales, de Cuba, vice-campeão mundial dos médios (90kg).

PROGRAMAÇÃO (horário de Brasília-DF)

Sexta-feira, 20.11
13h - Preliminares
18h30 - Medalhas

Eric Takabatake (60kg/EC Pinheiros/FPJudo)
Daniel Cargnin (66kg/Sogipa/FGJ)
Eduardo Katsuhiro (73kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudo) 
Larissa Pimenta (52kg/EC Pinheiros/FPJudo)
Eleudis Valentim (52kg/Instituto Reação/FJERJ)
Jéssica Pereira (57kg/Instituto Reação/FJERJ)
Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa/FGJ)

Sábado, 21.11
13h - Preliminares
18h - Medalhas

Eduardo Yudy Santos (81kg/EC Pinheiros/FPJudo)
Rafael Macedo (90kg/Sogipa/FGJ)
Rafael Buzacarini (100kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)
Leonardo Gonçalves (100kg/Sogipa/FGJ)
Rafael Silva Baby (+100kg/EC Pinheiros/FPJudo)
David Moura (+100kg/Instituo Reação/FJERJ) 
Maria Portela (70kg/Sogipa/FGJ)
Beatriz Souza (+78kg/EC Pinheiros/FPJudo)
Maria Suelen Altheman (+78kg/EC Pinheiros/FPJudo)

Domingo, 22
Competição por Equipes Mistas
12h - Preliminares
15h - Medalhas

Fonte: Confederação Brasileira de Judô