Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rúgbi, tênis de mesa e vôlei sentado fazem os primeiros treinos em Lima

Geral

19/08/2019 15h57

Lima 2019

Rúgbi, tênis de mesa e vôlei sentado fazem os primeiros treinos em Lima

Jogos Parapan-Americanos têm início no Peru no próximo dia 23

Banner - Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

O Brasil deu início na manhã do último domingo (18.08) aos primeiros treinamentos nos locais de competição dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, no Peru. Três modalidades puderam conhecer as instalações da capital peruana: rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa e vôlei sentado. Os atletas deixaram suas primeiras impressões quanto à estrutura, e a equipe feminina de vôlei pôde, inclusive, ter seu primeiro duelo.

O tênis de mesa treinou no período da tarde, com dois grupos: um com os atletas andantes (classes 6 a 10) e outro com os cadeirantes (1 a 5). Trinta brasileiros farão parte das chaves da modalidade, uma das que mais rende medalhas ao país na competição continental.

parapan_tenisdemesa.jpg
Foto: Alê Cabral/CPB

"Agora dá para dizer que o Parapan começou! A estrutura é sensacional, então estou muito feliz de chegar pela segunda vez a esta competição. Gostei demais e o clima não tem comparação. Apenas quem está e sente algo assim sabe como é. Não tenho palavras para descrever o quão feliz eu estou de estar aqui", disse Cátia Oliveira, mesatenista que é a atual vice-campeã mundial da classe 2.

"É de suma importância esse reconhecimento, se ambientar ao local que vai competir, às mesas, à iluminação. Essa chegada com antecedência faz muita diferença. É um local muito bonito e o ambiente é propício para grandes jogos e grandes emoções. Quando começar a competição, estaremos com 100% de condições para enfrentar nossos adversários", disse Iranildo, da classe 2, que faturou o ouro no individual e por equipes nas últimas três edições de Parapan.

O rúgbi em cadeira de rodas fez o reconhecimento da área de competição, no Ginásio Polideportivo Villa el Salvador. A instalação fica ao lado da Vila dos Atletas e é um dos poucos esportes a serem realizados na região. A bocha, cuja delegação conta com 13 brasileiros, também será disputada nessa arena.

"É uma competição curta, então temos de encarar jogo a jogo. Temos a nossa estratégia e almejamos um bom lugar na fase de classificação. O primeiro jogo será contra a Colômbia, com quem disputamos diretamente uma medalha. A gente tem de começar com altíssima intensidade, pois os principais jogos são no início do torneio", disse Ana Ramkrapes, técnica da equipe brasileira de rúgbi.

Por fim, o vôlei sentado também esteve em ação. Os homens chegaram primeiro à Villa Deportiva Regional del Callao, que receberá o vôlei sentado, o goalball e o parataekwondo. A equipe feminina veio em seguida. Vale ressaltar que os dois times subiram ao pódio em Toronto, na edição de 2015 do Parapan: o masculino ficou com a medalha de ouro, enquanto a equipe feminina foi prata.

Mudança na delegação

Maior delegação brasileira em Lima 2019, a equipe de atletismo brasileiro sofreu uma alteração. A atleta Silvânia Costa, campeã paralímpica e recordista mundial do salto em distância T11 (para cegos), foi substituída por Clélia Alfredo. A sul-mato-grossense foi desconvocada em razão da inclusão de seu nome na mais recente lista de atletas com suspensão preventiva divulgada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)