Futebol
Copa 2018
Nos pênaltis, croatas eliminam os russos e enfrentarão a Inglaterra nas semifinais
Croácia e Rússia fizeram partida com futebol tecnicamente abaixo do que todos esperariam em uma quarta de final de uma Copa do Mundo exigiria. No entanto, a emoção superou as expectativas. Os croatas se classificaram pela segunda vez na história para as semifinais ao eliminarem, nos pênaltis, a seleção da casa na Copa do Mundo da Rússia. Os próximos adversários serão os ingleses, que passaram pela Suécia em Samara também neste sábado (07.07).
» Assista aos melhores momentos da partida entre Croácia e Rússia
França e Bélgica jogam na próxima terça-feira (10.07) às 15h. Inglaterra e Croácia se enfrentam no dia seguinte, também às 15h. Os vencedores decidirão o título da Copa do Mundo de 2018.
Com uma equipe mais habilidosa, a Croácia iniciou a partida com domínio claro. A Rússia fazia o mesmo que tentara - e funcionara - no jogo das oitavas, contra a Espanha: o time plantou-se na defesa e apostou nos contra-ataques com ligação direta dos defensores.
Mesmo com a pressão croata, foram os russos que abriram a contagem, aos 31 do primeiro tempo. Após saída de bola errada, Denis Cherychev recebeu pelo meio. Mesmo cercado por três adversários, o atacante russo acertou um belo chute de fora da área e a bola entrou no ângulo da meta de Danijel Subasic, que ficou imóvel.
O empate não demorou a sair. Aos 39, Mandzukic avançou livre pela esquerda, em espaço deixado por um avanço do lateral-direito brasileiro naturalizado russo Mário Fernandes. O croata entrou na área, teve tempo de olhar a chegada de Kramaric e cruzou na cabeça do companheiro, que tirou a bola do alcance do goleiro russo Akinfeev.
O segundo tempo teve a mesma toada do primeiro: Croácia com a posse de bola no campo de ataque. A virada quase saiu aos 14: após levantada na área, a bola sobra para Mandzukic perto da linha de fundo. Ele lançou para o meio da área e Perisic finalizou no canto, mas acertou a trave. A pressão croata não impediu que o jogo seguisse para a prorrogação.
Com os dois times cansados, o tempo extra parecia que se estenderia sem muitos lances de perigo. No entanto, aos 10 minutos, o zagueiro Vida conseguiu se infiltrar no meio da área após um escanteio cobrado por Luka Modric e cabeceou no canto esquerdo do gol de Akinfeev.
Os russos partiram para o tudo ou nada no segundo tempo da prorrogação. A torcida presente ao Estádio Fisht, em Sochi, foi ao delírio aos 6 minutos, quando Mário Fernandes, também de cabeça, fez o gol de empate após cobrança de falta, selando o destino das duas equipes na disputa de pênaltis.
Logo na primeira cobrança, o russo Smolov permitiu fácil defesa de Subasic. Em seguida, o croata Kovacic também errou. Mário Fernandes, que havia sido o herói russo na prorrogação, chutou para fora. O chute derradeiro foi do croata Rakitic, que converteu e confirmou a classificação para as semifinais.
Rededoesporte.gov.br