Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sabrina Cass faz a estreia do Brasil no moguls olímpico e segue na disputa por vaga na final

Geral

03/02/2022 15h45

Pequim 2022

Sabrina Cass faz a estreia do Brasil no moguls olímpico e segue na disputa por vaga na final

Atleta de 19 anos precisa ficar entre as 10 melhores na segunda qualificatória para avançar

O Brasil fez sua estreia em Pequim 2022. Nesta quinta, 03.02, Sabrina Cass disputou a primeira classificatória da prova de moguls, do esqui estilo livre, no Parque de Neve de Genting, na zona de Zhangjakou, e ficou na 21ª colocação. As 10 primeiras avançaram diretamente para a final e, no próximo dia 6, às 7h da manhã (de Brasília), a brasileira disputa a segunda qualificatória. Se ficar entre as 10 melhores, também avança para a final 1.

Foto: COB

Essa foi a primeira participação do Brasil em uma prova de moguls em uma edição de Jogos Olímpicos. “Hoje realizei um sonho. Queria vir para os Jogos Olímpicos desde pequena. Sempre sonhei, mas nunca imaginei que isso poderia se tornar realidade. É emocionante representar o Brasil. Estou muito feliz por ter chegado até aqui e agradeço a todos que me ajudaram e torceram por mim”, disse Sabrina.

Campeã mundial júnior em 2019 na mesma prova que disputou em Pequim quando ainda defendia os Estados Unidos, Sabrina estreou pelo Brasil em novembro do ano passado, com um nono lugar no Aberto de Idre Fjall, na Suécia. Para se classificar, teve que ficar entre as 30 melhores do mundo. Ela sempre quis defender o Brasil, mas demorou a descobrir que a Confederação Brasileira de Desportos da Neve (CBDN) existia. Ela mesma entrou em contato com a CBDN e, nesta quinta, realizou o sonho de representar o país do coração nos Jogos Olímpicos.

“Tem coisas que posso melhorar. Tenho um pouco de dificuldade saindo dos saltos, mas posso melhorar isso para a segunda qualificação. Se conseguir me sair melhor nisso, acho que dá pra brigar por uma vaga na final”, afirmou.

“Encaramos hoje como um dia de treino. Tínhamos o objetivo de consertar as saídas nos aéreos, e a Sabrina foi bem nessa questão. Ela tem tudo para tentar um top 10 na próxima fase e chegar à final”, disse a técnica Nessa Dziemian.

Na prova de moguls, a descida tem que ser feita no menor tempo possível e fazendo dois saltos com acrobacias. Uma pontuação final é dada de acordo com a técnica de esqui, as manobras aéreas e o tempo para completar o percurso. Sabrina conseguiu 62.20 pontos, na 21ª colocação. Antes dela, o Brasil só havia sido representado uma única vez no estilo livre, só que na prova do aéreos, em Sochi 2014, quando Josi Santos ficou na 22ª colocação. Para conseguir a boa colocação, Sabrina enfrentou condições difíceis na pista em Genting, como temperaturas muito baixas e neve artificial.

“Não achei as condições muito ruins. Nasci esquiando em Vermont (EUA) e lá tem muitas pedras de gelo o tempo todo. Então estou acostumada. Quando estou esquiando, não dá pra sentir muito o frio, nem diferença na neve”, completou.

O Time Brasil em Pequim 2022 conta com 11 atletas, sendo um reserva: a equipe de bobsled composta por Edson Bindilatti, Edson Martins, Erick Vianna, Rafael Souza e Jefferson Sabino (reserva); Jaqueline Mourão, Eduarda Ribera e Manex Silva, do esqui cross-country; Nicole Silveira, do skeleton; Michel Macedo, do esqui alpino; além de Sabrina Cass, do esqui estilo livre moguls. O único que ainda não está na China é Michel, que tem chegada prevista ao país no próximo dia 8.

Pequim 2022 é a nona participação brasileira em Jogos de Inverno, iniciada em Albertville 1992. No total, até Pequim, 35 atletas do Brasil, sendo dez mulheres, em oito esportes (esqui alpino, bobsled, esqui cross country, luge, snowboard, biatlo, esqui estilo livre e patinação artística), participaram da competição.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil