Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Principais esperanças do Brasil no Rio Open, Bruno Soares e Marcelo Melo estreiam hoje nas duplas

Tenis

17/02/2016 10h35

Tênis

Principais esperanças do Brasil no Rio Open, Bruno Soares e Marcelo Melo estreiam hoje nas duplas

Rodada de terça-feira foi marcada pela derrota de Thomaz Bellucci e Teliana Pereira na chave de simples no Rio de Janeiro

A rodada de terça-feira (16.2) do Rio Open – evento da série ATP 500 no masculino, com premiação total de US$ 1,3 milhão, e que conta ainda com um torneio WTA no feminino, com US$ 250 em prêmios – foi marcada, além da chuva, que causou atrasos em vários jogos e forçou o cancelamento de outros, pela derrota dos principais tenistas do Brasil na chave de simples. Thomaz Bellucci e Feijão, no masculino, e Teliana Pereira, no feminino, disseram adeus ao torneio na estreia.

Com isso, a principal esperança de um bom resultado para o país repousa na dupla formada pelos mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo. Bruno está em ótima fase e em janeiro brilhou ao lado do britânico Jamie Murray e conquistou o título de duplas do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano e um dos quatro torneios mais importantes do mundo, ao lado de Roland Garros, Wimbledon e US Open. Já Marcelo Melo é o atual número 1 do mundo no ranking de duplas e no ano passado venceu a chave de duplas de Roland Garros, ao lado do croata Ivan Dodig.

Marcelo Melo (E) e Bruno Soares: estreia contra os compatriotas Fabiano de Paula e Orlando Luz. Foto: Getty Images

Os dois, que defenderão o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio com boas chances de conquistar uma medalha, entram em quadra nesta quarta-feira (17.2), por volta das 18h30, para um confronto entre brasileiros, já que enfrentam outro time da casa, a dupla de Fabiano de Paula e Orlando Luz.

Dia ruim

Pelo feminino, a chave de simples, para o Brasil, foi marcada pela eliminação de Teliana Pereira e pela vitória de Paula Gonçalves.

Teliana, a tenista mais bem classificada no ranking mundial do torneio, na 43ª posição, perdeu por 2 x 0, com parciais de 6/3 e 7/5, para a croata Petra Martic. Paula, ao contrário, fez uma boa estreia. Vinda do qualifying, ela superou sem problemas a israelense Julia Glushko por 2 x 0, com parciais de 6/3 e 6/1. Como Beatriz Haddad Maia também havia perdido na estreia – para a romena Soraia Cirstea – Paula é a única representante do país na chave de simples feminina. Teliana e Beatriz, juntas, ainda disputam a chave de duplas.

Pelo torneio masculino, o paulista Thomaz Bellucci, atual número 32 do ranking mundial e brasileiro mais bem classificado na lista que mede o desempenho dos jogadores no circuito internacional, enfrentou o ucraniano Alexandr Dolgopolov e saiu vencendo ao triunfar no tie-break por 7/3. Entretanto, em um jogo que foi paralisado por 2h30 devido à chuva, Bellucci viu o rival se recuperar nos dois sets seguintes e vencer a partida por 2 x 1, após vencer suas parciais por 7/5 e 6/2. “Estou triste porque era um campeonato importante para mim. Fico triste, mas ainda tem uma temporada inteira pela frente”, lamentou Thomaz.

Quem também não teve sorte foi João Souza, o Feijão. Ele enfrentou o argentino Diego Schwartzman e perdeu por 2 x 0, com parciais de 6/3 e 6/2. A chave de simples, agora, conta apenas com um brasileiro, Thiago Monteiro. Ele deveria ter enfrentado ontem o astro francês Jo-Wilfried Tsonga, número 9 do ranking mundial, mas a partida foi cancelada por conta da chuva.

Nos outros resultados envolvendo brasileiras na terça-feira, Gabriela Cé e a búlgara Elitsa Kostova perderam nas duplas para as norte-americanas Christina Mchale e Anna Tatishvili por 6/4 e 7/5. Laura Pigossi e sua parceira, a holandesa Cindy Burger, enfrentaram a britânica Tara Moore e a suíça Conny Perrin e também saíram derrotadas, por 6/2 e 6/1.

Entre os favoritos que jogaram ontem, o espanhol Rafael Nadal venceu o compatriota Pablo Carreno Busta por 6/1 e 6/4, e o também espanhol David Ferrer, número 6 do ranking mundial, superou o chileno Nicolas Jarry por 6/3 e 7/6 (7/3).

brasil2016.gov.br