Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rafael Buzacarini e David Moura conquistam a prata no Grand Slam de Paris de judô

Judô

19/10/2015 10h27

Circuito Mundial

Rafael Buzacarini e David Moura conquistam a prata no Grand Slam de Paris de judô

Próximo desafio da seleção brasileira no circuito será no Grand Slam de Abu Dhabi, entre 31 de outubro e 1º de novembro

1436081810150a7a7038.jpg
David Moura (de azul) terminou com a prata após derrota para o japonês Hisayoshi Harasawa. Foto: CBJ/Divulgação

Os brasileiros Rafael Buzacarini (100kg) e David Moura (+100kg) chegaram à disputa da medalha de ouro no último dia das disputas do Grand Slam de Paris, no domingo (18.10). Os dois terminaram com a prata após serem derrotados nas finais pelo francês Cyrille Maret e pelo japonês Hisayoshi Harasawa, respectivamente.

O peso-pesado brasileiro precisou passar por três adversários para chegar à decisão. Na estreia, David derrotou o francês Matthieu Thorel por um yuko e, na sequência, conseguiu um wazari para despachar o holandês Roy Meyer, medalhista de bronze em Astana 2015. Na semifinal, com um minuto de luta, David conseguiu o ippon contra o ucraniano Iakiv Khammo, também bronze no Mundial deste ano.

"Eu não gostei de ter perdido a final. Vou estudar e trabalhar nos meus erros, mas sei que fiz uma boa competição e que são pontos importantíssimos para alcançar meu objetivo. Conquistar uma medalha em Paris é sempre muito bom", comentou o pesado brasileiro.

O caminho de Rafael Buzacarini foi um pouco mais longo, com quatro lutas até a disputa pelo ouro. Ele passou bem pelas duas primeiras, vencendo Sergio Garcia, do México, por ippon, e Soyib Kurbonov, do Uzbequistão, com um yuko e um wazari.

Nas quartas de final, uma vitória apertada nas punições (2 a 1) contra o croata Zlatko Kumric credenciou o brasileiro para a semifinal contra Elmar Gasimov, do Azerbaijão. E o atual líder do ranking mundial não foi páreo para Buzacarini que, por ippon, se classificou à final contra Cyrille Maret. Em luta equilibrada, a 40 segundos do fim, o francês conseguiu pontuar com um yuko e o brasileiro ficou com a prata, sua primeira medalha em Grand Slam.

er__28q7839_161555181015.jpg
Rafael (de branco) conquistou sua primeira medalha em um Grand Slam. Foto: IJF/Divulgação

"Essa medalha de prata me deixou muito feliz, pois mostra que estou treinando forte. Peguei uma sequência de competições que foram melhorando meu nível de competitividade e agressividade. Foi isso que mostrei nessa competição. Queria ter saído com o ouro, mas é só continuar os treinos e acertar os erros que o resultado vai ficar cada vez melhor", avaliou o meio-pesado.

Os outros três brasieiros que lutaram neste domingo não conseguiram chegar à disputa por medalhas. Barbara Timo parou na primeira luta, contra a húngara Anett Breitenbach, assim como Hugo Pessanha, que encarou logo de início o tcheco Lukas Krpalek, campeão mundial em 2014. O peso-médio Gustavo Assis venceu Ramin Gurbanov (AZE) na estreia, mas não passou pelo francês Alexandre Iddir nas oitavas.

No sábado (17), o Brasil não conquistou medalhas em Paris. O ligeiro Eric Takabatake terminou a competição com o sétimo lugar, enquanto Ricardo Santos Júnior (66kg) e Ketleyn Quadros (63kg) caíram logo na estreia. Marcelo Contini (73kg), Gabriela Chibana (48kg) e Nathália Brígida (48kg) foram derrotados nas oitavas de final.

A seleção brasileira volta aos tatames do Circuito Mundial no Grand Slam de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.

Fonte: Confederação Brasileira de Judô