Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Parataekwondo brasileiro fecha participação no Parapan com mais dois pódios

Atletismo

31/08/2019 21h32

LIMA 2019

Parataekwondo brasileiro fecha participação no Parapan com mais dois pódios

A campeã mundial Débora Menezes ficou com a prata e Leylianne Santos com o bronze neste sábado. No total, foram cinco medalhas: dois ouros, duas pratas e um bronze

Banner - Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

O parataekwondo do Brasil fechou sua primeira participação nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019 neste sábado (31.08) contribuindo com cinco pódios para aquela que, antes mesmo do fim da competição já é a mais vitoriosa campanha do país no megaevento esportivo. No total, foram duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze nos dois dias de competição da modalidade no Peru.

As medalhas deste sábado vieram com Leylianne Samara dos Santos, bronze na categoria +58kg da classe K44. Ela venceu a cubana Idalianna Quintero por 32 x 25 na disputa pelo pódio. Depois dela, Débora Menezes disputou a final no mesmo peso e classe. A brasileira acabou superada pela mexicana Daniela Martinez, por 7 x 4, e, com isso, ficou com a medalha de prata.

parataekwondo.png
Foto: Ale Cabral/CPB

Em Lima, o parataekwondo integrou pela primeira vez o programa de competições dos Jogos Parapan-Americanos. E já na estreia da modalidade, nesta sexta-feira (30.08), o Brasil faturou duas medalhas de ouro.

As brasileiras Cristhiane Nascimento e Silvana Mayara disputaram a final da categoria -58kg da classe K44 e Mayara levou a melhor por 19 x 10, conquistando o título e deixando sua companheira de equipe com a prata. Já pela categoria -61kg masculina na classe K44, Nathan Torquato superou o dominicano Geraldo Castro na final por 40 x 13 e garantiu a medalha dourada.

Depois de ter conquistado neste ano, em fevereiro, um resultado histórico para o país com a medalha de ouro no Campeonato Mundial, disputado na Turquia, a paulistana Débora Menezes confessou que esperava outro ouro em Lima. Apesar disso, ela disse estar contente por ter defendido o Brasil no Parapan e pela prata que conquistou.

“Eu vim para os Jogos em busca do ouro. Infelizmente, não veio. Mas estamos com a prata e estou muito feliz. Vamos continuar trabalhando, porque é só começo. Eu já estou classificada para Tóquio, para os Jogos Paralímpicos, e vamos para cima. Vou continuar trabalhando com a cabeça erguida”, afirmou.

Para ela, disputar o Parapan representou um momento único em sua carreira. “Primeiro de tudo, quando tratamos de Jogos Parapan-Americanos ou Jogos Paralímpicos falamos de um megaevento e é sempre algo muito especial. É a minha primeira participação, por ser a estreia do parataekwondo, então é uma emoção imensa fazer parte disso, poder representar o meu país e dar o meu melhor”, prosseguiu Débora.

deboramenezesparataekwondofotoDanielZappeEXEMPLUSCPB.jpg
Foto: Daniel Zappe/EXEMPLUS-CPB

Bolsa Pódio

Da equipe brasileira que competiu em Lima no parataekwondo duas atletas, a campeã Silvana Mayara e a vice-campeã Débora Menezes, recebem a Bolsa Atleta do governo federal.

Débora, que é beneficiada pela Bolsa Pódio, a mais alta categoria do programa, fez questão de falar sobre como o incentivo foi importante para seu crescimento no esporte. “O Bolsa Pódio transformou a minha vida de verdade. Tudo o que eu conquistei neste ano de 2019 eu devo muito ao Ministério, por acreditar no meu potencial”, ressaltou.

As medalhas do Brasil no parataekwondo

Ouro – Silvana Mayara
categoria -58kg – classe K44

Ouro – Nathan Torquato
categoria -61kg – classe K44

Prata – Cristiane Neves
categoria -58kg – classe K44

Prata – Débora Menezes
categoria +58kg – classe K44

Bronze – Leylianne Santos
categoria +58kg – classe K44

Infográfico - Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

Luiz Roberto Magalhães, de Lima, no Peru – rededoesporte.gov.br