Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Na Trilha da Tocha: no paraíso das piscinas naturais

Geral

15/03/2016 15h57

Turismo

Na Trilha da Tocha: no paraíso das piscinas naturais

Em 29 de maio, a chama olímpica chega a São Sebastião, ponto de partida da visita em Alagoas

Praias de areia branca banhadas pelas águas do Oceano Atlântico que colorem a paisagem com tonalidades de azul e verde são alguns dos cartões postais de Alagoas enaltecidos com a passagem da tocha olímpica pelo estado. O revezamento no paraíso litorâneo terá início no município de São Sebastião e passará por Arapiraca, São Miguel dos Campos, Murici, União dos Palmares e na capital Maceió, cidade de pernoite do símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Maceió será a última parada da tocha olímpica em Alagoas. Foto: Embratur

A capital alagoana é reconhecida nacionalmente pela beleza de seus atrativos naturais, como as praias de Ponta Verde e Pajuçara. Um convite ao mergulho nas piscinas naturais aquecidas pelo sol alagoano e a prática de esportes náuticos, como a natação e o surf. Outra opção é conhecer a biodiversidade e a história naval da região por meio de mergulhos turísticos.

Os municípios do interior alagoano, como Murici e União dos Palmares, também encantam os turistas com a beleza de suas paisagens naturais compostas por cachoeiras e serras cobertas pela biodiversidade da Mata Atlântica. O local conta ainda com o legado cultural africano e a história do maior quilombo do Brasil, que são preservadas na Serra da Barriga, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1986.

O desenvolvimento da infraestrutura turística de Alagoas é uma das premissas do Ministério do Turismo, que desde sua criação, em 2003, já investiu R$ 516,9 milhões em obras de sinalização turística, revitalização e construção de novos atrativos no local. Exemplos são a ampliação e reforma do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e a modernização do Aeroporto Zumbi dos Palmares, na capital alagoana.

Maceió

Os tons de azul e verde do mar das praias de Maceió são os principais atrativos da capital alagoana. Podem ser apreciados nas praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Na Ponta Verde estão as mais badaladas barracas de praia. Já na Jatiúca, a agitação toma conta em bares com música ao vivo. Mais afastadas, Ipioca e Pratagi valem pelas belezas naturais. No Pontal da Barra, outro cartão-postal, está a Rua das Rendeiras, repleta de lojas que vendem o bordado filé, renda rústica feita de fios de algodão coloridos, na forma de xales, toalhas de mesa e blusas.

São Sebastião

Um dos municípios mais importantes do agreste alagoano, São Sebastião vive da agricultura. Apresenta também como fonte de renda o artesanato, com destaque para a renda de bilro. Das manifestações artísticas destaque para o folclore, a zabumba e o guerreiro.

Arapiraca

O agreste de Alagoas, onde está localizado o município de Arapiraca, é uma região em desenvolvimento. A economia é baseada na atividade industrial e comércio. O município apresenta como atrações turísticas uma tenda cultural, o Lago da Perucaba, o planetário, um parque municipal, um mercado do artesanato, um memorial da Mulher e a catedral Nossa Senhora do Bom Conselho.

São Miguel dos Campos

Referência regional de crescimento econômico, as principais atividades de São Miguel dos Campos são a agroindústria, a pecuária e a extração de petróleo e de gás natural. A taieira é um folguedo típico de São Miguel dos Campos, dança folclórica ligada aos escravos que viviam na região.

Murici

Local com a maior reserva de Mata Atlântica de Alagoas, tem uma diversidade de aves que só existem naquela região. Os lugares mais cobiçados pelos esportistas no município são a trilha de Socorro, a Cachoeira da Tiririca (localizada em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural) e a Pedra do Bonito, um dos pontos mais altos de Murici, onde são montadas pistas de rapel.

União dos Palmares

União dos Palmares é conhecida como a Terra da Liberdade, onde surgiu o maior ícone da resistência negra contra a escravidão no Brasil Colonial: o Quilombo dos Palmares. A cidade tem diversas atrações turísticas como o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, que reconstitui o cenário de uma das histórias mais significativas do período. Cenários da Mata Atlântica completam o passeio. A Casa Jorge de Lima, museu dedicado ao poeta, e a Casa de Maria Mariá, que funciona no lugar onde a historiadora morava, também fazem parte do roteiro cultural da cidade.

União dos Palmares também receberá a chama olímpica em Alagoas. Foto: Embratur

» Lista completa das cidades que receberão a visita da tocha olímpica

São Sebastião
Arapiraca
São Miguel dos Campos
Murici
União dos Palmares
Maceió

» Acompanhe toda a série Na Trilha da Tocha
» Mais detalhes sobre o Revezamento da Tocha Olímpica pelo Brasil

Fonte: Ministério do Turismo