Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Na Trilha da Tocha: bumba meu boi homenageia a passagem da tocha pelo Maranhão

Geral

07/04/2016 10h37

Turismo

Na Trilha da Tocha: bumba meu boi homenageia a passagem da tocha pelo Maranhão

A partir de 12 de junho, chama olímpica percorre atrativos como Lençóis Maranhenses, Parque Nacional da Chapada das Mesas e a histórica São Luís

Durante três dias a chama olímpica percorrerá três cidades maranhenses e pernoitará em duas delas. O evento dará visibilidade mundial a um dos cenários mais belos do mundo: os Lençóis Maranhenses. A tocha também passará pelo centro histórico da capital São Luís, tombado como patrimônio mundial e repleto de construções que misturam influências francesas, portuguesas e holandesas.

A celebração mostrará os traços da cultura local, especialmente o Bumba meu boi, que remete à influência indígena na formação do povo maranhense. A localização geográfica propiciou ao Maranhão um híbrido das culturas do Norte e do Nordeste, seja no artesanato, no folclore ou na música popular. A culinária inclui pratos típicos como o arroz de cuxá e o sorvete de buriti.

07.04.2016 - Maranhao_MTur (3).jpg
Lençóis Maranhenses ganharão visibilidade com passagem da chama. Crédito: Gustavo Henrique Braga / MTur

Em Barreirinhas a tocha mostrará a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. Da cidade, partem veículos 4x4 que levam os turistas até as lagoas de água doce. O melhor período para conhecer o parque é entre maio e agosto, quando as chuvas acabam e as lagoas enchem – justamente durante o revezamento da tocha.

Para ajudar na preservação e na exploração sustentável do turismo nos destinos maranhenses, o Ministério do Turismo apoiou nos últimos anos projetos que somam quase R$ 457 milhões, entre eles a recuperação do Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, e a sinalização turística na rua Raimundo de Moraes no bairro Bom Sucesso em Imperatriz.

Em 12 de junho, após sair de Palmas (TO) a tocha chega em São Luís onde pernoitará. No dia seguinte ela passará por Barreirinhas e, em 14 de junho, desembarca em Imperatriz, antes de seguir para Belém (PA).

Confira alguns atrativos das cidades do Maranhão que serão visitadas pela tocha:

07.04.2016 - Maranhao_MTur (2).jpg
Parque Nacional da Chapada das Mesas. Crédito: Embratur

Imperatriz

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos principais atrativos turísticos naturais do município maranhense. Imperatriz prima pela rica biodiversidade do Cerrado e pela beleza de suas paisagens naturais compostas por paredões, cavernas, cânions, buritizais e cachoeiras, que formam piscinas de águas cristalinas. A observação de aves endêmicas do local e as atividades relacionadas ao turismo de aventura, como trilhas ecológicas, rapel e canionismo, destacam-se entre os fatores que atraem os turistas ao local.

São Luís

Única cidade brasileira fundada por franceses, São Luís foi ocupada por holandeses por três anos e reconquistada pelos portugueses. Vestígios dessa saga são encontrados na Cidade Velha. Pelos becos, ruas e vielas, os casarões dos séculos XVIII e XIX, muitos deles revestidos de azulejos originais, são testemunhas destes tempos. Na Rua do Sol estão o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e o Teatro Arthur Azevedo. Visite a Matriz da Sé, erguida por jesuítas, a Casa de Nhozinho, que homenageia um dos mais importantes artesãos maranhenses, e o Palácio dos Leões, antiga fortaleza francesa.

07.04.2016 - Maranhao_MTur (1).jpg
Centro Histórico de São Luís. Crédito: MTur

» Acompanhe toda a série Na Trilha da Tocha

» Mais detalhes sobre o Revezamento da Tocha Olímpica pelo Brasil


Fonte: Ministério do Turismo