Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Grã-Bretanha domina as provas de equipe do Mundial de canoagem slalom

Canoagem

25/09/2018 18h01

CANOAGEM SLALOM

Grã-Bretanha domina as provas de equipe do Mundial de canoagem slalom

Britânicos subiram ao pódio nas quatro categorias disputadas. Brasileiros ficaram em posições intermediárias. Nesta quarta têm início as competições individuais

As primeiras medalhas do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom foram distribuídas no Parque Radical, na região de Deodoro, no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (25.09), foram disputadas as provas por equipes no caiaque K1 (masculino e feminino) e na canoa C1 (masculino e feminino). Três atletas de cada país tiveram que mostrar habilidade e sincronia ao passar por 18 portas da corredeira. Cada time teve só uma descida no canal artificial. O Brasil ficou fora do pódio nas três provas que disputou e a Grã-Bretanha dominou o primeiro dia, subindo ao pódio em todas as categorias.

O time brasileiro foi o primeiro a competir no canal de Deodoro. O principal nome entre os dez atletas da equipe brasileira no Mundial de Canoagem Slalom, Ana Sátila, fez sua descida na prova por equipes do caiaque (K1) acompanhada da irmã, Omira Maria, e por Marina Costa. O trio terminou o percurso com o tempo de 167s85, fechando a prova em 14º lugar.

DSC07358.jpg
Ana Sátila comandou a equipe brasileira na prova do F1 feminino. Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br

O título do caiaque feminino ficou com a França. A equipe composta por Baudu, Lafont e Prigent cravou o tempo de 108s37. Últimas a descer nas corredeiras do Canal Olímpico de Deodoro, as alemãs Funk, Schornberg e Fritsche ficaram com prata, com 109s12. A equipe da Grã Bretanha (109s36), composta por Mallory Franklin, Fiona Pennie e Kimberley Woods, completou o pódio. Participaram 17 conjuntos.  

“Foi a minha estreia em um mundial sênior. Já tinha participado de outros das categorias de base. Aqui no Rio, a sensação é a mesma dessas outras grandes competições. Na minha avaliação remamos bem, porém tivemos uma penalidade. Agora, bola para frente. O importante é sair feliz, consciente de que fizemos o nosso melhor”, avaliou Marina Costa. Ela volta a competir nesta quarta-feira (26.09) na disputa da fase de classificação do caiaque individual.

A prova da canoa (C1) masculina por equipes foi a segunda do dia. O Brasil foi representado por Felipe Borges, Gustavo Selbach e Charles Corrêa. Cada time teve só uma descida no canal artificial olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro. O trio brasileiro terminou a prova em 11º lugar, com o tempo de 105s69.

A Eslováquia (Alexander Slafkovsky, Michal Martikan e Matej Benus), última a competir, completou a prova em 99s67 e ficou com o ouro, com uma diferença pequena em relação ao time segundo colocado, a Eslovênia (Anze Bercic, Luka Bozic e Benjamin Savsek), que fechou em 99s95. O terceiro lugar foi para a Grã Bretanha, com 100s07, equipe representada por David Florence, Ryan Westley e Adam Burgess.

“A descida por equipes exige muito mais calma e cadência, pois temos que esperar o outro companheiro para cruzar a linha de chegada. A velocidade não é tão importante, mas a calma para esperar e remar juntos. Esse é o meu primeiro mundial e não tem preço. Agora que estreamos e passou o nervosismo, vamos para cima dos gringos”, disse Gustavo Selbach.

Pepe2.jpg
Pepê disputou a prova do K1 masculino. Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br

O trio verde e amarelo formado por Pepê Gonçalves, Fábio Rodrigues e Guilherme Mapelli foi o último a descer as corredeiras nesta terça. A equipe disputou a prova do caiaque (K1) e finalizou a prova no 16º lugar. A Grã-Bretanha (Joseph Clarke, Bradley Forbes Christopher Bowers) foi a campeã (92s45), seguida pela República Tcheca (Jiri Prskavec, Vit Prindis e Ondrej Tunka), em segundo (92s84), e a Polônia (Dariusz Popiela, Mateusz Polaczyk e Michal Pasiut), em terceiro (93s88).

“Todo mundial é muito difícil e todas as provas são importantes. A primeira tem um peso maior por ser a estreia. Hoje tivemos um dia quente, estamos entrando no ritmo e por ser uma prova que depende de três atletas em sintonia total, qualquer erro custa várias posições. Foi o que aconteceu com a gente quando erramos no meio do percurso e não conseguimos manter o ritmo até o final”, avaliou Pepê.

Galeria de fotos em alta resolução (disponíveis para uso editorial gratuito. Crédito obrigatório: Breno Barros/ rededoesporte.gov.br)

Mundial de Canoagem Slalom 2018 - Rio de Janeiro

26 de setembro – quarta-feira

O Mundial de Canoagem Slalom terá, nesta quarta-feira, as provas qualificatórias da canoa (C1) masculina e do caiaque (K1) feminino. O Brasil terá seis atletas em ação. Confira a programação:

10h - Qualificatória do C1 masculino (Gustavo Selbach, Charles Corrêa e Felipe Borges)

11h - Qualificatória do K1 feminino (Marina Costa, Ana Sátila e Omira Maria)

14h - Qualificatória do C1 masculino – 2a descida

14h40 - Qualificatória do K1 feminino - 2a descida

Breno Barros, do Rio de Janeiro - rededoesporte.gov.br