Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção Brasileira feminina de rúgbi disputa as primeiras partidas olímpicas neste sábado

Rugby

06/08/2016 03h49

RÚGBI

Seleção Brasileira feminina de rúgbi disputa as primeiras partidas olímpicas neste sábado

Brasil enfrenta a Grã-Bretanha às 12h, no Estádio de Deodoro. Às 17h30, elas voltam a jogar, desta vez contra o Canadá

O rúgbi é um dos esportes estreantes nos Jogos Rio 2016 ao lado do golfe. A modalidade que chega ao evento não é o tradicional, jogado com 15 atletas de cada lado. Para as Olimpíadas, o escolhido foi o rúgbi sevens, disputado no mesmo campo, mas com apenas sete atletas de cada lado. Outra diferença é a duração das partidas: são apenas dois tempos de sete minutos.

Rugbi_Getty_Images.jpg
O rúgbi faz sua estreia em Jogos Olímpicos no Rio 2016 com o Brasil em ação neste sábado. Foto: Getty Images

A Austrália e a Nova Zelândia são as grandes potências da modalidade. O Brasil chegou ao mundo profissional do rúgbi recentemente, mas já conta com participações importantes no Circuito Mundial.

No Rio 2016, a Seleção feminina está no Grupo C ao lado de Canadá, Grã-Bretanha e Japão. A primeira partida será contra as britânicas, às 12h deste sábado (6.8). Mais tarde, às 17h30, o time volta ao gramado do Estádio de Deodoro, sede da modalidade, para encarar o Canadá. Já no domingo (7.8), as anfitriãs recebem o Japão, às 12h, pela última rodada da fase de grupos.

No masculino, a Seleção da casa integra o Grupo A com Fiji, Estados Unidos e Argentina. A estreia será em 9 de agosto, contra Fiji, às 13h30.

"Os Jogos Olímpicos representam a oportunidade única de mostrar a paixão que temos por esse esporte e todos os valores que ele nos agrega dentro e fora de campo. Temos a chance de jogar em casa e apresentar aos brasileiros o quanto o rúgby pode ser um esporte democrático, onde cada um pode usar das suas melhores habilidades e ajudar o time a evoluir dentro de campo. Isso é trabalho em equipe, união, cooperação e respeito, pois cada um faz o seu melhor e ainda assim sempre busca superar as expectativas dentro das suas limitações", afirmou Paula Ishibashi, capitã da Seleção Brasileira.

O rúgbi retorna aos Jogos Olímpicos Rio 2016 após 92 anos. O esporte já foi praticado em quatro edições, contudo, na modalidade XV, em que 15 atletas de cada lado defendem a sua nação. Em 2016, o formato rugby Sevens foi o escolhido para a disputa.

Rúgbi de sete – Jogos Olímpicos Rio 2016
Local: Estádio de Deodoro

Grupo A: Estados Unidos, Fiji, Austrália e Colômbia

Grupo B: França, Espanha, Nova Zelândia e Quênia

Grupo C: Grã Bretanha, Brasil, Canadá e Japão
Sábado, dia 6 de agosto
12h – Grã-Bretanha x Brasil
12h30 – Canadá x Japão

17h00 – Grã-Bretanha x Japão

17h30 – Canadá x Brasil

Brasil: Paula Ishibashi (capitã), Amanda Araújo, Beatriz Futuro Muhlbauer, Claudia Teles, Edna Santini, Haline Leme Scatrut, Isadora Cerullo, Júlia Sardá, Juliana Esteves, Luiza Gonzalez da Costa Campos, Raquel Cristina Kochhann, Tais Bernal Balconi.

Vagner Vargas – brasil2016.gov.br, com informações da Confederação Brasileira de Rugby

tags: