Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Os quatro brasileiros estreiam na chave de simples do tênis de mesa neste sábado

Atletismo

06/08/2016 03h04

Tênis de Mesa

Os quatro brasileiros estreiam na chave de simples do tênis de mesa neste sábado

Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi, Caroline Kumahara e Lin Gui são os representantes nacionais. Partidas são disputadas no Pavilhão 3 do Riocentro

08062016_calderano.jpg
Neste ciclo olímpico, Hugo Calderano foi bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude e campeão do Pan de Toronto. Foto: Getty Images

Os quatro brasileiros inscritos na chave individual do tênis de mesa iniciam neste sábado seu caminho nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O torneio olímpico reúne 64 atletas na chave masculina e 64 na feminina. As partidas são eliminatórias. A primeira atleta a entrara em ação no Pavilhão 3 do Riocentro é Caroline Kumahara, às 9h. Ela vai enfrentar a australiana Melissa Tapper, numero 341 do mundo. Lin Gui, por sua vez, terá como adversária a espanhola Galia Dvorak, às 11h. 

"Melissa Tapper é canhota e controla bem a bola. Ela também atua na Paralimpíada, na mesma classe da Bruna Alexandre. Se a Carol for bem concentrada, a chance de vencer é boa. Já a Lin, vai jogar com a Galia. A Lin já jogou contra ela em um dos abertos recentes e perdeu, mas agora está mais confiante", afirmou o técnico da seleção feminina, Hugo Hoyama. 

Rio 2016 - Tênis de Mesa - Treino

Na chave masculina, Hugo Calderano vai enfrentar o cubano Andy Pereira (184 do ranking), a partir das 16h. “O Andy é um cubano bem perigoso. Nós o conhecemos bem, ele mora na Dinamarca, joga na Europa. É uma rodada difícil, mas acredito que o Hugo tenha todas as ferramentas para impor o jogo”, afirmou o treinador da equipe masculina, Jean-René. 

Já Gustavo Tsuboi pega, às 19h45, o vencedor de Khalid Assar, do Egito, e Jianan Wang, do Congo. “No caso do Tsuboi, o egípcio e o rapaz do Congo tem perfis bem diferentes. O Khalid é jovem, tem muito potencial e vontade de evoluir. O Wang não é tão jovem, mas tem uma boa experiência, uma boa esquerda", disse Jean-René.

Nas duas chaves, os principais candidatos ao título são os atletas chineses. Zhang Jike e Ma Long, no masculino, e Ding Ning e Li Xiaoxia são os prováveis finalistas, a levar em conta os resultados recentes em torneios internacionais. Zhang Jike defende o título conquistado em Londres, 2012. Ma Long é o atual campeão mundial. 

No tênis de mesa, as partidas são disputadas em melhor de sete sets, cada um deles de 11 pontos. Quando há empate em 10 x 10, é necessário conquistar uma diferença de dois pontos. 

Gustavo Cunha, Brasil2016.gov.br, com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa