Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rayssa Leal é campeã mundial de Street em dia com quatro brasileiros nas finais

Geral

06/02/2023 07h29

Skate

Rayssa Leal é campeã mundial de Street em dia com quatro brasileiros nas finais

A medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio e vencedora da temporada da Skate Street League de 2022 manteve a ótima forma nos Emirados Árabes

Rayssa Leal colocou o skate nacional no lugar mais alto do pódio do cenário internacional mais uma vez. A brasileira conquistou o título do Mundial de Street em Sharjah, nos Emirados Árabes. Nas finais deste domingo (05.02), o Brasil ainda foi representado por Gabriela Mazetto (6ª), Pâmela Rosa (8ª) e Kelvin Hoefler (4º) na finais. O evento soma pontos na corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024.

Com três nomes na decisão feminina, o Brasil dividiu com o Japão o título de país mais representado na fase final. Rayssa foi o grande destaque e ficou com o título com uma somatória de notas que totalizou 255.58 pontos. Chloe Covell, da Austrália, e Momiji Nishiya, do Japão, completaram o pódio em segundo e terceiro, respectivamente.

"É só felicidade. As meninas andaram para caramba. Eu consegui acertar a minha linha e as tricks que queria. A gente teve a Pâmela e a Gabi de brasileiras na final. E é isso. O nível do nosso skate evoluindo cada dia mais", destaca Rayssa Leal, que chegou a ficar ameaçada de não disputar a competição em função de uma lesão no pulso direito na fase de treinamentos nos Emirados Árabes.

Rayssa no topo do pódio do Street mais uma vez. Foto: Julio Detefon / CBSk

Gabriela Mazetto foi a segunda brasileira com a melhor colocação geral. A skatista ficou com a sexta posição, em um total de 221.45 pontos. Pâmela Rosa encerrou a participação em oitavo lugar, com 126.52 pontos. “Estou muito feliz com meu desempenho. O nível da competição estava bem alto e graças a Deus deu tudo certo”, disse Mazetto. Além do trio na final, o skate feminino nacional ainda foi representado nas disputas por Marina Gabriela, Carla Karolina, Maria Clara e Kemily Suiara.

Consistência

Desde a estreia na modalidade nos Jogos Olímpicos, em Tóquio (2021), Rayssa Leal vem mostrando consistência no topo da modalidade Street. No Japão, ela conquistou a medalha de bronze. Na temporada seguinte, em 2022, a atleta maranhense, hoje com apenas 15 anos, ganhou as quatro etapas da Skate Street League (SLS), incluindo o Super Crown, disputado no Rio de Janeiro, em novembro. 

"O nível do skate feminino está aumentando cada dia mais. Estou bem contente com isso. De estar podendo evoluir também com elas. Aprender manobras novas e chegar no campeonato e conseguir mandar elas é muito legal", comenta a brasileira.

Rayssa em uma de suas manobras nos Emirados Árabes. Foto: Julio Detefon/ CBSK

Masculino

Kelvin Hoefler foi o representante do skate nacional na final masculinia. O skatista ficou com a quarta posição no geral, com 248.59 pontos. No pódio, o francês Aurelian Giraud ficou em primeiro, seguido do português Gustavo Ribeiro e do japonês Ginwoo Onodera.

Ao longo das disputas, o Brasil ainda foi representado por Giovanni Vianna, Eduardo Neves, Ivan Monteiro, Lucas Rabelo, Felipe Gustavo, Carlos Ribeiro, Filipe Mota, Gabryel Aguilar, João Lucas Alves e Vinicius Costa.

Park

A partir desta quarta-feira (08), começam as disputas do Mundial de Park, também em Sharjah (EAU). As finais serão no dia 12. No feminino, o Brasil terá seis nomes da Seleção Principal e dois da Júnior: Dora Varella, Erica Leguizamon, Isadora Pacheco, Raicca Ventura, Victoria Bassi e Yndiara Asp, além de Fernanda Tonissi e Sofia Godoy, ambas da Júnior.

No Park masculino, entre os skatistas da Seleção, serão cinco nomes da Principal e dois da Júnior: Augusto Akio, Luigi Cini, Murilo Peres, Pedro Barros e Pedro Quintas e Gui Khury e Kalani Konig, dupla da Júnior.
Luiz Francisco se recupera de lesão e não viajou para Sharjah.

Fonte: Confederação Brasileira de Skate