Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção de futebol de 5 conhece rivais do Grand Prix de Tóquio

Atletismo

24/01/2020 14h19

Futebol de 5

Seleção de futebol de 5 conhece rivais do Grand Prix de Tóquio

Treinador poupa alguns dos principais nomes e chama garotos para torneio que servirá como evento-teste. Nos Jogos Paralímpicos, Brasil tentará o quinto título consecutivo

A Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA na sigla em inglês) divulgou os grupos do Grand Prix de futebol de 5, que será disputado entre 16 e 21 de março, em Shinagawa, na região metropolitana de Tóquio. O torneio servirá como evento-teste para os Jogos Paralímpicos. A seleção brasileira está no Grupo B, ao lado de Espanha, França e Tailândia. O Grupo A é formado por Argentina, China, Japão e Alemanha. O técnico Fábio Vasconcelos pretende utilizar o torneio para observar alguns jovens atletas de seu grupo e o nível da concorrência – quatro dos cinco primeiros colocados do ranking mundial participarão do campeonato.

Nonato é um dos convocados pelo técnico Fábio Vasconcelos. Foto: Danilo Borges/ rededoesporte.gov.br
"Claro que o objetivo do Brasil é sempre brigar pelos títulos, mas neste em especial vou levar alguns jogadores mais novos que ainda não foram a competições internacionais"
Fábio Vasconcelos, técnico da Seleção Brasileira

"Claro que o objetivo do Brasil é sempre brigar pelos títulos, mas neste em especial vou levar alguns jogadores mais novos que ainda não foram a competições internacionais, caso do Jonatan. Também estou levando o Maicon novamente... Vai ser interessante, vou colocar dois times e rodar bastante", explica o treinador, citando dois atletas vindos da seleção de base. Seguindo essa lógica, nomes consagrados, como os de Luan, Ricardinho, Cássio e Jefinho não foram chamados.

Pelo regulamento do torneio, as equipes jogam entre si em turno único nos grupos. Os dois melhores de cada chave se cruzam nas semifinais. Na edição de 2019, também realizada em Tóquio e da qual o Brasil não participou, a Argentina se sagrou campeã ao derrotar a Inglaterra na final por 2 x 0. A Espanha foi medalha de bronze com 1 x 0 sobre os donos da casa.

Brasileiros e espanhóis farão o jogo de abertura do Grand Prix 2020, no dia 16 de março, a partir das 11h locais (23h do dia anterior em Brasília). A decisão será no dia 21, a partir das 18h locais (6h no Brasil). As partidas serão transmitidas ao vivo pela IBSA e exibidas nos canais oficiais da CBDV (site e Facebook).

Ricardinho fez o gol que deu o título e decretou o tetracampeonato paralímpico do Brasil na final da Rio 2016, contra o Irã. Foto: Danilo Borges/ rededoesporte.gov.br

Novas regras e dominância brasileira

photo_AomiUrbanSportsVenueEN.jpg
Perspectiva da estrutura no Parque Olímpico de Aomi

Desde os Jogos Rio 2016, algumas regras do futebol de cinco mudaram. A mais significativa é o aumento do gol, de 3 x 2m para o tamanho de uma trave de hóquei sobre a grama (3,66m x 2,14m). O ajuste deve permitir que as partidas tenham placares mais elásticos. A duração dos jogos também sofreu ajustes. Antes, eram dois tempos de 25 minutos com relógio contínuo. A partir de Tóquio 2020, serão dois tempos de 20 minutos com paradas no cronômetro toda vez que a bola sair do campo ou houver faltas. 

O futebol de cinco estreou no programa dos Jogos Paralímpicos na edição de 2004, na Grécia. Desde então, o Brasil estabeleceu uma dominância inquestionável na modalidade: a seleção venceu todas as quatro edições. Além do ouro em Atenas, foi campeão em Pequim (2008), Londres (2012) e chegou ao tetra em casa, numa final apertada contra o Irã, vencida por 1 x 0 com um gol de Ricardinho.

Os jogos do futebol de cinco em Tóquio serão no Parque Urbano de Aomi, na região próxima à Baía de Tóquio. A instalação será temporária e vai abrigar, nos Jogos Olímpicos, o basquete 3 x 3 e as provas de escalada. No futebol de cinco, a capacidade da instalação será de 4.300 torcedores.

Convocados

Goleiros
Matheus Costa Bumussa: Apadevi-PB
Tales Antonio Silva Rezende: ABDV-DF

Fixo
Damião Robson de Souza Ramos: Apace-PB

Alas
Maurício Tchopi Dumbo: Agafuc-RS
Tiago da Silva: Agafuc-RS
Jardiel Vieira Soares: ICB-BA
Raimundo Nonato Alves Mendes: Agafuc-RS
Maicon Júnior dos Santos Mendes: ICB-BA
Gledson da Paixão Barros: ICB-BA

Pivô
Jonatan Felipe Borges da Silva: Agafuc-RS

Tabela do GP de Tóquio

16/3
BRASIL x ESPANHA

17/3
FRANÇA x TAILÂNDIA
ARGENTINA x CHINA
JAPÃO x ALEMANHA
ESPANHA x TAILÂNDIA

18/3
FRANÇA x BRASIL
CHINA x ALEMANHA
JAPÃO x ARGENTINA
TAILÂNDIA x BRASIL

19/3
ESPANHA x FRANÇA
ALEMANHA x ARGENTINA
CHINA x JAPÃO

21/3
Semifinal 1
Semifinal 2

22/3
Disputa do terceiro lugar
FINAL

Fonte: rededoesporte.gov.br, com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)