Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção Brasileira masculina de polo aquático estreia neste sábado com esperança de fazer história

Polo aquático

06/08/2016 04h00

POLO AQUÁTICO

Seleção Brasileira masculina de polo aquático estreia neste sábado com esperança de fazer história

Modalidade disputa os primeiros seis jogos no Parque Aquático Maria Lenk. Brasil enfrenta a Austrália às 20h50

Com uma ascensão impressionante nos últimos anos, a Seleção Brasileira masculina de polo aquático estreia neste sábado (6.8) nos Jogos Olímpicos Rio 2016 com esperança de fazer história. O primeiro jogo é diante da Austrália, a partir das 20h50, no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca.

A última vez que o Brasil participou da competição foi na edição de Los Angeles 1984, quando terminou na 12ª posição. Dessa vez, comandados pelo vitorioso técnico croata Ratko Radic, os brasileiros esperam alçar voos mais altos. Para isso, terão de superar equipes tradicionais como Sérvia, Hungria, Croácia, Itália, Grécia e Estados Unidos. Resultados como a medalha de bronze na Liga Mundial de 2015, por exemplo, dão confiança à Seleção.

Seleção treina no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca: que venham os australianos. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Além do jogo do Brasil, outras cinco partidas serão disputadas no primeiro dia do torneio masculino da modalidade. Os primeiros a cair na água serão Sérvia e Hungria, a partir das 9h. Depois, medem forças Estados Unidos e Croácia, às 10h20; Espanha e Itália, a partir das 11h40; Grécia e Japão, em jogo marcado para 13h; e França e Montenegro, confronto que tem início às 19h30.

O torneio masculino tem 12 seleções, divididas em dois grupos, com seis equipes cada. Todas se enfrentam e as quatro melhores de cada chave avançam à fase eliminatória, com quartas de final, semifinal e final disputadas em jogo único. O Grupo A tem Sérvia, Grécia, Brasil, Austrália, Japão e Hungria. No Grupo B estão Estados Unidos, Espanha, França, Montenegro, Itália e Croácia.

O torneio feminino só tem início no dia 9 de agosto, quando o Brasil enfrenta a Itália, a partir das 10h20. São oito seleções, alocadas em dois grupos de quatro equipes. Nenhuma equipe é eliminada nesta fase: os resultados apenas definem os confrontos das quartas de final. No Grupo A estão Itália, Rússia, Austrália e Brasil. O Grupo B tem Espanha, China, Hungria e Estados Unidos.

Mateus Baeta – brasil2016.gov.br