Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Na ginástica artística, Caio Souza fica em quarto lugar na final individual geral

Ginastica artística

13/07/2015 17h00

Toronto 2015

Na ginástica artística, Caio Souza fica em quarto lugar na final individual geral

Brasileiro disputou a medalha até o último aparelho, mas acabou fora do pódio. Estados Unidos ficou com o ouro após final polêmico

Na final individual geral da ginástica artística masculina do Pan de Toronto 2015, o brasileiro Caio Souza teve uma atuação sólida e ficou muito perto do pódio. Com um total de 88.850 pontos, ele foi o quarto colocado. O título foi para o norte-americano Samuel Mikulak, com 89.650. A decisão veio no último aparelho - a barra fixa - e foi recheada de polêmica. Após uma grande apresentação, o cubano Manrique Larduet recebeu uma nota de 15.150 e perdeu o ouro por apenas 0.050, o que gerou muitas vaias do público presente. O colombiano Jossimar Calvo Moreno levou o bronze, com 89.400.

CaioSouzaWashingtonAlvesExemplusCOB.jpg
Caio Souza em ação durante a final individual geral da ginástica artística. Foto: Washington Alves/Exemplus/COB

Aos 21 anos, o fluminense de Volta Redonda brigou do começo ao fim pela medalha. Caio teve grande desempenho no solo - teve a maior nota da final, com 14.950 -, nas barras paralelas (15.250), e no salto, (15.000). Além disso, o brasileiro somou 14.400 no cavalo com alças, 14.600 nas argolas e 14.650 na barra fixa. Além dele, o Brasil ainda teve a presença de Lucas Bitencourt, que terminou na nona posição, com 82.750.

"Estou muito feliz com a minha prova. Fui bem em todos os aparelhos. Estava em um grupo forte. É só você olhar que três ginastas do meu grupo estão agora no pódio. Então gostaria de agradecer a todo mundo que me ajudou, a torcida brasileira, minha família, minha namorada. Só eles sabem o que eu passei para estar aqui. Acho que agora eles vão olhar para o Caio Souza de uma maneira diferente. Cheguei como um desconhecido, mas acho que agora coloquei uma pulga atrás da orelha deles", disse Caio, visivelmente emocionado.

"Agora é descansar. Ainda temos a briga no individual. Mas já estou muito feliz com a minha participação", comentou ele, que compete no salto e nas barras paralelas na quarta-feira (15.07).

Em 2015, o jovem ginasta do Brasil já havia conquistado um bom resultado a nível mundial. Na etapa de Anadia (Portugal) da Copa do Mundo de Ginástica Artística, Caio conquistou o bronze no solo.

Nesta segunda (13.07), o Brasil ainda disputa a final geral feminina com Daniele Hypolito e Flávia Saraiva. A competição tem começo previsto para 19h50 (horário de Brasília).

Carlos Eduardo Cândido e Vagner Vargas - brasil2016.gov.br