Atletismo
Vôlei de Praia
Rio Open terá final 100% brasileira no feminino. Homens disputam o bronze
O Rio Open terá decisão 100% brasileira entre as mulheres: Larissa/Talita x Ágatha/Bárbara. A etapa brasileira do Circuito Mundial 2015 de vôlei de praia, que também é evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos, definiu, neste sábado (5.09), os finalistas da competição após uma jornada que incluiu oitavas, quartas e semifinais em um só dia na Praia de Copacabana.
Ágatha e Bárbara tiveram dois triunfos sobre duplas chinesas até chegar à semifinal contra outra dupla brasileira: Juliana/Maria Elisa. A vitória veio por 2 sets a 0, mas foram parciais equilibradas (21/19 e 22/20).
“Sempre é difícil jogar contra as brasileiras. A gente se conhece demais, elas fazem uma tática diferente a cada hora, a gente também. A gente sacou bem, a Juliana teve dificuldade no passe no fim dos sets, mas ela virou muito bem as bolas. A gente teve muitas defesas incríveis. Ao jogar contra brasileiras, ganha-se nos detalhes”, disse Ágatha.
Para Maria Elisa, erros que vêm se repetindo em partidas contra as compatriotas fizeram a diferença, mas a derrota tem que ficar para trás. “A gente rala todos os dias, eu tenho muito orgulho do que a gente faz diariamente. É mais um jogo, mais um aprendizado. Agora é colocar a cabeça no lugar porque amanhã (domingo) a gente tem que vencer, para buscar esse pódio 100% brasileiro que vai ser bonito”, disse.
Na outra semifinal feminina, Larissa e Talita enfrentaram as holandesas Meppelink e Van Iersel, de quem ganharam na conquista do título dos Grand Slams de Moscou, na Rússia, em maio, e de Olsztyn, na Polônia, em agosto. Jogando com regularidade e com o bloqueio eficiente de Talita, a dupla da casa venceu por 2 sets a 0 (21/17 e 21/18)
“É um time grande, forte, saca bem, a gente tem que estar ligada. A concentração fez a diferença, não deixamos elas sacarem e a gente manteve bem a tática”, avaliou Larissa, que já havia vencido, com Talita, uma dupla alemã nas oitavas e as brasileiras Ângela e Rachel nas quartas.
A final 100% brasileira será de alto nível, garante a jogadora, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. “Vai ser jogão. O Brasil está bem representado. Os times estão cada vez mais fortes, a competição eleva o nível. Amanhã teremos uma grande final e quem for melhor vai vencer”, disse.
Ágatha/Bárbara são as atuais líderes do ranking da temporada, seguidas exatamente por Larissa e Talita. A segunda dupla, entretanto, venceu a corrida olímpica brasileira e já está garantida nos Jogos Rio 2016.
Luta pelo bronze no masculino
No masculino, o Brasil parou nas duas semifinais e terá Alison/Bruno Schmidt x Guto/Saymon disputando a medalha de bronze. Após passarem sem grandes dificuldades por uma dupla canadense nas oitavas e por um time argentino nas quartas, Alison e Bruno, líderes do ranking mundial 2015, tiveram um jogo difícil na semifinal contra os alemães Böckermann e Flügge. Depois de derrota no primeiro set por 16/21, a dupla que venceu os últimos cinco torneios da temporada e é a atual campeã mundial teve tranquilidade para recuperar-se. Apoiada pela torcida, venceu a segunda parcial por 21/13. No tie break, no entanto, a equipe anfitriã permitiu que os alemães abrissem vantagem em 4/8. Os brasileiros ainda encostaram em 7/9, mas os adversários conseguiram se distanciar novamente e fecharam em 10/15 e o jogo, em 2 sets a 1.
“Perder é isso, aprendizado. Estamos passando por todas as emoções neste campeonato. Chegamos classificados (para as Olimpíadas), fizemos uma boa chave, superamos o cansaço, perdemos na hora que tinha que perder, porque daqui a um ano que é o mais importante. É ter a humildade de reconhecer que o time adversário jogou bem. E tentamos ao máximo. A gente sabe o que tem de melhorar”, avaliou Alison.
A partida pelo 3º lugar será contra a jovem dupla brasileira Guto e Saymon. Nas oitavas, eles eliminaram o time número dois do ranking da temporada, Pedro Solberg/Evandro, e fizeram um belo jogo de recuperação nas quartas, contra os alemães Fuchs/Windscheif. Na semi, perderam para os letões Samoilovs e Smedins, bicampeões mundiais do Circuito Mundial (2013-2014).
“Chegar nessa semifinal foi um resultado ótimo. A gente sabia que podia acontecer, não é à toa que eles são bicampeões do circuito mundial e a gente vai fazer de tudo para buscar esse bronze. Faltou um pouco mais de cabeça, os dois estavam cansados, pesou a experiência deles, temos que errar menos”, avaliou Guto. Ele e Saymon venceram Alison/Bruno na primeira etapa do Circuito Brasileiro 2015/2016, disputada em Brasília, no mês passado.
Smedins, que é medalhista de bronze dos Jogos de Londres 2012, destacou a importância de participar do evento-teste. “Esta é a principal razão pela qual estamos aqui: queremos conhecer a quadra, a instalação, a areia, o vento. Para se acostumar. Mas ainda precisamos de pontos para nos classificarmos para 2016”.
Confira a programação do último dia do Rio Open
Domingo (06.09)
8h –Disputa do 3º lugar do masculino: Alison/Bruno Schmidt x Guto/Saymon
9h -Disputa do 3º lugar do feminino: Meppelink/Van Iersel(Holanda) x Juliana/Maria Elisa
10h – Final masculina: Flüggen/Böckermann(Alemanha) x Samoilovs/Smedins (Letônia)
11h15 – Final feminina: Larissa/ Talita x Ágatha/ Bárbara
Carol Delmazo, brasil2016.gov.br