Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Primeiros remadores entram em ação neste sábado na Lagoa Rodrigo de Freitas

Remo

06/08/2016 03h44

REMO

Primeiros remadores entram em ação neste sábado na Lagoa Rodrigo de Freitas

Brasil terá quatro atletas nos Jogos, dois homens e duas mulheres. Os quatro, entretanto, só estreiam no domingo

Remo_FernandaNuneseVanessaCozziCBR.jpg
As brasileiras Fernanda Nunes e Vanessa Cozzi. Foto: CBR

As provas de remo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro têm início neste sábado (6.8), no Estádio da Lagoa, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Em casa, o Brasil vai contar com quatro atletas: Fernanda Nunes e Vanessa Cozzi competem no double skiff peso leve feminino (LW2x), e, no masculino, Willian Giaretton e Xavier Vela representam a delegação nacional na mesma prova (LM2x).

A disputa prossegue até o dia 13 de agosto, com início sempre às 8h30. No total, serão 547 atletas, de 69 países, disputando medalhas em 14 categorias olímpicas. Os brasileiros só entram em ação no domingo (7.8). Na prova feminina, as remadoras disputarão com outras 20 duplas. Na prova masculina, também serão 20 barcos na disputa.

No domingo, Fernanda e Vanessa estreiam às 10h40, nas eliminatórias. Em seguida, às 11h20, é a vez de William e Xavier defenderem o país. As próximas provas depois da estreia dependem da classificação dos atletas.

Investimentos

O Ministério do Esporte celebrou três convênios, entre 2011 e 2013, com o Clube Pinheiros e o Grêmio Náutico União no valor total de R$ 11,6 milhões para a aquisição de equipamentos para modernizar diversas modalidades, entre elas o remo.

As parcerias possibilitaram, por exemplo, a compra de 17 novos barcos da marca italiana Filippi, os mais utilizados por equipes de outros países que disputam as principais competições no mundo, e de equipamentos auxiliares específicos do remo.

A pasta também concedeu, neste ciclo olímpico, 408 bolsas para atletas de remo todo o país. O investimento por meio do Bolsa Atleta, maior programa de patrocínio individual do mundo, alcançou no período R$ 5,5 milhões. Esse montante contempla as categorias Atleta de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica.

Pedro Ramos – brasil2016.gov.br