Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Nono lugar na Copa do Mundo garante a classificação de Nathalie Moellhausen para os Jogos Olímpicos

Esgrima

22/03/2021 09h15

Esgrima

Nono lugar na Copa do Mundo garante a classificação de Nathalie Moellhausen para os Jogos Olímpicos

Após um ano parada, Nathalie fez confrontos equilibrados nas fases eliminatórias e caiu para sul-coreana nas oitavas de final. Disputa de equipes tem início nesta segunda

Campeã do mundo e número 2 do ranking mundial, Nathalie Moellhausen terminou sua participação na Copa do Mundo de Espada em nono lugar. Neste domingo (21.03), em Kazan, na Rússia, ela caiu nas oitavas de final, para a sul-coreana Sera Song, na primeira competição que disputou após um ano de paralisação por conta da pandemia de Covid-19. A esgrimista naturalizada brasileira e integrante da categoria Pódio, a principal do Bolsa Atleta do Governo Federal, está oficialmente classificada para Tóquio.

Foto: Augusto Bizzi/FIE

O ranking olímpico fecharia em março do ano passado. Das 23 competições que somam pontos, 22 já haviam sido disputadas e Nathalie estava em quarto, com 139 pontos, como melhor atleta das Américas. A rival mais próxima na disputa pela vaga do continente era a norte-americana Kelley Hurley, em 17°, mas Estados Unidos e Canadá devem garantir vagas de equipes. Com isso, a segunda na disputa seria a venezuelana Maria Martinez, em 39°.

Na Copa do Mundo de Espada, último torneio válido para o fechamento do ranking, Nathalie foi, novamente, a melhor das Américas. Esta foi a primeira competição dela após um ano parada. A última participação nas pistas tinha sido na etapa de Budapeste da Copa do Mundo de 2020, no dia 8 de março. Desde então, só realizou treinamentos em Paris, na França, onde mora.

Nathalie iniciou as fases eliminatórias enfrentando a japonesa Honami Suzuki, número 63 do ranking. Em confronto equilibrado, como habitualmente acontece nesta categoria, ela venceu por 10 x 9, na fase de 64. Na etapa seguinte, superou a norte-americana Margherita Guzzi Vincenti, 31ª do ranking, por 11 x 10. Já nas oitavas de final, encarou a sul-coreana Sera Song, 47ª da categoria, mas perdeu por 12 a 11.

Equipes

Nesta segunda-feira, a Copa do Mundo de Espada terá o início da disputa por equipes. Além de Nathalie, formam a equipe brasileira as esgrimistas Amanda Simeão e Marcela Silva, comandadas pelo técnico Marcos Cardoso. “Não há cobrança de resultados. Espero que joguem bem, sem medo de arriscar. O fato de já terem jogado é positivo, boa parte da ansiedade já foi descarregada”, avalia o técnico.

Fonte: Confederação Brasileira de Esgrima