Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Presidente Jair Bolsonaro recebe medalhistas dos Jogos Pan-Americanos no Planalto

Atletismo

16/08/2019 17h40

Lima 2019

Presidente Jair Bolsonaro recebe medalhistas dos Jogos Pan-Americanos no Planalto

Participação do Brasil foi histórica com a segunda colocação no quadro geral de medalhas, posição que o país não ocupava desde a edição de São Paulo 1963

A histórica participação do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima continua ganhando repercussão. Nesta sexta-feira (16.08), parte da delegação nacional foi recebida com homenagens pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, em Brasília. Com a presença também do ministro da Cidadania, Osmar Terra, e do secretário especial do Esporte, Décio Brasil, os atletas foram parabenizados pela conquista do segundo lugar geral no quadro de medalhas, posição que o país não ocupava desde São Paulo 1963.

atletas_planalto4_16agosto2019_abelardomendesjr-1130d.jpg
Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

“Estamos muito orgulhosos de vocês. Foi uma vitória extraordinária, com uma equipe menor, mas com desempenho maravilhoso”, ressaltou Osmar Terra. Entre os 485 atletas convocados para Lima, 333 são contemplados com a Bolsa Atleta, em um investimento anual de R$ 14,6 milhões. Além disso, das 171 medalhas conquistadas, 141 foram por apoiados pelo programa federal. “O governo brasileiro vai continuar fazendo sua parte. Confiamos muito em vocês para aumentar nossas medalhas nas Olimpíadas de Tóquio”, completou o ministro.

atletas_planalto1_16agosto2019_abelardomendesjr-1130f.jpg
O presidente Bolsonaro e ministro da Cidadania, Osmar Terra, receberam uniformes da delegação brasileira. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Além dos pódios, a delegação brasileira fechou a competição com 104 vagas diretas garantidas para os Jogos Olímpicos, sendo 29 conquistadas no Peru, em nove modalidades: handebol feminino, hipismo adestramento, hipismo CCE, hipismo saltos, vela, pentatlo moderno, tênis, tênis de mesa e tiro com arco. “Vocês são vencedores, conquistaram o respeito de todos nós e representaram muito bem o nosso país. Estamos na reta final do ciclo olímpico e já pensando em 2024”, adiantou o secretário Décio Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro relembrou experiências esportivas que vivenciou e reconheceu o esforço dos atletas. “O momento de uma medalha é inesquecível. Isso é para sempre. É um símbolo para, nos momentos difíceis, olhar e lembrar que não há obstáculos para conquistar os objetivos”, afirmou. “Obrigado por terem oferecido esse momento de rara felicidade ao nosso sofrido povo brasileiro”, acrescentou Bolsonaro.

Assista ao vídeo da cerimônia

De acordo com o diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e campeão olímpico, Rogério Sampaio, a edição teve ainda outros dados de grande relevância: 45% das medalhas foram conquistadas por mulheres, e mais de 50% por atletas com menos de 23 anos. “Temos um futuro muito grande com nossos atletas olímpicos”, ressaltou. “O ministro Osmar Terra não tem poupado esforços para atender as demandas do esporte de alto rendimento”, agradeceu.

Escolhida para representar os atletas na solenidade, Ana Sátila, que faturou duas medalhas de ouro na canoagem slalom, também destacou a forte presença feminina. “É com muita honra e muito orgulho que fui escolhida para falar em nome dos atletas. Gostaria de agradecer a torcida brasileira. O Pan de Lima já começou sendo histórico. Foi a maior participação feminina na delegação brasileira”, afirmou.

atletas_planalto1_16agosto2019_abelardomendesjr-1130b.jpg
Secretário Especial do Esporte, Décio Brasil. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Recomposição

Entre os atletas convocados para os Jogos Pan-Americanos, 20 são beneficiários diretos da recomposição de orçamento do Bolsa Atleta, realizada pelo Ministério da Cidadania neste ano. Desse grupo, dez competidores faturaram medalhas em Lima, sendo cinco de ouro e cinco de bronze. “No programa de 100 dias do governo, tivemos uma suplementação para esse apoio direto ao atleta. Com esse recurso todo, o governo federal, junto com o Ministério da Cidadania, conseguiu apoiar esses atletas e dar tranquilidade para que eles pudessem fazer um bom trabalho”, apontou o secretário nacional de Alto Rendimento e campeão olímpico, Emanuel Rego, lembrando que, ainda neste ano, mais atletas serão contemplados com a Bolsa Pódio, na preparação para Tóquio 2020.

Em sua quinta participação no megaevento continental, Júlio Almeida, bronze no tiro esportivo, destacou como os investimentos têm contribuído para os melhores resultados do país. “Acho que o investimento que vem sendo feito desde os Jogos Olímpicos faz elevar bastante o nível dos atletas. O Brasil vem evoluindo desde lá atrás, quando começou a fazer Jogos Pan-Americanos, Jogos Mundiais Militares, os Jogos Olímpicos”, ressaltou.

Além do Bolsa Atleta, 134 brasileiros que competiram no Peru fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas (PAAR), sendo que 88 subiram ao pódio. Um deles foi Keno Marley, medalhista de prata no boxe (até 81kg). “Foi incrível. Fui campeão nos Jogos Olímpicos da Juventude e agora, no meu primeiro ano na categoria adulta, consegui me classificar para os Jogos Pan-Americanos e conquistar a medalha de prata. Foi muito expressivo para o boxe e para o Brasil”, comemorou.

atletas_planalto7_16agosto2019_abelardomendesjr-1130c.jpg
Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Natália Gaudio também celebrou a conquista do bronze no individual geral da ginástica rítmica, em sua terceira participação no evento. “Fiquei muito feliz com o meu desempenho. A gente trabalhou muito para esse momento e agora vamos continuar trabalhando duro para as próximas competições. Este ano a gente ainda tem Mundial, e no ano que vem tem o Pan-Americano de ginástica, onde ainda temos a chance de classificar para as Olimpíadas”, destacou.

Na patinação artística, Bruna Wurts conquistou o primeiro ouro feminino do Brasil em Jogos Pan-Americanos. “Eu acho que até hoje não sou consciente do que aconteceu no Pan. Foi uma experiência única para mim, uma oportunidade muito grande de crescer, e uma honra maior ainda pensar que levei o Brasil pela primeira vez ao ouro”, contou. “Representar o Brasil em uma competição tão grande, com tantos atletas importantes de outras modalidades, é uma sensação incrível”, completou Gustavo Casado, medalhista de bronze, também na patinação artística.

Galeria de fotos

Medalhistas dos Jogos Pan-Americanos visitam o Palácio do Planalto

Ana Cláudia Felizola – rededoesporte.gov.br