Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Parque Olímpico ganha quadra de areia e recebe Mundial Militar de vôlei de praia

Volei de praia

09/11/2017 16h13

Instalações esportivas

Parque Olímpico ganha quadra de areia e recebe Mundial Militar de vôlei de praia

Semifinais e finais do torneio ocorrem neste fim de semana. Entre os brasileiros, medalhistas olímpicos e campeões do circuito mundial são os destaques

A Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) concluiu a construção de uma quadra de areia dentro do Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. A inauguração será neste fim de semana, com as semifinais e finais do Mundial Militar de Vôlei de Praia. O acesso do público é gratuito.

Medalhistas olímpicos como Bruno, Alison e Ágatha, além das duplas Evandro e André e Larissa e Talita, competem no mundial, que reúne atletas de 20 países. A estrutura comporta, também, a disputa de outros esportes de areia, como futevôlei, futebol de areia, beach tennis e rúgbi de areia.

Estrutura para esportes disputados na areia foi construída ao lado do Centro Olímpico de Tênis. Foto: AGLO

"A gente tem que oferecer o melhor para esses atletas. Nosso objetivo é dar pleno uso ao novo equipamento esportivo, de modo que, inclusive, possamos capacitar nossos competidores para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Essa é mais uma opção para o desenvolvimento dos esportes de alto rendimento no Brasil”, afirmou o presidente da AGLO, Paulo Márcio Dias Mello.

A quadra, com 1.600 metros quadrados, fica ao lado do Centro Olímpico de Tênis. A ideia é que as estruturas internas, como banheiros e vestiários do equipamento olímpico, sirvam de apoio para os esporte de areia.

As obras foram realizadas em três meses e incluíram a construção da quadra, paredes de contenção, sistema de iluminação e drenagem de água, bem como o transporte de 640 metros cúbicos de areia. A areia foi fornecida pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). A arquibancada é móvel e fica sempre a cargo do organizador do evento esportivo. A estimativa é de que a estrutura atenda um público de até quatro mil pessoas. Ainda em 2017, a quadra deve receber o FutCombat, desafio de futevôlei.

11092017_volei_praia.JPG
Mundial militar reúne representantes de 20 países. Foto:

Mundial

O 2º Mundial Militar de Vôlei de Praia é organizado pelos ministérios da Defesa, por meio Departamento de Desporto Militar, e do Esporte. O diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, almirante Paulo Zuccaro, reforçou a qualidade do Programa de Atletas Militares de Alto Rendimento. Nos Jogos Rio 2016, por exemplo, 13 das 19 medalhas conquistadas pelo Brasil vieram com atletas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

“No mundial militar de vôlei de praia, veremos nossos extraordinários medalhistas olímpicos Bruno, Alison e Ágatha em ação novamente. Também participarão do evento as duplas Evandro e André e Larissa e Talita, que são nada menos do que as duplas campeãs do Circuito Mundial masculino e feminino de 2017”, destacou Zuccaro.

No sábado (11.11), das 9h às 18h, a quadra externa de areia receberá as semifinais. Já no domingo (12/11), as finais têm início às 9h. As competições contarão com árbitros de países como China, Alemanha e Sri Lanka.

As disputas tiveram início no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), na Urca e reúnem mais de 50 atletas da Alemanha, do Brasil, da China, da Holanda, do Irã, da Jordânia, da Letônia, da Palestina, do Paquistão e do Sri Lanka.

Fontes: AGLO e Ministério da Defesa