Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Nathalie Moellhausen cai para vice-campeã olímpica da esgrima e se despede na estreia

Atletismo

24/07/2021 00h16

Tóquio 2021

Nathalie Moellhausen cai para vice-campeã olímpica da esgrima e se despede na estreia

Campeã mundial na espada, brasileira não conseguiu avançar para o grupo dos 16 melhores na disputa individual em Tóquio

O sonho conquistar uma medalha olímpica não se contreziou para Nathalie Moellhausen. A campeã mundial da espada caiu na fase de 32 da prova individual dos Jogos de Tóquio. Ela foi superada pela italiana Rossella Fiamingo, por 10 x 9, em confronto decidido na prioridade no Makuhjari Messi Mall, na capital japonesa.

Brasileira foi superada no desempate, pela diferença mínima. Foto: Augusto Bizzi/FIE

Nathalie sabia que não teria vida fácil. Enfrentaria a vice-campeã olímpica e atual número 63 do ranking mundial já na fase de 32. Velhas conhecidas, já foram colegas de equipe até os Jogos de Londres, quando Nathalie ainda defendia a Itália.

“É um momento difícil. Sei que dei o meu melhor, sabendo que a adversária era uma das mais complicadas. Eu me preparei ao máximo para ganhar dela. Com certeza, é uma derrota que faz mal, mas passará”
Nathalie Moellhausen

E foi assim na prática. Rossella iniciou abrindo 3 x 0 no placar. Nathalie começou a pressionar mais e chegou a diminuir a diferença ainda no primeiro tempo, com a italiana fechando em vantagem de 4 x 2.

No segundo tempo, a atleta do Brasil pressionou mais a italiana no fundo da pista. Conseguiu os toques que precisava e fechou o segundo período do jogo em 5 x 5. O terceiro tempo foi emocionante. Nathalie virou o placar para 6 x 5. Após um toque duplo, Rossella empatou em 7 x 7. Acertou mais dois, virando para 9 x 7, a menos de um minuto para o final.

Nathalie não se deu por vencida. Partiu para decidir e buscar os dois toques, conseguindo a igualdade em 9 x 9. O duelo foi para a prorrogação e a prioridade. Mas, infelizmente, Rossella Fiamingo conseguiu o toque que decidiu a desclassificação de Nathalie Moellhausen.

“É um momento difícil. Sei que dei o meu melhor, sabendo que a adversária era uma das mais complicadas. Eu me preparei ao máximo para ganhar dela. Com certeza, é uma derrota que faz mal, mas passará”, disse Nathalie, com voz embargada.

Investimentos

Os dois representantes brasileiros nos Jogos de Tóquio são integrantes da categoria Pódio, a principal do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileiro, executado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. No ciclo entre os Jogos Rio 2016 e Tóquio 2021, a esgrima recebeu investimento direto, via Bolsa Atleta, de R$ 9,3 milhões. Os recursos permitiram a concessão de 480 bolsas para praticantes da modalidade em nosso país.

“Ela é esperta e consegui fazer um jogo com ela que nunca fiz. Quando mudei, após os primeiros toques, ela começou a perder o controle. Fiz o que tinha preparado nos últimos dois meses. Depois, ativei as novas estratégias, acreditei até o último toque, mas não foi o suficiente", lamentou.

Nathalie Moellhausen, mesmo com 35 anos, afirmou, logo após a derrota, que os Jogos de 2024 fazem parte dos seus planos. “Penso em Paris, sim. Com certeza, não gostei dessa derrota. Quero expressar o trabalho gigante que fiz. Veremos. Gostaria de trazer mais medalhas para o Brasil”, disse a atleta.

Fonte: Confederação Brasileira de Esgrima